terça-feira, junho 06, 2006

Cansados de esperar

Essa semana completa um ano que a palavra ‘mensalão’ passou a fazer parte do vocabulário da política nacional brasileira. Há exatos 12 meses, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) dava uma entrevista à Folha de S. Paulo declarando que o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, pagava R$30 mil mensais a deputados de Brasília em troca de apoio ao governo. Dias depois da entrevista, Jefferson vai depor na Câmara e dispara uma metralhadora verborrágica de acusações para todos os lados do Congresso, poupando só o presidente.

Seu depoimento transmitido ao vivo pela TV se tornaria mais um espetáculo de entretenimento do que uma sessão do Conselho de Ética da Câmara e ficaria marcado na história política do país como o primeiro de muitos outros que virariam diversão das nossas tardes. Mais uma vez a podridão da política era destampada in loco e assim começava a crise política na segunda metade do governo Lula.

Entre as muitas revelações de Jefferson (que quase virou herói da pátria, não fosse sua própria confissão de envolvimento no esquema), havia a de que o dinheiro do ‘mensalão’ vinha de estatais e de empresas privadas e chegava a Brasília em malas para ser distribuído a parlamentares com a ajuda de um publicitário “carequinha”; suas acusações solaparam presidentes de partidos e quadros do alto escalão do governo. Hoje, dos 19 deputados suspeitos de envolvimento no esquema, 11 foram absolvidos, 1 aguarda julgamento, 4 renunciaram para não perder o mandato e 3 foram cassados, entre os quais, o ilustre deputado citado.

Com a crise, o Partido dos Trabalhadores, que antes de alcançar o poder passava incólume pela seara da corrupção, foi seriamente comprometido e maculado pelas denúncias, que aos poucos iam respingando no presidente. Os homens fortes do governo foram caindo um a um, porém o presidente-operário, que veio do povo e ali estava por ele, vem resistindo às mais de 20 tentativas de impeachment, à denúncias-crime da OAB, do Procurador-geral da República, do que vier. Especialistas políticos são procurados aos montes para explicar o “fenômeno” de um presidente que quanto mais apanha mais se fortalece. A um mês do início oficial da campanha política, pesquisas mostram que o presidente Lula é disparado o vencedor das eleições, caso fossem hoje.

Passou-se um ano e muitos estavam se perguntando até quando o povo brasileiro ia ficar quieto, assistindo a tudo passivo, moribundo como o homem do Planalto que sangra, sangra mas não morre. Fechando o ciclo desses 12 meses após o início das denúncias, manifestantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra resolveram invadiram a pau e pedra a Câmara dos Deputados numa demonstração clara que nem todo mundo está parado, sem fazer nada. O ato de cara foi repreendido duramente pela grande imprensa, que os chamou de vândalos ao invadir a Casa do Povo. Mas, cá entre nós, o Congresso já deixou de ser do povo há muito tempo.

Thiago Mattos.

Marcadores: , , ,

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Thiago,

eu já vi uma amiga nossa que tem casa, e em Belford Roxo, participando de uma passeata dos sem-terra no centro do Rio - carregando enxada e vestida de roxo exatamente como se fosse uma legítima trabalhadora agrária faminta!

Onde estava esse pessoal durante a reforma da previdência? Andando por aí? Ou também estava lá fazendo baderna e dizendo que as aposentadorias acima de 2400 reais também são esteio de famílias pobres de nossa nação?

Em ambos os casos grita-se muito mal no país. E o pior é que quem grita, ainda por cima, nem sempre representa a maioria.

Em tempo: a principal reivindicação do MLST (pelo que vi) é a suspensão da lei que impede, por dois anos, a vistoria de áreas ocupadas para entrada no processo de reforma agrária.

11:48 PM  
Blogger Wallace said...

