segunda-feira, março 15, 2010

Santo Geraldão


Semana passada fui até Osasco cobrir o assassinato do cartunista Glauco e seu filho, Raoni. O clima era de profunda tristeza e choque. Chamou a atenção a quantidade de jovens adeptos da religião - todos vestindo seus impecáveis uniformes branco com detalhes em verde.

Como desenhista, Glauco desbundou as tirinhas, principalmente com o personagem Geraldão. Como entusiasta do Santo Daime, fundou a igreja Céu de Maria em busca da salvação (especialmente para os que se perdiam no mundo das drogas).

O crime da semana passada chama atenção não só pela brutalidade, mas por trazer novamente à tona a velha discussão sobre a ingestão de ayahuasca - consumida durante as sessões do Santo Daime.

O famoso artigo 5 da Constituição garante a liberdade de consciência de crença e assegura o livre exercício dos cultos religiosos. Mas não vai demorar muito para que o Santo Daime seja atacado, por conta do alucinógeno que demanda em seus rituais. Programas de TV, fóruns de discussão, entrevistas com especialistas, ouviremos de um tudo daqui pra frente.

Mas dá para culpar todo um rebanho por conta de uma ovelha desgarrada? Quão realmente perigoso é o consumo de um alucinógeno como a ayahuasca durante os rituais do Santo Daime? O bom é que haja espaço para essas e outras questões, e que após serem exaustivamente debatidas possamos ter ao menos o início de respostas satisfatórias.

Thiago Mattos

PS: Resultado da apuração em http://veja.abril.com.br/170310/morte-cartunista-p-084.shtml (requer cadastro)

PPS: Aprenda a desenhar o Geraldão, clique aqui

Marcadores: , , , , ,