terça-feira, setembro 08, 2009

Previsão do tempo (A gente merece este país)

Na volta do feriadão de 7 de Setembro, brasileiros de várias capitais do sul e do sudeste foram surpreendidos com o grande volume de chuva que toma das regiões.

Em Santa Catarina, quatro pessoas morreram em uma só madrugada; os prejuízos já atingem mais de 30 cidades no estado. Nos outros estados do sul, ventos acima de 100km/h também provocaram estragos.

Aqui em São Paulo, a situação é caótica. Praticamente não dá para sair de casa quando chove assim. Seja você pedestre ou motorista, certamente vai se arrepender de ter saído. Chove desde às 8h da manhã sem parar - 70% da chuva prevista para todo o mês de setembro.

Os rios Tietê e Pinheiros transbordaram e, além disso, foram registrados pelo menos 40 pontos de alagamento em toda a cidade. O conhecido e odiado trânsito paulista ficou ainda pior. Em decorrência do enorme volume de chuva, serviços de telefonia móvel e fixa deram pane.

Mas é apenas quando as chuvas caem que podemos ver como nossas grandes cidades são estruturadas para esse tipo de problemas. O lixo sobe, a água entope os bueiros, os carros ficam cobertos d'água, os trabalhadores enxarcados, finalmente a cidade que não pode parar é parada!

Aqui no Brasil, temos dinheiro para comprarmos submarinos, helicópteros e caças de guerra franceses (R$ 37,5 bilhões), temos a "dádiva" do pré-sal (valor ainda incalculável), vamos construir nosso trem-bala (estimado em R$34 bilhões)! Oba!

Pelo jeito, só não temos vergonha na cara. Ainda jogamos lixo na rua e também continuamos votando - dois péssimos hábitos, duas porcarias!

A previsão do tempo para os próximos anos: todos já sabemos: mau, muito mau!


Thiago Mattos.

Marcadores: , , , , , ,

1 Comments:

Blogger Sangue de Barata said...

Esse foi o dia mais chuvoso de toda a história de São Paulo, pelo menos desde as medições começaram em 1943.

Três pessoas morreram em Osasco e Itaquera (SP) por causa dos desabamentos.

Voos cancelados e atrasados, telefones e internet fora do ar, marginais alagadas, trânsito engarrafado e por aí vai.

Sabe-se que o encontro de uma frente fria com ar quente causou a chuva, mas ainda procuramos os responsáveis pelo estado péssimo que anoiteceu o dia antes do meio-dia. Talvez estejamos entre eles.

11:33 PM  

Postar um comentário

<< Home