sábado, setembro 19, 2009

Google Fast Flip quer acalmar a grande imprensa

O Google lançou na última segunda-feira (14) o Fast Flip, um novo serviço que permitirá a leitura de páginas com as notícias mais recentes e os temas e manchetes mais populares.

O modelo, ainda em teste, tenta lembrar as páginas impressas das publicações, dando ao internauta a sensação dinâmica de estar folheando as páginas on line.

No entanto, só é possível ler parte do conteúdo disponibilizado ali; para ter acesso à versão integral de uma matéria, é necessário clicar no site onde ela foi inicialmente publicada.

Dezenas de editoras fecharam parceria com o Google para o projeto, que conta com publicações como The New York Times, The Washington Post, Newsweek, BBC, Esquire, Slate, entre outros.

Com o Fast Flip, a intenção do Google é justamente de acalmar os ânimos da cambaleante "grande imprensa", que vêm reclamando por conta do Google News, serviço que agrupa as notícias mais populares por temas.

O Google News estaria, segundo a indústria jornalística, desencorajando os leitores a navegar pelos sites onde as notícias foram originalmente produzidas.

É bom lembrar que o Google vem trabalhando no desenvolvimento do que pode vir a ser a menina dos olhos da indústria dos jornais. É um projeto de cobrança de conteúdos informativos publicados na rede e pode ficar pronto até janeiro de 2010.

Num contexto onde as publicações ainda parecem indecisas sobre a decisão de disponibilizar ou não seus conteúdos, é bom ficarmos atentos ao que o futuro nos reserva. Mas isso é uma discussão para um outro dia.

Thiago Mattos.

Marcadores: , , , , ,