terça-feira, janeiro 26, 2010

Herdeiro de uma herança maldita

A Obamamania acabou, clamam os analistas. A recente derrota democrata em Massachussetts parece ter marcado o fim de uma era que, como alguns insistem, durou um ano.

A suada reforma da saúde, que ainda não está encerrada, e a enorme ajuda aos bancos e à General Motors parecem ter ponteado esse o primeiro ano de governo, revelando desafios que vão tornando o lema de campanha cada vez mais distante. Em vez daquela afirmação pungente (“Sim, nós podemos” ), a pergunta que todos fazem agora é “Podemos mesmo?”

Apesar de tudo, ainda é cedo para uma avaliação mais precisa de um governo que já chegou causando frisson e, ao deparar-se com obstáculos quase intransponíveis, causa o mesmo alvoroço – seja entre críticos ou partidários.

O governo Obama, pelo menos por enquanto, é um herdeiro de uma herança maldita. Mas é bom que não se esqueça: pode – e deve – ser muito mais que isso.

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger Benoit said...

Oi Thiago,

Segue um podcast sobre o mesmo assunto que você deveria achar interessante.

http://audiovideo.economist.com/?fr_story=40377c0469a44c5425510c16797ea57fd0a39c44&rf=bm

Um ponto que me interessou e o fato de Obama ter se elegido graças a forcas politicas como as minorias e os independentes que não tem representação no congresso. Encontrar apoio dentro das pessoas que efetivamente tem o poder politico para aprovar as reformas fica mais complicado para ele.

Abraço,

Benoit

8:14 PM  

Postar um comentário

<< Home