domingo, julho 09, 2006

We don´t need no education, do we?

Após ter sido vetado durante o governo do nosso presidente-sociólogo, sob a desculpa de que faltava infra-estrutura e professores, o Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu nesta sexta-feira, por unanimidade, que a Sociologia e a Filosofia serão disciplinas obrigatórias nas escolas do Ensino Médio.

O ensino da Sociologia, que já havia saído e voltado diversas vezes nas tantas Reformas Educacionais que tivemos, pode trazer avanços a um sistema educacional tão medíocre como é o nosso. Os pessimistas têm o mesmo argumento: mais conteúdo para dar conta no vestibular? Aí a gente se pergunta por que devemos aprender quanto é 3x – 4 = 5, o que é uma guanina e uma citosina, qual a massa atômica do plutônio ou coisas do tipo. Toda área do conhecimento pode ou não ser válida, dependendo do uso que se faz dela. Pessoalmente, não preciso saber que materiais compõe a lava vulcânica ou que dia nasceu Pedro Álvarez Cabral. Toco minha vida sem complicações pela falta desse saber.

Entretanto, estou convencido de que todos precisamos ter uma certa base educacional, que pode e deve ser útil se relacionada à nossa realidade prática. Dessa forma, será importante compreender que na equação acima x=3, porque posso aplicar a variável para descobrir a solução de uma problema que fará a diferença no meu cotidiano, se tem um sentido prático; otherwise, será apenas um x qualquer, e se for 3 ou 4 não fará a menor diferença para mim.

Não podemos privar os estudantes, que já são tão oprimidos pela panóptica de Foucault, de aprenderem também matérias mais subjetivas, como é o caso da Sociologia e da Filosofia – que mexem com uma outra parte da sensibilidade na cognição. O ensino da Sociologia, por exemplo, traz uma contribuição maior ao estudante, lhe ensinando a pensar diferente, com um conteúdo que faz parte da vida de todos.

Não será mais apenas um raciocínio puramente lógico, já que entender os fenômenos sociais requer um outro grau de abstração - e não que a mátematica ou a física não tenha, só é diferente. Quando a gente pensa numa molécula, num número, num fato histórico ou numa sintaxe, tudo isso a gente vê de fora. Agora, quando estudamos o suicídio, o crime, a migração, os problemas do campo, qualquer uma dessas áreas da Sociologia, somos parte desse macrocosmos que é a sociedade. Precisamos a aprender a desnaturalizar o que é naturalizado pela sociedade. A Sociologia nos fornece conceitos que nos ajudam a compreender isso, e essa discussão não pode excluir ninguém, todos nós fazemos parte disso.

No mundo de hoje, onde o consumo é tão imediato e não temos tempo para pensar, trazer essas matérias – que com certeza ainda terão um peso ridículo em comparação a outras matérias – já é um avanço para as cabeças que precisam mais do que cabelo.


Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

14 Comments:

Blogger Rodrigo Dias said...

Bem, é a primeira vez que visito teu blog (acabei encontrando-o no "Boatemática"), mas achei legal a tua análise.

Com certeza, se eu tivesse Filosofia e Sociologia no meu tempo de escola, seria muito mais fácil ser estudante de jornalismo. Mas fazer o que, né? Quem sofre com os erros dos de cima somos nós, "meros cidadãos".

Abraço.

10:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

A sociologia e a filosofia são matérias que ajudam a gente compreender o mundo em que vivemos, nos ajudam a pensar, e, hoje em dia, pensar é um ato raro e incomum.

11:37 AM  
Blogger Seu Cuca said...

Acho que não vai fazer muita diferença.

Ninguém liga para História. Ninguém liga para Matemática, também.

Evoluir continuará sendo uma decisão pessoal. Mesmo porque, o que é evoluir?

Thiago, tenho que meter a real (é o que você espera de nós, certo?). Rolaram mais erros de concordância/escrita do que o normal. Você rende muito mais que isto!

Abraço.

12:06 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

é verdade; não ter revisor é uma merda. =)

Vlw pelo toque.

1:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu particularmente acho q o sistema deveria ser assim: cada um aprende o que quer. Mas já q nao é, fica difícil avaliar ateh q ponto mais disciplinas realmente fazem a diferença na hora da educação, espero q faça.

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acredito que melhore as perspectivas dos estudantes sim. Deveriam ensinar tambem noções de psicologia, antropologia,comunicação, sexologia e afins. Claro que de forma séria, e não esse currículo sem vergonha aprovado pelo MEC que só presta para aterrorizar os alunos medianos que são a grande maioria. O ensino no Brasil foi depredado nos últimos governos, inclusive o atual, que prega o declínio do analfabetismo criando uma multidão de semianalfabetos que mal assinam seus nomes. A cultura na mão de Gilberto Gil transformou-se num imenso afoxé, e o Ministro da Educação... Quem é mesmo?

4:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thiago, acho que realmente a sociologia pode contribuir para melhorar a educação,mas acho que "os problemas da educação" não são analisados dentro da dinâmica do poder que está sempre permeando as relações na escola. São realizados grandes debates, conferências, fóruns, onde todo conhecimento produzido pelos intelectuais que neles participam, não chegam à escola pelas próprias barreiras construídas pelas disputas internas e externas. O conhecimento escolar é visto como um conhecimento inferior por alguns intelectuais, ou seja,a escola, o professor e o conhecimento escolar é desqualificado pelo próprio meio acadêmico.A medícridade do nosso sistema educacional, meu amigo, vai além da nossa imaginação!

5:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

a sociologia vai ajudar a termos cidadaõs mais conscientes e a filosofia a aumentar nosso grau de abstração, nao há dúvidas sobre a importância de ambas as matérias, mas temos q também lembrar, como disse o anônimo lá em cima, que existem outras matérias importantes, como a educação sexual. A escola tá toda errada e nosso curriculum escolar devia ganhar um zero bem grande.

6:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito dos posters, as figuras tem td a ver com educação, de um lado a escola do rock, q é um filme foda e critica a escola legal, de outro, the wall do pink floyd, precisa dizer mais o que? Tá td errado com a educação, será q ninguém vê? E é verdade o q cara lá em cima falou: o conhecimento escolar é desprezado pela escola, que nao admite ser criticada.

10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Opa Thiago, beleza!?
Convido você e aquele tal de "Nêgo véio" para lerem o último texto que postei no meu blog. Confirma toda a minha posição quanto ao seu post "Quem é a América?".
Acho que esse seu amigo precisa estudar mais e ler muito muito muito! Achar não está com nada...o negócio é ter base!
Ah, e quanto a esse seu texto, concordo plenamento, e acho também que deveria ser incluída na grade escolar o ensino da Constituição Federal, afinal, temos o direito de conhecer os nossos direitos mais básicos!
Visita lá!

Até

10:30 AM  
Blogger marCOX said...

temos um país bem parecido do outro lado do mar!

10:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Errei na escrita...desenvolvi o pensamento mas escrevi errado!
Tá corrigido...não foi você, claro que não...foi um leitor!
Até, e vamos nos visitar mais!

Acácia (Syl)

10:50 AM  
Blogger Wallace said...

Concordo. Conhecimento só é válido quando contextualizado.

3:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Existem problemas mais sérios, o povo não sabe somar nem interpretar um texto. Mania de grandeza dá nisso..
Enquanto isso, amargamos o último lugar em mmatemática. E daí né?

3:30 PM  

Postar um comentário

<< Home