Por que uma salada custa mais que um Big Mac?

Uma lei chamada The Farm Bill (algo como “a lei da fazenda”) está causando polêmica nos Estados Unidos. Por destinar bilhões de dólares a subsídios que vão para a criação de animais, o governo americano vem incentivando a produção de carne e derivados de leite – os mesmos produtos que contribuem para crescentes taxas de obesidade e doenças crônicas, conforme relata o site PCRM (Comitê dos Médicos para Medicina Responsável). Frutas e verduras recebem menos de um por cento de subsídios governamentais, alerta o site.
Na mesma direção vai o Economix, blog do New York Times, que inverte a pergunta da figura acima e questiona por que um Big Mac custa menos que uma salada. “Graças ao lobby, o Congresso escolhe subsidiar o tipo de comida que menos devíamos comer”. Com o auxílio de um gráfico, o blog ainda lembra que muitos alimentos saudáveis (como frutas e verduras) vem se tornando bem mais caros do que os que fazem mal à saúde.

Ao menos por aqui ainda é possível comer boas saladas e por um preço razoável. O lado ruim da notícia é que só queremos comer Big Macs.
Thiago Mattos
Thiago Mattos
Marcadores: brasil, estados unidos, saúde
4 Comments:
Vale a pena lembrar que o Brasil já é o segundo produtor de transgênicos.
Por aqui EU SEI porque saladas custam mais caro que Big Macs - porque é "chique" comer no Delírio Tropical ou no Emporium Pax.
Daí eu sou roots e levo marmita de casa, para horror de muitos que consideram isto o pecado máximo da anti-sociabilidade e, por conseguinte, do "crescimento profissional" (ao menos isto me faz continuar estudando!).
Aliás, sou só eu que considero CRETINO pagar R$ 1,50 por uma risível MAC MAÇÃ?!
assistem ao film We Feed the World para ver (ou rever) os nossos metodos de produçao de alimentos.
ha 20 minutos sobre o Brasil... pois ele é o maior produtore de soja (transgenica) que serve pros gados da europa (et outros paises occidentais).
um film sobre como mal usar os recursos do planeta ! sempre os mesmos em cima... sempre os mesmos em baixo !
Pois é, acho q o mais importante é a gente se conscientizar disso na hora do nosso consumo. Vou procurar o filme.
Postar um comentário
<< Home