sexta-feira, março 03, 2006

Vai que você não entende...

Coisa pra falar é o que não falta. E não falta meeeesmo! É só abrir os jornais de qualquer cidadezinha do interior ou sair pelas ruas percebendo a história acontecendo. Gente pra falar também não; todos falam de tudo, impostando uma propriedade harvardiana, argumentos cheios de estatísticas bradados irrefutavelmente.

Bom, se tem coisa à beça pra ser falada e gente que nem doido pra falar, por que é que euzinho da silva vou ficar de fora? Nananinanão! Também quero a parte que me cabe desse latifúndio virtual chamado internet.

E por falar em internet (olha quem fala) é no mínimo admirável (e no máximo aterrorizante) essa mudança interativa por qual passamos nós, usuários dependentes e incuráveis. Mudança essa que já mostra claros sinais nas relações pessoais (se é que isso pode ser assim chamado) que acontecem virtualmente.

Se você tem fotolog, orkut, messenger, blog, site, email, o raio que o parta, você corre sérios riscos de ser vítima do desentendimento virtual. É isso mesmo! Conheço um monte que sofre desse mal diariamente, eu mesmo já terminei um namoro por causa disso e sei de pessoas que perderam o emprego, amigos, até dinheiro por causa do desentendimento virtual.

O camarada tá ali batendo um papinho inofensivo no messenger até que chega uma hora que ele não entende exatamente o que o outro quis dizer quando não disse nada e já parte pra agressão. E se a titular vê no orkut um recadinho da sua ex dizendo “Oi, gostoso! Já achei sua cueca que você deixou aqui ontem a noite”, na melhor das hipóteses o tempo já fecha. Uma foto perigosa que foi postada pode denunciar o que nunca houve. A resposta de uma informação que você pede por e-mail pode ter uma P.A. de interpretações diferentes, será que você vai escolher a certa?

Qualquer passo em falso pode ser uma boa isca para o desentendimento virtual. Desconfie principalmente de textos sobre o tema. Vai que você não entende...

Thiago Mattos

Marcadores: , , , ,

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Agora você vai manter um blog? Maneiro...

Só não concordo em considerar a internet como um grande latifúndio virtual. Acho que o maior parte desse mundo digital é exatamente povoada por uma infinita quantidade de pequenas propriedades individuais! Pelo menos por enquanto...

Abraço

11:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu sempre penso nisso!
Sobre todas as intimidades perdidas por aí, esquecidas por seus donos..
E sobre a confusão das interpretações erradas que volta e meia acontece comigo!
Beijocas, Thiago! *

12:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahaha.. mto bom.. me amarro nos teus textos..concordo sim q tem esse lado chato da net.. abs

1:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

isso explica porque as pessoas que namoram saem do orkut. como ja nao bastassem os desentendimentos reais temos os virtuais...
abraço

2:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

É impressionante o poder que a internet tem de influenciar a vida dos usuários, no começo, tudo parece festa, muito legal rever amigos no orkut, bater papo no msn, saber de novidades, mas o fato é que a internet tem seus prós e contras, como tudo na vida, e quando já se tem um problema emocional as coisas tomam proporções gigantescas, acredito que mal intendidos sempre acontecerão, o que devemos é tomar cuidado, e avaliar até que ponto estamos nos deixando contaminar por essa faca de dois gumes chamada internet?? Chego a conclusão que o melhor é ler um livro!!!

2:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente ctg, as pessoas são todas viciadas em internet. Eu sou mais uma delas, por isso, gostei do seu tema abordado no blog. Era pra ser tipo um diário seu, mas aí, vc resolveu participar a todos esse assunto, mostrando seu diferencial. Autenticidade é mto apreciada hj em dia, espero q o seu tb seja único!!!!!!!

Fui...

2:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Grande inciativa meu caro amigo Thiago.
O mundo ainda está se acostumando a essas novas sociabilidades, que como já foi dito anteriormente, têm seu lado bom e nem tão bom assim.
Achol que o mais chato disso tudo é a perda do contato físico, do cheiro, do toque. Isso. pelo menos pra mim, é fundamental.
Mas uem sabe daqui há algum tempo não teremos isso tambén?
Grande abraço

8:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thiago, boto fé em você! Legal poder acompanhar seus pensamentos, principalmente agora nestes tempos pós-IFCS...Um grande beijo!!!

11:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu que não quero a parte que me cabe deste latifúndio! Que seja feita a reforma agrária com ela!
Ainda vivo a nostalgia dos tempos em que bilhetes em papel rasgado tinham lá o seu valor. Convenhamos que não há nada mais impessoal do que mensagens virtuais, mesmo aquelas carregadas de sentimento. Não é possível perceber o individualismo de uma letra, de uma vírgula, ver as rasuras. Além de nunca se saber exatamente a interpretação que deve ser dada a dita cuja.
Mas devo admitir, ainda assim me rendi a essa tal modernidade: eu tenho orkut! Hunf. E o pior, não consigo me desvencilhar desse vício diário, e que me consome a cada comunidade, a cada scrap. E-mail até vai! Ainda vejo uma utilidade prática nesta invenção. Mas orkut?! Está mais para uma consulta virtual, gratuita e de livre acesso. Minha vida não é um livro aberto! Podem tirando então os dedinhos de minhas páginas!!
Mas compartilho com você, vizinho, o mal de ter problemas em relacionamentos por conta desta ferramenta. E por isso, hoje tento me tratar deste vício. Mas não há como negar. Não há quem resista a uma bisbilhotada no orkut do ex-isso, ex-aquilo, ou de alguma inimizade. Isso deve ser reflexo dos tempos "Bigbrotheranos". Todo mundo querendo dar aquela espiadinha.
Compartilho com você também a nossa amizade virtual, apesar de morarmos no mesmo prédio. Vai que você entende, não é?! Acho que a isca deu certo...

1:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Qual é o problema de haver desentendimento, xingamentos, intolerâncias reais ou virtuais? Vejamos... ser critico é meter o pau no orkut, no msn, no blog etc etc e ainda assim fazer uso de tais ferramentas para se colocar em oposição a elas mesmas? Minha critica é em relação ao mal uso que se fazem dessas engenhocas brilhantes da TI.Se existe culpa é simplesmente da má socialização virtual e também da falta de limites de alguns usuarios, ou melhor, da falta de cuidado com os meios de comunicação.
Antes de tudo, é maravilhoso que possamos compartilhar nossas ideias,produzir, criar e comunicar.
Parabéns pela iniciativa, Thiago, ainda que o desentendimento virtual se apresente como um paradoxo da modernidade para vc! Para mim tudo isso é inerente ao ser humano, e apenas mas uma forma de existir e comunicar.Portanto vamos aproveitar o deleite virtual!

12:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi amigo meu!!
posso ser a boa pessoa pra falar do negocio das relaçoes com msn e o internet. En efeito, to morando muito longe do rio e dos amigos que encontrei la, e uso o internet quasi todos dias pra falar com eles e me lembrar do tempo legal que passei la. Todavia pode ser tbem problemas pra gente se entender quando falando no msn o mail, particularmente quando tem otras problemas como idioma, cultura o "jet lag"... Eu quero dizer que a gente pode bringar por nada, e assim pode acabar amizade o namoro. isso ja aconteceu pra amigos(as), e a mim me irrita muito quando tento de falar com a gente que parece disponivel mas que nao esta... Depois ja consegui bringar com diversos pessoas (amigos, namorados...) em uma hora que passei no cyber (em rio) o no computador (em casa) !
Por essa razao, to de acuerdo com vc quando fala que o internet pode fazer situçoes fracas!!
Mas e uma boa invençao pra ficar com amigos morando a 9000km de mim!!
Bjs, parabens por seu novo blog, muito difficil pra mim de entender, mas otimo pra melhorar meu portugues...rs

Claire a francesa

Ps: Nossa! e minha primeira dissertaçao em portugues...

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

A internet é uma praga. Essa porra, agora que o Roberto Marinho morreu, vai dominar o mundo. Evidência disso, o Google - que acabou de comprar o Orkut - tornou-se a maior empresa do mundo, ultrapassando Bill Gates e seus projetos humanitários.

Os caras - o Google é propriedade de dois malucos de pouco mais de 30 anos - compraram o orkut e agora têm o que toda empresa queria ter: o perfil completo, cheio de detalhes, de milhões de consumidores em potencial. Fudeu!

Por isso, advogo sempre o uso idiossincrático da net. Use ela no que ela realmente te ajuda! Pra que ter um monte de pessoas no msn se vc não fala com elas? Pra que esse bando de comunidades? Vc nem frequenta seus fóruns de discussão!
A verdade é que a internet passou a dar sentido à vida! As pessoas passam o dia todo na net. Fazendo o que? Nada de importante. Só a boa e velha "matada de tempo".
Vc é que deve dominar a máquina e não o contrário.

Por isso, eu corroboro: "internet: de frente para o mundo, de costas para o entorno."
Lidar com o computador livra vc de fazer o que tem de mais difícil pra fazer na vida: lidar com gente de verdade. (viu como se escreve um clichê?)

6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito, muito bons os comentários!!!
Fiquei mesmo feliz de ler tudo isso.

5:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da sua postagem. Parabens!

8:11 AM  

Postar um comentário

<< Home