segunda-feira, março 20, 2006

Me dá seu orkut?

Ok, você venceu! Batata frita! É assim que me sinto conforme vou me deixando seduzir pouco a pouco pelas vicissitudes tecnológicas. Primeiro foi o celular: durante um bom tempo eu me recusava a andar por aí carregando um tamagochi que além de falar também faz você falar onde você está. Até que um dia me rendi ao uso do maldito. Rapaz, passei por cada situação...

Depois veio o imeiu. “Cara, você não tem e-mail? Ta por fora, hein!” Era o que me diziam (familiar isso?), então tinha que arrumar o tal. Ninguém mais me escrevia cartas, (e olha que eu recebia cada carta de dar inveja a locutor de programa de rádio AM). Assim, eu também fui parando de escrevê-las, de tanto que era bombardeado pela propaganda do imeiu. Aí, veio o famoso messenger. “Mermão, tu tem que ter! É chuchu beleza, funciona que é uma maravilha! Pá pum, rapidim”.

Agora, esse negócio de orkut, francamente hein... Imagina só: uma vitrine virtual exibindo quem você é, do que você gosta, do que você não gosta, do que você – além de não gostar – odeia, quem são seus amigos, seus inimigos, onde você vai, se você bebe, se você fuma, se você cheira, putaquiupariu! Sai pra lá! Que que é isso, minha gente? Todos querem os seus 15 minutos de fama, todos querem ser importantes e mostrarem como são únicos, como são especiais por gostarem de música gótica espanhola, lerem Fitzgerald e comerem rúcula. Que carência é essa?

“Viu o que ele escreveu pra mim, Gertrudes?”

“Menina, se a Zilcreide ler aquilo tu tá fritinha da silva”

E olha que eu não estou nem tocando na questão política disso. A coisa fica feia mesmo quando a gente pensa que mesmo vivendo em plena era do “Sorria, você está sendo filmado” a gente quer mais é aparecer bem na fita, ali atrás da repórter. “Galvão, filma nóis!”. A gente quer mais é mostrar que existe, sonhamos em sermos os próximos a aparecer na revista Caras, nos desesperamos para sermos sorteados no Big Brother Brasil.

Essa alienação voluntária no maravilhoso mundo do controle social camufla um estilo de vida servil à uma idéia que não é nossa, compramos gato por lebre sem percebermos ou nos questionarmos o que tem por trás disso, sem essa de teoria da conspiração mas toda essa exacerbação da imagem e da individualidade não faz ninguém especial. Ao contrário, somos só mais uma ovelha no meio de um rebanho subjugado, dominado e cego. O problema é que com todo esse glamour anestésico fica difícil qualquer acorrentado se libertar da confortável caverna de Platão.

Thiago Mattos

Marcadores: , , ,

18 Comments:

Blogger Hugo Mendes Guimarães said...

Muito bom cara!
:D
exagerado um pouco? acho q sim, mas diz um pouco do q se passa pelo orkut.=)

como qualquer ferramenta, deve-se saber utiliza-la,a outros fins para o orkut q nao sao a "vitrine pessoal" tambem.

abraco
continue escrevendo cara ;)

12:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala aeh rapá,
O texto está bem escrito, porém eu acho que está um pouco radical. Acredito que você deveria conhecer mais esses programas(MSN, orkut...) e ver o que eles podem fazer por você. Eles realmente ajudam.

2:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é Tiago, minha monografia foi exatamente sobre isso...estamos num caminho sem volta!

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci de assinar...

3:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Tiago!
bem sangue de barata seu texto! legal!!!
tudo bem né... eu tenho celular, emeiu (muito bom!), e agora caí dentro! orkut.

Beijos! Tais

3:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oh! Orkut, vício maldito, sempre quando entro no meu orkut me prometo que vou olhar APENAS os meus recados, mas quem disse que consigo, me distraio e me pego olhando o orkut dos amigos dos meus amigos e assim vai. É difícil manter o controle, o que deveria ser uma ferramenta se transforma em uma arma, carência, acho que esse é o maior problema. É preciso deixar afantasia de lado e viver a vida, a vida REALMENTE como ela é!

Bjos Lilyan

5:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

auhuahaua fikow mto manero oq vc eskreveu!Pow orkut meio q soh uso pq realmente n tenho oq fazer no pc ¬¬ + eh praticamente inútil,tds fikam sabendo da sua vida e talz + num tenho nada a esconder tbm =P e orkut so vai ser util p quando eu montah 1 banda aew vai dah p divulgah por ele. Vlws

5:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola Thiago, demorei + agora vou deixar meu depoimento...
Bem, essas ondas q aparecem ( celular, e - mail, msn e agora orkut)bem, os tres primeiros p mim serviram d grande ajuda pq hj em dia nao da para ficar nas correspondencias justamente pq nao temos "tanto tempo disponivel" eles sao uma mao na roda...é logico q de vez em qnd ficamos batendo papo p saber como vao nossos amigos o q é super normal e acho q o orkut apareceu c essa intençao só q acabamos viciados em olhas os nossos "scraps" e o dos nossos amigos c a desculpa "ah vou vet como anda a vida da minha amiga q nao vejo a algum tempo..."nao é bem assim.
Acho q o orkut é sim uma invasao de privacidade, + quem sou eu p falar, pq tentei evitar + agora eu tb tenho orkut e estou viciada nisso + tenho conciencia de como funciona...
bem acho q ja falei D+!!!
beijao p vc Thiago seus textos estao simplesmente ótimos!!!
Te adoro!!

7:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha ai...
nem acredito q consegui ler seu texto ateh o final... dava p/ imaginar vc falando e como vc deve ter escrito isso!!
Nem queria dar minha opiniao, ateh pq vc jah deve saber qual eh. Mas fazer o q, vou ter q me manifestar. O q td mundo jah falou aqui eh uma velha historia q serve p/ cada objeto q existe no mundo. Agora, soh acho q p/ qm odeia essa coisa de invasao de privacidade, sair escrevendo as suas profundas opinioes num blog, divulga-las por e-mail e ainda pedir comentaios, eh um tanto qnt paradoxal. Sempre reflita sobre os dois lados da historias e q vc estah tao vuneravel qnt qq outro a usar os dois lados!!

9:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tive q voltar e deixar um ultimo comentario!! Eu sei q depois disso vc nem vai querer mais falar mais cmg!!
P/ vc ver como vc eh tao vuneravel, vc lembra qm foi q usou o orkut da irma, p/ futucar o meu e ainda me cobrar pq nao tinha mudado o meu status de relacionamento??

10:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hauauhuahua!!!
Não to dizendo... isso é que é o legal. Que venham as polêmicas! Ô coisa boa...

Bem, mas a respota mais suscinta ao que "outra vez" disse está no primeiro texto do blog "Vai que vocÊ não entende", que fala sobre os desentendimentos virtuais. E, pelo jeito, teve gente que não entendeu =)

11:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Depois que deletei minha conta, sempre que encontro com algum amigo que eu não vejo há muito tempo eu ouço: "po, pq saiu do orkut ?! Volta!"

Eu sei que ninguém é obrigado a colocar nada que não queira divulgar no orkut, mas a partir do momento que você está no orkut, as pessoas irão cobrar de você que todas aquelas informações estejam atualizadas.

Colocar no orkut um status de solteiro, é a mesma coisa que estar casado e andar sem aliança, se não estou sendo um pouco radical demais.

Afinal, o que são as pessoas senão aquilo que as outras reconhecem nela ?

5:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito legal mesmo! Realmente tem gente que entra no orkut só porque é "in" e nem se pergunta as consequencias disso...na minha opinião a pessoa fica muito exposta e isso gera uma série de problemas...

5:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

É fato que o Orkut é realmente uma exposição total da vida das pessoas, ou pelo menos, este é um de seus propósitos. Ele também pode ser entendido como uma maneira de aumentar seu ciclo social, reencontrar pessoas, mas afinal, para que possamos realizar todas essas coisas ele é necessário ???

Não. ao meu ver, essa é a resposta, pois todas as coisas supracitadas eram feitas antes do surgimento dessa grande comunidade virtual.
Para analisar o Orkut nós podemos até mesmo entrar por um viés psicológico, pensando a necessidade que as pessoas tem de mostrarem-se presentes, expondo assim suas vidas de maneira tão banal.

Isso tudo é presente em uma tendência da sociedade atual, da busca pela perfeição, as pessoas querem se exibir, mostrar aquilo que elas julgam ser bom, de melhor, sejam as fotos mais "bonitas", os melhores amigos...As fotos e os acontecimento de uma viagem "maravilhosa", uma festa...enfim, tudo aquilo que seja desejavel pelas outras pessoas e elas podem dizer que possuem.

Pode parecer viagem, mas muita gente usa o orkut pra se exibir! hehehe, scraps são a prova disso...hehehe

Bom é isso, infelizmente eu ainda tô no Orkut...acho que dps dessa reflexão até deleto! hahahahaha...

5:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu comparo o Orkut a uma vitrine de açougue. As carnes ficam lá expostas, e todos que por lá passam podem ver. Acho que esse seria o lado ruim do Orkut, pois te expõe demais.
O lado bom é que vc encontra pessoas que já ñ via há muito tempo, reata amizades maneiras, enfim.
Eu particularmente tenho Orkut, já pensei em encerra-lo algumas vezes. Mas sempre os amigos dizem não, e eu acabo voltando atrás.
Sei lá... As vezes eu penso que ñ estamos preparados pra toda essa "modernidade", somos levados a nos incluir por uma questão ñ nos tornamos "desatualizados", "a parte".
Acho que o Orkut vem no bôjo dessa "sociedade big brother" que vivemos hj em dia, onde as notícias correm rápido, o acesso a informação se torna cada vez mais importante, e onde todos querem estar "por cima" ou pelo menos parecer estar.

6:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thiago é o Rodrigo do Brasas.

Achei muito interessante o que escreveu. É uma verdade. Você só não mencionou o tempo que se perde no Orkut. Tempo esse que poderia ser usado em coisa muito mais produtiva.

Abs

7:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thi,
mto obrigad pelo e-mail... Mas nao vamos discutir a nossa relacao virtual logo por aqui. Acho q tenho uma opiniao mto diferente de tds aki, mas como quebrei meu dedo hj, nao tenho forcas p/ defende-la!!
Soh acho q algumas caracteristicas psicologicas acompanham o homem desde sempre e soh se agravam c/ as ferramentas oferecidas. Acho q desde q o mundo eh mundo, as pessoas querem aparecer mais do q sao. Essa eh selecao natural da sociedade virtual ou nao!!!

12:29 AM  
Blogger Wallace said...

Tico, fiz um texto que meio que complementa o que voce disse, em meu site
httP;;//www.walalce.vianna.nom.br/wallace/ezine.htm
> ezine
Na verdade todos podemos viver sem tecnologia, se a comparação com quem a usa não lhe atrapalha no dia-a-dia.
Abração!

1:12 PM  

Postar um comentário

<< Home