terça-feira, março 02, 2010

Terremotos e Tsunamis (1960 e 2010)

Horas depois do terremoto de 8.8° na escala Richter que recentemente atingiu a costa do Chile, a NOAA (National Atmospheric and Oceanographic Agency´s Center for Tsunami Research) – agência americana que, entre outras coisas, pesquisa os tsunamis – divulgou um modelo que nos permite comparar as ondas do tsunami geradas pelo tremor deste ano com as geradas por um outro terremoto também no Chile, em 1960 – este de 9.5°

Com as imagens, é possível notar a enorme diferença de intensidade entre as duas tragédias. Usando informações sísmicas, o NOAA pode prever o tamanho, a hora de chegada e a extensão da inundação das ondas geradas pelo terremoto chileno, que atingiram praticamente todo o Pacífico.

As figuras mostram o poder das ondas do tsunami numa escala de cores (quanto mais escuras, maior a intensidade). Em 1960, um terremoto no Chile gerou um tsunami que matou 61 pessoas no Havaí e 185 no Japão.

Embora tenha sido mais fraco que o de 1960, o terremoto deste ano pode ter reduzido até mesmo a duração dos dias na Terra, segundo a NASA. Segundo o cientista Richard Gross, o tremor do último sábado provocou uma alteração de 8 centímetros em um dos eixos do planeta. Mas essas informações podem mudar, a medida em que surjam novos dados.

Para ler mais:

http://e360.yale.edu/content/digest.msp?id=2299&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+YaleEnvironment360+%28Yale+Environment+360%29

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/earth-20100301.html

Thiago Mattos.

Marcadores: , , ,