Você está aqui
É isso aí! A história está acontecendo. Daqui a um tempo, tudo isso estará nos livros de história e na boca do povo. Diremos coisas como “No meu tempo, eu entrava por trás no ônibus” ou “Eu sou do tempo que o PT era vermelho”. Mas a história acontece sem pedir licença e só nos resta escolhermos que papel ocuparemos nisso tudo.Se você estivesse agora em Paris, onde estão tacando fogo na cidade e os estudantes não param de protestar contra a lei do primeiro emprego, de que lado você estaria? Se estivesse no Iraque, onde os atentados já viraram rotina e a próxima vítima pode ser você, o que você estaria fazendo? Se sua sorte te pusesse nos desunidos Estados Unidos, o que você estaria comprando?
Podemos pensar em um monte de exemplos e muitos diriam: “Eu não queria estar preso em Guantánamo” ou “Eu não queria ser uma mulher afegã”, mas essas coisas a gente não escolhe. Nos é dado uma realidade e dali pra frente é com a gente mesmo.
Acontece que somos brasileiros. Alguns de nós estamos asfixiados nas favelas, outros escandalizados no Congresso, outros vestidos pretenciosamente em seus paletós, outros fazendo blogs. Mas muitos não sabem onde estão!
Precisamos nos encontrar enquanto a história acontece para podermos decidir onde estaremos quando ela for contada: partes ativas e determinantes da nossa própria realidade ou apenas mansos espectadores perdidos.
Thiago Mattos.

