domingo, outubro 04, 2009

Rio 2016? Eu já sabia!

Na última sexta-feira (02), o Rio de Janeiro foi confirmado como a cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Com um discurso preciso de Lula que apelava para as esperanças de 190 milhões de brasileiros ("Chegou a nossa hora") e o filme promocional de Fernando Meirelles (que escondeu até as favelas), a propaganda estava pronta para ser comprada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). E foi!
Mais do que comemorar como macacos de imitação, precisamos estar a par dos próximos passos de todos os investimentos que serão feitos na cidade e monitorá-los.

Para que a Olimpíada do Rio não se torne um grande problema para a população brasileira, é preciso que cada um realmente se intere do assunto, acompanhando e cobrando seriedade dos responsáveis envolvidos; o que é claramente difícil de acontecer.

É importante estarmos céticos e questionarmos para que tudo não passe de mais um episódio de superfaturamentos, politicagem, corrupção, roubalheira e elefantes brancos.

Queremos que a própria cidade e o país tirem proveito de sediar as Olimpíadas com avanços reais e permanentes; que os cariocas, fluminenses e brasileiros possam gozar de melhores condições de vida.



Se, ao final de tudo, nosso transporte, segurança, oportunidades de emprego e educação continuarem no mesmo nível que estão hoje, saberemos que os únicos beneficiados de 2016 terão sido as prostitutas e os seus filhos de terno por trás dos negócios.

Thiago Mattos.

Marcadores: ,

2 Comments:

Blogger Sangue de Barata said...

É bom que a gente não esqueça o que sobrou do Pan. Além das denúncias de superfaturamento, as obras mal estão sendo usadas no Rio.

É entusiasmante sediarmos as Olimpíadas, isso realmente pode trazer melhoras para a cidade. Mas é só olhar para nosso passado corrupto e corruptível, só de ver como nós votamos mal (nem pra Reality Show sabemos votar), só de pensar em como podem roubar ainda mais que o entusiasmo dá lugar ao desanimo.

Agora acho que depende mesmo de cada acompanhar como esses bilhões serão usados e cobrar.

Os dirigentes políticos devem tratar o assunto de modo diferente do que vêm tratando coisas do tipo.

Embora dê vontade, é difícil comemorar quando sabemos que isso dificilmente irá acontecer.

6:59 PM  
Anonymous Manuel Marie said...

A escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 pode ser considerada como uma oportunidade e também um reconhecimento. Na próxima década, o Brasil vai ter dois eventos primordiais para mostrar ao mundo inteiro os melhoramentos que fez desde o início do século XXI: a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Nos últimos anos, a economia do Brasil cresceu e isso faz com que o país seja avaliado hoje como uma das economias emergentes mais promissoras do mundo. No exterior nunca se ouviu tanto falar sobre o Brasil graças particularmente à personalidade do seu presidente da República. A escolha do Rio chegou ao momento certo para reforçar ainda mais a imagem de um país que melhorou muito nos últimos anos.

O Brasil e o Rio poderão aproveitar estes dois eventos caso conseguirem evitar algumas práticas que costumam acontecer quando muito dinheiro está em jogo. Tais eventos não podem só enriquecer um grupo de empresários próximos do poder, mas sim ajudar a população a ter uma vida melhor.

A maior dificuldade fica na incompetência, voluntária ou não, para planejar os custos reais das Olimpíadas. Os gastos do PAN foram 800% maiores do que o previsto e a maior parte foi bancada pelo Estado, ou seja, pelo contribuinte. Além disso, os gastos são às vezes estranhos: como se pode gastar quase R$300 milhões para a reforma do Maracanã, quando um moderníssimo estádio com o de Leipzig, usado na Copa da Alemanha de 2006, saiu por R$244 milhões.

A falta de licitação durante o PAN foi também um escândalo. Não houve concorrência para fazer a apólice dos seguros de vida dos atletas e também para fornecer novos rádios à polícia fluminense. Parece que tem um grupo de empresários que sempre são os primeiros ou os únicos a poder se posicionar neste tipo de negócios. Isso dá uma imagem de corrupção que ainda abala o país.

Os moradores do Rio também se queixam porque não podem se beneficiar de algumas instalações feitas especificamente para o PAN. As Olimpíadas no Rio devem permitir aos moradores do Rio sentir melhoramentos no dia-a-dia, especialmente resolvendo problemas de trânsito, de transporte público e de violência.

5:14 PM  

Postar um comentário

<< Home