O prêmio Nobel da Paz e a dinamite

Escolha política ou falta de opção?
Quando anunciou sua escolha, o comitê Nobel norueguês destacou os "extraordinários esforços" de Obama para "fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", mas a repercussão na mídia internacional gerou polêmica imediata.

O Daily Mirror afirmou que o prêmio foi "uma das maiores surpresas que o comitê Nobel jamais provocou", uma vez que as candidaturas ao prêmio foram encerradas 12 dias após a posse de Obama, o quarto presidente dos EUA a ganhar o prêmio.
Seja como for, as pressões sobre ele serão ainda maiores. No momento, seu governo estuda um possível envio de mais 40 mil soldados ao Afegasnistão e entre seus maiores desafios no plano internacional estão as negociações entre Israelenses e Palestinos e o programa nuclear do Irã. Quem sabe este prêmio possa ajudá-lo a conquistar o que ainda lhe falta para merece-lô?
* * *
Os outros ganhadores do prêmio Nobel de 2009:
Economia: Elinor Ostrom e Oliver Williamson
Literatura: Herta Mueller
Medicina: Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak
Física: Charles Kao, Willard Boyle e George Smith
Química: Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath.
* * *
Curiosidades:
O prêmio chama-se Nobel por causa de Alfred Nobel, o inventor da dinamite, e é distribuído desde 1901. Apesar de sua invenção, está lá escrito no site do Nobel Prize: Alfred Nobel era um pacifista. Olhando para os vencedores do passado, podemos ver que a distância entre estar perto do prêmio e da dinamite não é tão longe assim.
Thiago Mattos.
Marcadores: Barack Obama, nobel
1 Comments:
Para consultar os outros vencedores do Nobel da Paz:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/conheca-todos-os-vencedores-do-premio-nobel-da-paz-20091009.html
Postar um comentário
<< Home