Google Fast Flip quer acalmar a grande imprensa
O Google lançou na última segunda-feira (14) o Fast Flip, um novo serviço que permitirá a leitura de páginas com as notícias mais recentes e os temas e manchetes mais populares.
O modelo, ainda em teste, tenta lembrar as páginas impressas das publicações, dando ao internauta a sensação dinâmica de estar folheando as páginas on line.
No entanto, só é possível ler parte do conteúdo disponibilizado ali; para ter acesso à versão integral de uma matéria, é necessário clicar no site onde ela foi inicialmente publicada.
Dezenas de editoras fecharam parceria com o Google para o projeto, que conta com publicações como The New York Times, The Washington Post, Newsweek, BBC, Esquire, Slate, entre outros.
Com o Fast Flip, a intenção do Google é justamente de acalmar os ânimos da cambaleante "grande imprensa", que vêm reclamando por conta do Google News, serviço que agrupa as notícias mais populares por temas.
O Google News estaria, segundo a indústria jornalística, desencorajando os leitores a navegar pelos sites onde as notícias foram originalmente produzidas.
É bom lembrar que o Google vem trabalhando no desenvolvimento do que pode vir a ser a menina dos olhos da indústria dos jornais. É um projeto de cobrança de conteúdos informativos publicados na rede e pode ficar pronto até janeiro de 2010.
Num contexto onde as publicações ainda parecem indecisas sobre a decisão de disponibilizar ou não seus conteúdos, é bom ficarmos atentos ao que o futuro nos reserva. Mas isso é uma discussão para um outro dia.
Thiago Mattos.
O modelo, ainda em teste, tenta lembrar as páginas impressas das publicações, dando ao internauta a sensação dinâmica de estar folheando as páginas on line.
No entanto, só é possível ler parte do conteúdo disponibilizado ali; para ter acesso à versão integral de uma matéria, é necessário clicar no site onde ela foi inicialmente publicada.
Dezenas de editoras fecharam parceria com o Google para o projeto, que conta com publicações como The New York Times, The Washington Post, Newsweek, BBC, Esquire, Slate, entre outros.
Com o Fast Flip, a intenção do Google é justamente de acalmar os ânimos da cambaleante "grande imprensa", que vêm reclamando por conta do Google News, serviço que agrupa as notícias mais populares por temas.
O Google News estaria, segundo a indústria jornalística, desencorajando os leitores a navegar pelos sites onde as notícias foram originalmente produzidas.
É bom lembrar que o Google vem trabalhando no desenvolvimento do que pode vir a ser a menina dos olhos da indústria dos jornais. É um projeto de cobrança de conteúdos informativos publicados na rede e pode ficar pronto até janeiro de 2010.
Num contexto onde as publicações ainda parecem indecisas sobre a decisão de disponibilizar ou não seus conteúdos, é bom ficarmos atentos ao que o futuro nos reserva. Mas isso é uma discussão para um outro dia.
Thiago Mattos.
Marcadores: fast flip, google, grande imprensa, indústria dos jornais, indústria jornalística, portal imprensa
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