segunda-feira, outubro 26, 2009

A corrupção-nossa-de-cada-dia

De pouco adianta reclamarmos tanto da corrupção que impera no país se somos tão coniventes com a corrupção-nossa-de-cada-dia, aquela que julgamos não fazer mal e, por isso mesmo, fazemos frequentemente.

Todos que xingam os políticos e continuando votando precisam de uma vez por todas entender que eles não se elegem à toa: recebem votos e são eleitos. E é o que cada um decide - e como decide - na hora de votar que realmente faz a diferença (Ultimamente, tenho decidido não votar ou anular, mas estou sempre à procura de um candidato que conquiste o meu voto).

Além de tudo isso, a corrupção deve ser combatida começando por uma mudança de atitudes geral. De TODOS! Se não, amigo, não adianta. Então, ou a gente continua reclamando só por reclamar mesmo ou nos sentimos parte do que falta para melhorar e fazemos algo sobre isso.

Chega de dar um cafezinho aqui e outro ali como propina, de molhar a mão do policial quando estamos errados, chega dessa mania de querer sempre sair ganhando e levar vantagem em cima de todos. Ou ainda de "deixar para lá" os centavos quando não nos devolvem nosso troco certo, de querer passar na frente da fila... Enfim, exemplos não faltam.

Precisamos aprender a viver em sociedade, pois quando apenas um sai ganhando, muitos perdem. Precisamos entender que o que é público não é um bem privado e, portanto, não pode ser usado para beneficiar a poucos. Já temos que ir fazendo listinha das figuras políticas execráveis que já bagunçaram demais por aqui, para que assim a gente saiba decorado que, no que depender de nós, nem eles nem quem anda com eles jamais serão eleitos de novo.

E já que o assunto é mudança, ok, vamos falar um pouco sobre as drogas. Está na cara que quem consome drogas ilegais está alimentando um mercado que só mal a todos que afeta. Sem essa de discurso moralista de que drogas é uma coisa do demônio mas, na boa, se não houvesse tanta demanda, não haveria tanta oferta. Então, como é possível imaginarmos que a violência não tem a menor relação com o consumo impulsionado e incentivado pelo tráfico de drogas.

É bem simples: apenas não consigo entender como as pessoas querem ao mesmo tempo viver em um país bom e justo não fazer nada para que isso aconteça. É como se nossas ações, como a corrupção-nossa-de-cada-dia ou o baseado-nosso-de-cada-dia não acarretassem em uma série de consequências em cadeia. Está na hora da gente falar sério.

É muito egoísmo da parte de alguns quando pagarmos um preço tão caro para que possam tranquilamente fumar sua maconha, cheirar sua cocaína etc. As drogas devem ser tratadas como uma questão de saúde pública e a sua descriminalização ou legalização devem ser discutidas. Mas enquanto não acontecem, seria um enorme gesto de nobreza se aqueles que ainda têm a opção de consumir ou não as drogas quem vem do tráfico simplesmente as boicotassem. Mas a grande verdade é que não há homem ou mulher para isso.

Ou paramos de ser ridículos e calamos a boca ou mudamos logo essa joça com as próprias mãos!

Thiago Mattos.

PS: Imagem de http://rasuralivre.blogspot.com/

Marcadores: , , ,

9 Comments:

Blogger Sangue de Barata said...

Só uma sugestão de leitura sobre a situação de Portugal, onde as drogas são descriminalizadas desde 2001:

http://www.destak.pt/artigo/43740

3:54 PM  
Blogger Bruno said...

Acho que os ares paulistas estão te fazendo bem. Concordo com tudo e é isso mesmo. Só acrescentaria que todos os efeitos que você comenta são consequências da mentalidade de se querer levar vantagem, sempre. Todos criticam os políticos corruptos mas admitem que se estivessem lá fariam a mesma coisa.

No fundo, é o mesmo princípio que está por trás de pagar a cervejinha do guarda pra fazer vista grossa ou mandar o cachorro tomar banho na Pet Shop num carro oficial. É a mesma coisa comprar a droga que acaba alimentando os traficantes ou empregar o namorado da neta num cargo do Senado. Os brasileiros tendem sempre a tentar arrumar o seu e o todo que se dane...

No fundo, cada país tem os governantes que escolhe e que, em geral, são um retrato da maioria mesmo.

Abraço

4:03 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Só uma correção: ao que parece, segundo um amigo que mora em Portugal, apenas a maconha é descriminalizada por lá e as pessoas têm direito a portar uma certa quantidade.

