sexta-feira, fevereiro 19, 2010

René Descartes envenenado

Uma nova teoria universitária questiona a causa mortis de um dos maiores filósofos e matemáticos de todos os tempos.

René Descartes não teria morrido de pneumonia, mas envenenado com uma hóstia por um padre católico, François Viogué. A polêmica foi levantada pelo universitário alemão Theodor Ebert no seu estudo Der rätselhafte Tod des René Descartes ("A morte misteriosa de René Descartes", livre tradução).

De acordo com a versão oficial, Descartes morreu de pneumonia durante uma visita à rainha sueca em Estolcomo, em 1650. Mas Ebert voltou aos arquivos da época para desenterrar informações acerca da morte do filósofo. Segundo ele, os sintomas da morte - vertigens, dor de estômago e sangramento na urina - vêm de uma hóstia que continha arsênico.

Mas por que o padre mataria Descartes? Por razões religiosas, sustenta a teoria. Em 1648, o padre informou seus superiores no Vaticano que a rainha Christine, protestante, era suscetível de se converter ao cristianismo. Ebert explica que Descartes não concordava totalmente com os dogmas católicos. A própria transubstanciação (princípio no qual o corpo de Cristo é ingerido através da hóstia e seu sangue através do vinho) era incompatível com o pensamento do filósofo.

Assim, o padre teria visto em Descartes um obstáculo à conversão da rainha, que finalmente abandonou a coroa e se converteu ao catoliscismo. Ebert sustenta sua teoria através de correspondências entre a rainha sueca e o embaixador francês em Estolcomo. Descoberta incrível ou sensacionalismo?

Thiago Mattos.

Fonte: http://www.lefigaro.fr/culture/2010/02/18/03004-20100218ARTFIG00678-rene-descartes-est-il-mort-empoisonne-.php

Marcadores: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Принцип смелова метода похуденияКг 8 - диета дней 10 заЛактации периуд диета вИ питании о здоровом купить диетах книгуТравяная диета

10:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

REALMENTE ESTA PESQUISA TEM UM PROFUNDO SENTIDO. TUDO QUE CONTRARIA O DOGMA DA IGREJA É PERIGOSO E DESESTRUTURA A MENTIRA ESTABELECIDA COMO A MAIS PURA VERDADE.

8:24 AM  

Postar um comentário

<< Home