terça-feira, outubro 13, 2009

O prêmio Nobel da Paz e a dinamite

Terminada a distribuição dos prêmios Nobeis de 2009, que dá a cada nome laureado o equivalente a US$ 1,4 milhão, ainda fica a mesma pergunta: como assim Barack Obama ganhou o prêmio Nobel da Paz?

Escolha política ou falta de opção?

Quando anunciou sua escolha, o comitê Nobel norueguês destacou os "extraordinários esforços" de Obama para "fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", mas a repercussão na mídia internacional gerou polêmica imediata.

O jornal Washington Post lembrou que o prêmio tenha vindo depois de o presidente ter estado há menos de nove meses no governo e que, além disso, Obama não obteve nenhum resultado maior no plano internacional.

O Daily Mirror afirmou que o prêmio foi "uma das maiores surpresas que o comitê Nobel jamais provocou", uma vez que as candidaturas ao prêmio foram encerradas 12 dias após a posse de Obama, o quarto presidente dos EUA a ganhar o prêmio.

Seja como for, as pressões sobre ele serão ainda maiores. No momento, seu governo estuda um possível envio de mais 40 mil soldados ao Afegasnistão e entre seus maiores desafios no plano internacional estão as negociações entre Israelenses e Palestinos e o programa nuclear do Irã. Quem sabe este prêmio possa ajudá-lo a conquistar o que ainda lhe falta para merece-lô?

* * *

Os outros ganhadores do prêmio Nobel de 2009:

Economia: Elinor Ostrom e Oliver Williamson

Literatura: Herta Mueller

Medicina: Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak

Física: Charles Kao, Willard Boyle e George Smith

Química: Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath.

* * *

Curiosidades:

O prêmio chama-se Nobel por causa de Alfred Nobel, o inventor da dinamite, e é distribuído desde 1901. Apesar de sua invenção, está lá escrito no site do Nobel Prize: Alfred Nobel era um pacifista. Olhando para os vencedores do passado, podemos ver que a distância entre estar perto do prêmio e da dinamite não é tão longe assim.

Thiago Mattos.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Sangue de Barata said...

Para consultar os outros vencedores do Nobel da Paz:

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/conheca-todos-os-vencedores-do-premio-nobel-da-paz-20091009.html

3:41 PM  

Postar um comentário

<< Home