4:12 PM  
Blogger Carlos de Castro said...

A violência só acabará com a legalização do aborto, da prostituição, mudança na maioridade penal e liberação das drogas, começando pela maconha.Depois gradativamente as outras drogas deveriam ser liberadas, essa é a grande verdade, chega de hipocrisia, chega de mortos. Mas com a liberação o governo precisa investir esse dinheiro da segurança em programas de saúde. O municipio do Rio de Janeiro possui apenas uma clínica pública para assistir os dependentes quimicos, é vergonhoso... Quanto a corrupção, não sei se terminaria, mas melhorias salariais e punições exemplares para os corruptores e corruptos já seria um grande avanço.

5:28 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Quero apenas ressaltar que o usuário de drogas ilícitas não é o responsável por tudo isso que está acontecendo; tampouco acho que o fim do tráfico por si só acabaria com o chamamos de "Violência Urbana", o buraco é mais embaixo e o problema é mais sério. Apenas o tráfico não gera todos esses problemas em todos os outros países onde existe. Mas no Brasil, uma combinação de coisas têm de ser levada em conta para entendermos o problema.

Há um conjunto de medidas que devem ser feitas para que também se acabe com a absurda desigualdade social brasileira, para que oportunidades aos jovens carentes (que se atraem pelo tráfico) existam, para que a sociedade volte a confiar na eficácia e ética policial, na justiça brasileira, enfim, há muito trabalho a fazer.

Mas de nossa parte, podemos começar fazendo o que está ao nosso alcance. Boicotar essas drogas e prestar mais atenção à política, acabar com a corrupção-nossa-de-cada-dia seria um belo começo.

5:57 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Eu já usei esse argumento em discussões anteriores: a sociedade exige que depositemos todos um pouco de nossa liberdade em uma "vala comum", de maneira que possamos aproveitar com segurança a parte que nos restar (sem o risco de ser comido por uma onça, por exemplo).

E entendo que:
1) A alteração da consciência potencializa a tendência de alguns a violar as tais "regras de segurança".
2) Grande parte da sociedade discorda que devamos investir GRANA em clínicas para a recuperação daqueles que procuraram sua própria ruína.

Assim como existem tratados de não-profileração de armas atômicas (e todos acham o máximo), acredito que deveriam existir tratados de não-proliferação de drogas. Quem não conseguisse conter este tipo de coisa em seu território, estaria fora do comércio internacional.

E que se dane quem precisar fugir da própria vida!

12:01 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Acho que se houvesse um acordo do tipo (não-proliferação das drogas), e com essas condições, todos os países estariam fora do comércio internacional.

A questão é realmente séria mas não encerra em si os problemas gerados, principalmente a violência.

Ficarmos atentos para a corrupção-nossa-de-cada-dia, para que assim possamos mudar, também seria uma melhora e tanto.

Meu ponto é que quem compra droga está errado pois acaba fazendo parte das consequências do tráfico, mas isso é só uma parte do problema. Então é preciso um cuidado também com os argumentos radicais no outro sentido, como "quem cheira, mata". É claro que essas pessoas participam do problema, só não acho que elas são o problema em si mesmo.

Seja como for, esse é um tema mais que atual - sempre atual, infelizmente - e quando fazemos a nossa parte, também - como não nos corrompermos - estamos sendo parte da melhora.

4:26 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Deputado defende a legalização e o plantio para uso pessoal:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/10/28/deputado-defende-no-plenario-da-camara-legalizacao-da-maconha-o-plantio-para-consumo-pessoal-914407670.asp

3:49 PM  
Anonymous Gus said...

o dia em que as pessoas boicotarem a compra de drogas, o mundo será um lugar melhor, mesmo que a atitude não resolva nada; o mundo será um lugar simplesmente melhor.
Acredito que a única maneira de melhorar da sociedade é exatamente essa conscientização consciente de cada indivíduo, a revolução em uma fila de supermercado.
Só discordo do discurso de quem aceita que o narcotráfico e suas consequencias são culpa dos 'ingenuos' consumidores e ao mesmo tempo crucifica a ideologia estilo Tropa de Elite. Afinal, se a droga ainda não é legalizada algo precisa ser feito e, nesse caso, nada é remediado sem uma dose de violencia. Verdade seja dita.

4:25 PM  

Postar um comentário

<< Home