quarta-feira, novembro 11, 2009

A energia voltou, mas a luz talvez demore um pouco mais

Na noite de ontem (10), um blackout apagou mais da metade do Brasil, além do Paraguai. Foram ao menos dez estados brasileiros afetados e deixados às escuras pouco depois das 22h.

As causas do apagão - que ainda não são um consenso - não tiveram origem em Itaipu, segundo nota divulgada hoje (11) pela Usina. Diz a nota: "a hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó".

O programa 60 Minutes, da rede norte-americana CBS, havia citado no último domingo (8) fontes anônimas afirmando que os apagões ocorridos no Brasil em 2005 (RJ) e 2007 (ES) foram causados por ataque de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento.

Na última segunda-feira (9), o site da revista Wired publicou uma matéria informando que o grande apagão brasileiro que durou dois dias em setembro de 2007 foi, na verdade, resultado da negligência na manutenção de duas linhas de transmissão, e não devido a ataque de hackers. De acordo com o site, a informação está baseada em relatórios de agências do governo e outros órgãos que investigaram o acidente por mais de um ano. Mas as hipóteses de sabotagem não devem ser totalmente descartadas.

O blackout de ontem espantou não só pela supresa mas também pela intensidade. São Paulo, a capital financeira do país, literalmente, apagou por completo. Aliás, foi por causa do apagão que descobriu-se que alguns hospitais não têm, se quer, geradores. Felizmente, não houve maiores consequências, mas o alerta já foi dado.

A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão aí; nós, brasileiros, estamos aqui. A energia voltou, mas a luz talvez ainda demore um pouco mais a chegar.

Thiago Mattos.

Marcadores: , , , ,

2 Comments:

Blogger Sangue de Barata said...

A culpa, como esperáva-se, é de São Pedro.

11:04 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Hackers invadiram site, diz ONS

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1380926-6174,00-HACKERS+INVADIRAM+SITE+DIZ+ONS.html

11:45 AM  

Postar um comentário

<< Home