segunda-feira, abril 24, 2006

Depois dos feriados

Após duas semanas seguidas de feriado, o sangue d barata renova seu sangue verde e volta com entradas semanais. Como diz o Zé Simão, se o bom do feriado é que o país pára, o ruim é que quando acaba o feriado ele volta a andar... pra trás! Mas de qualquer forma, o mundo continua girando e as notícias acontecendo, tudo como sempre esteve.

As eleições na Itália (onde o candidato da oposição Romano Prodi derrotou numa disputa apertadíssima o dono da Itália, Silvio Berlusconi) e no Peru (onde haverá segundo turno) evidenciam a tendência cada vez mais polarizada entre dois candidatos que as disputas eleitorais vêm ganhando. Algum palpite do que acontecerá por aqui nas eleições de outubro?

Aqui no Brasil, por mais que os celulares estejam explodindo e muitos querendo mais é que o mundo se exploda, quem está prestes a explodir é a Varig (se é que já não o fez). A cia. aérea anunciou uma dívida acumulada de R$ 7 bilhões e teve o pedido de ajuda financeira negada pelo governo. Fica a pergunta: Como uma empresa que já foi líder do setor no Brasil, detém agora menos de 20% do mercado? É o mundo girando...

Saiu no Washington Post uma matéria sobre a ampliação do conceito de ‘guerra total’ pelos EUA, num plano militar recém aprovado pelo secretário de defesa norte-americano Donald Rumsfeld, que já está tendo a sua cabeça pedida por 6 generais reformados, diga-se de passagem. Entre os pontos principais do plano está a ampliação do raio de ação do país além dos atuais palcos de guerra. Detalhe: Entre os locais de destino da América Latina está incluído o Brasil. Fica outra pergunta: de onde sai tanto dinheiro que aumentou o orçamento da “guerra do terror” em 60% desde 2003? São as notícias acontecendo...

A última novidade é daqui mesmo da cidade do Rio de Janeiro, onde metrôs e trens começaram a pôr em prática nesta segunda-feira a lei estadual 4733/06, do deputado Jorge Picciani, que determina pelo menos um vagão destinado exclusivamente às mulheres; homem não entra. A lei tem um horário específico (de 2ª. a 6ª. entre 6h às 9h e entre 17h e 20h) e é no mínimo curiosa. Mas isso já é assunto pra outro dia.

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Seu Cuca said...

Da minha parte...

1) Feriados são ótimos. Meu contrato de trabalho é regido pela CLT.

2) Não acho que a eleição vá ser tão apertada, não: você acompanhou as últimas a respeito da "Nossa Caixa"? Viu que o Lula preferiu abdicar do apoio do PT carioca na campanha? Que não se infira meu voto a partir daí, mas acho que o "Sassá Mutema" ganha tranqüilo.

3) Eu acho que a Varig teve o que merecia, cobrando quatro vezes o valor de uma passagem Gol por três ou quatro anos seguidos. Tomara que se dane (pelo menos o governo não caiu na asneira de entrar no ramo de transporte aéreo).

4) Ei, os juros do tesouro americano têm aumentado - razão inclusive para uma Bovespa decepcionante (pelo menos pra mim) entre 15/02 e 15/03. Até onde me interessou acompanhar esta história... viva o Mantega, pelo menos!

Um abraço.

9:13 AM  
Blogger Seu Cuca said...

Faltou acrescentar...

a lei do Picciani não está sendo obedecida pelos usuários do Metrô, obviamente.
Acho que ele pretendia evitar que a mulher, a filha, sei lá, fossem "sarradas" no caminho de ida e volta pra casa.

A propósito, ele está sob investigação...

1:31 PM  

Postar um comentário

<< Home