quinta-feira, agosto 17, 2006

12 planetas

Astrônomos do mundo todo (quer dizer, do planeta Terra todo) estão para decidir o futuro do Sistema Solar. Pode soar estranho mas é que 3 novos "corpos celestes" já descobertos dentro dos domínios do Sol podem mudar seus status numa assembléia de astrônomos internacionais que deverá aprovar esta mudança, aumentando assim o sistema de nove para doze planetas.

O encontro da União Astronômica Internacional, que está acontecendo em Praga, discutirá e votará a proposta de inclusão dos novos planetas no próximo dia 24. Se for aprovada, Ceres (localizado entre Marte e Júpiter), Caronte (atual satélite de Plutão) e Xena (nome simpático, né?) ganharão o título de planeta.

Depois de tanto ser questionada a situação planetária de Plutão, a definição atual para o que pode ser considerado um planeta é um objeto que orbita uma estrela sem ser ele mesmo uma estrela, e cuja massa seja grande o suficiente para que ele assuma naturalmente a forma de uma esfera. Dessa forma, a Lua não se classifica porque o centro de gravidade do seu sistema se localiza dentro da própria Terra.

Outra interessante situação é a de Caronte, porque juntamente com Plutão gira em torno de um mesmo centro de gravidade, como se fosse um planeta binário. Há também muitos outros planetas na lista de espera, o que pode deixar os astrólogos em polvorosa. Parece um assunto distante mas enquanto aqui embaixo os assuntos lunáticos ganham um espaço sideral, também tem gente preocupada com assuntos mais universais, como os que envolvem, por exemplo, o universo.

Thiago Mattos.

Marcadores: