sexta-feira, março 24, 2006

Você está aqui

É isso aí! A história está acontecendo. Daqui a um tempo, tudo isso estará nos livros de história e na boca do povo. Diremos coisas como “No meu tempo, eu entrava por trás no ônibus” ou “Eu sou do tempo que o PT era vermelho”. Mas a história acontece sem pedir licença e só nos resta escolhermos que papel ocuparemos nisso tudo.

Se você estivesse agora em Paris, onde estão tacando fogo na cidade e
os estudantes não param de protestar contra a lei do primeiro emprego, de que lado você estaria? Se estivesse no Iraque, onde os atentados já viraram rotina e a próxima vítima pode ser você, o que você estaria fazendo? Se sua sorte te pusesse nos desunidos Estados Unidos, o que você estaria comprando?

Podemos pensar em um monte de exemplos e muitos diriam: “Eu não queria estar preso em
Guantánamo” ou “Eu não queria ser uma mulher afegã”, mas essas coisas a gente não escolhe. Nos é dado uma realidade e dali pra frente é com a gente mesmo.

Acontece que somos brasileiros. Alguns de nós estamos asfixiados nas favelas, outros escandalizados no Congresso, outros vestidos pretenciosamente em seus paletós, outros fazendo blogs. Mas muitos não sabem onde estão!

Precisamos nos encontrar enquanto a história acontece para podermos decidir onde estaremos quando ela for contada: partes ativas e determinantes da nossa própria realidade ou apenas mansos espectadores perdidos.

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Dessa vez concordo com você. Milagre não? hehe

Só complementando...
E o que você faria se estivesse numa cidade onde um tanque invade uma via expressa pra procurar fuzis roubados ou um homem é assassinado com 8 tiros no centro da cidade no meio do dia. Ou se estivesse num estado governado por populistas que trocam a saúde e a educação de todos por campanhas de cabelereiro e Maracanã a 1 real? E se morasse num país onde uma deputada comemora assintosamente, na frente das câmeras, a absolvição de colegas que admitiram ter recebido dinheiro ilegal? Pois é...

Abraço

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amigo, li seus textos e até o momento, me desculpa, mas observei muita ingênuidade, filosofia de boteco e papo furado de pátio de faculdade.Pensa o seguinte: O José Dirceu quando voltou do exílio foi para o Paraná e ficou numa cidade do interior trabalhando como comerciante. Voce não acha que ele deveria ter continuado no comércio? Adolf Hitler era um mediocre pintor de aquarelas. Voce não acha que ele deveria ter continuado a ser um mediocre pintor de aquarelas? Olha, o Raul Seixas escreveu uma música chamada Cowboy Fora da Lei que resume o meu pensamento: Entrar prá história é com voces. Eu concordo com o Bruno, não precisa de Afeganistão, Iraque. Vivemos em Gotham City e tem um Morcêgo na porta principal, instituições falidas, um pirralho revirando latas de lixo e uma multidão de sociopatas. "Eles" apesar de tudo não são os "outros", somos nós. Somos nós que fazemos o país, somos nós que aceitamos o voto obrigatório, somos nós que aceitamos o serviço militar obrigatório, somos nós que pagamos o imposto de renda. Resumindo, somos nós que fizemos essa merda. Nós somos os idiotas que torcerão pela seleção brasileira e vomitaremos a cerveja na privada. Não pense que uma boa parte de todas essas pessoas boazinhas que voce conhece não jogará a mamãe velha no asilo quando ela ficar senil ou não encherá o filhinho de porrada quando ele fizer cocô na sala. Em vez de tentar abraçar o mundo todo é melhor tentar abraçar nosso mundinho, fazer a revolução no quarto para depois dar voos mais altos. ABRAÇÃO

2:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eh realmente temos q no encontrar nesse mundo completamente doido e história...akela q aprendemos na escola akilo eh o ponto de vista do lado dos vencedores.E os índios,escravos,servos e etc.n tiveram história?naum eh bem assim.Pow assunto legal q vc falow aew goxtei abraço

5:43 PM  

Postar um comentário

<< Home