Você disse tudo. O que mantém esse homem no topo das pesquisas com tantas denúncias, ameaças de impeachment e tropeços na política? Bolsa família, obras, viagem do brasileiro ao espaço, etc, etc. Enquanto isso, os ministros são jogados às feras tal qual os cristãos aos leões na Roma antiga...

1:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

THIAGO A SUA OBSERVAÇÃO DA SITUAÇÃO DEIXOU A DESEJAR. VOCE NÃO ACHOU MUITO CONVENIENTE O "POVO", LIDERADO POR BRUNO MARANHÃO UM FUNDAMENTALISTA DO PT,INTEGRANTE DA EXECUTIVA NACIONAL E COMPADRE DE LULA"NÃO SEI DE NADA" DA SILVA VANDALIZAR O CONGRESSO NACIONAL NAS VÉSPERAS DO JULGAMENTO DO JANENE E NO DIA DE UM ANO DO MENSALÃO? O GOVERNO ALÉM DE MENTIROSO AGORA É TERRORISTA. O CONGRESSO FOI INVADIDO PARA ATEMORIZAR A MEIA DUZIA DE DEPUTADOS BEM INTENCIONADOS QUE GOSTARIAM DE CONTINUAR APURANDO O ESCÂNDALO DA CORRUPÇÃO DESENFREADA. SÓ FALTA AGORA ACUSAR A OPOSIÇÃO.

1:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, não existe nenhuma justificativa pra entrar quebrando tudo em lugar nenhum! O uso da força sempre esteve associado aos que não tem argumento ou razão. Depois dessa eu nem quero ouvir os argumentos ou reinvindicações desse movimento. E quanto ao nosso presidente, concordo com o segundo comentário: ele realmente jogou muitos aos leões e usa o populismo que sempre rondou nossos governantes pra salvar a sua imagem.

9:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito boa respectiva Thiago, mas vc só falou da "invasão" no último parágrafo...queria saber mais o que vc pensa sobre isso!
Bjs
Joana - (ex-Ceris)

10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Thiago,
o texto tá bem escrito, elucidativo a respeito desse último ano e preciso na alfinetada com o que aconteceu no Congresso.
Sinceramente, eu acho que o que os "baderneiros" fizeram ontem foi uma coisa que muita gente tem vontade de fazer faz tempo. Que moral têm esses deputados q absolvem seus coleguinhas corruptos de dizer quem faz o certo, quem faz o errado?
Tá certo, os métodos não foram os melhores, mas serviu pra chamar a atenção. O pessoal que destruia as máquinas no começo da Rev. Industrial também eram baderneiros, assim como os que participavam de protestos na época da ditadura.

4:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

BANDOS DE TRAFICANTES ARMADOS FAZEM TIRO AO ALVO NO POVO,BANDOS DE "TRABALHADORES SEM TERRA" DESTROEM O CONGRESSO NACIONAL, UM BANDO GOVERNA O PLANALTO E O PRÓPRIO CONGRESSO, TONINHO MALVADEZA INSTIGA UM GOLPE MILITAR, NA BOLIVIA O CACIQUE CAVALO LOUCO COCALEIRO OCUPA A PETROBRAS. PÔ, EU ACHO QUE A GENTE TÁ NUM HOSPICIO. MAS COMO DIZ A MÚSICA, TÔ NEM AÍ, ELAS ACHAM QUE DAKO É BOM. E AGORA NÃO ME INTERROMPE PORQUE FOI GOOOOOOOOOOOOL DO RONALDINHO.

1:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sei lá cara, ainda acho que Roberto Jefferson, Severino Cavalcanti, Eduardo Paes e Rodrigo Maia entre outros safados não foram eleios com fraude nas urnas, mas sim com votos do povo. Então, o Congresso, na democracia burguesa, ainda é a casa do povo sim !! O jogo é esse e quem formulou as regras foram esses mesmos safados, cabe a nós apenas mudarmos as regras deste jogo!!!

1:58 PM  

Postar um comentário

<< Home