Perdeu, Plutão!
Depois de tanto lenga-lenga em torno da discussão sobre os novos planetas, quem saiu perdendo foi Plutão, o simpático último planeta do Sistema Solar, ou melhor, ex-último. Agora só nos restaram oito planetas.
De acordo com os membros da União Astronômica Internacional, Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão pois não se encaixa na atual definição do que é ser um planeta, ou seja, além de ser esférico e não-estelar, precisa também “limpar a vizinhança de sua órbita”, algo em comum à formação de todos os oito planetas do Sistema, exceto ele.
Com o rebaixamento do único planeta do Sistema Solar descoberto por um estadunidense, a impressão que fica é que há algo de estranho nos céus. Como assim? Nos afeiçoamos tanto ao planetinha gelado que, por mais que os astronômos e os astrólogos insistam que nada irá mudar, a decisão nos pareceu um tanto deslocada. Esse tempo todo enganados?
Aqui embaixo no planeta Terra (será mesmo um planeta?), coisas do outro mundo habitam as Tvs e os rádios do Brasil desde o dia 15 de Agosto. É realmente assustador ver a que tipo de situações se prestam os candidatos a um empreguinho público. Para não dizerem que eu só falo mal de tudo, vale dar um viva à decisão do TRE-RJ de impugnar cinco candidaturas fluminenses, alegando que cidadãos do calibre de Eurico Miranda não tem “perfil moral” para ocupar um vaga na Câmara. Huahuahuahau!!! Perdeu, preibói!
Thiago Mattos.
Marcadores: astronomia, política