sexta-feira, abril 07, 2006

'Alegria de palhaço é ver o circo pegando fogo'


Pois bem. Morreu o saudoso palhaço brasileiro Carequinha, o primeiro que veio pra carimbar a nossa condição de povo circense, e a sua morte não poderia vir em melhor hora para marcar no tempo a era da palhaçada que o país está atravessando (há muito tempo, diga-se de passagem).

Um assaltante é morto com três tiros na cabeça em plena Avenida Nossa Senhora de Copacabana às 6 da tarde, após uma perseguição cinematográfica pelas ruas do bairro por policiais depois de roubar um apartamento e ninguém acredita na letalidade da nossa policia, novamente confirmada, que não respeita o direto à vida e atira para matar. Enquanto isso, a gente assiste a tudo quieto sem reclamar, sorrindo aliviados com a morte de menos um bandido no mundo.

Deputados estão sendo absolvidos sucessivamente, mesmo após confessarem que receberam dinheiro ilegal, a classe política sendo ridicularizada e o povo dando risada, dizendo que se estivessem lá em Brasília roubariam também. Os presidenciáveis sendo engolidos na areia movediça que criaram, tergiversando desculpas e todo mundo dando gargalhada. Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor!

A verdade é que ninguém está nem aí. Exemplo simples e próximo: quando eu escrevo aqui neste blog expondo as besteiras do orkut, todos se inflamam e se manifestam. Entretanto, se aqui neste mesmo espaço proponho a discussão de temas mais políticos, por assim dizer, só 2 ou 3 pessoas deixam comentários. Se falasse sobre quem vai comer quem na novela talvez houvesse uma participação ainda maior dos meus leitores. Hoje tem goiabada? Tem, sim senhor!

De qualquer forma, agora que nosso ícone da palhaçada se foi, só precisamos nos olhar no espelho para rir da nossa própria condição burlesca de povo bestializado e besta. O circo está pegando fogo mas, de tanta gargalhada, o povo não percebe que está morrendo queimado.

Thiago Mattos

Marcadores: , , , , ,

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Diante de tantos cínicos escândalos que transformam o povo brasileiro em verdadeiros palhaços, bem como outras tantas piadas sem grança, o coração do ilustre Carequinha amargurou e secou. Viu tantas barbaridades como uma das incontáveis crises éticas que testemunhamos, em que a sociedade demonstra toda sua passividade. Temos de tudo nesse "país das banana": Deputados confessos sendo absolvidos "políticamente"; temos ex-deputados que renunciaram seus mandatos em legislaturas anteriores para fugirem da cassação, à frente de investigação que, ironicamente, visa à ética; temos deputada dançando e festejando a vitória da corrupção, humilhando o povo brasileiro. O Brasil sofre de uma doença crônica, da qual, possivelmente, jamais se curará. Falta ética e seriedade por parte da nação. As instituições democráticas estão ameaçadas e acreditar na mudança através do simples voto é quase uma utopia. Não adianta mais esperar a política como escolha pela situação mais adequada. É preciso se organizar para mudar, Lutar e exercer a verdadeira soberania do povo. Quanto à cena grotesca ocorrida em Copacabana em que, mais uma vez, a polícia demonstrou toda sua falta de preparo (não por culpa da instituição, mas por razões mais intrísecas e complexa para uma simples análise) eu, data venia, discordo do Thiago. Embora os fatos não estejam esclarecidos, parece-me que o assaltante começou atirando nos policiais (inclusive um dos tiros atingiu a cabeça de um guarda) o que, numa situação como a em epígrafe, entendo que seja plausível a atitude de revide das autoridades, porém, sem exasperar para as linhas do excesso e combatendo inexoravelmente a repugnante execução.

9:06 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Hey,

sei lá.

1. O Brasil se contaminou mui profundamente com o pensamento "esquerdista" e a decepção com as miragens proporcionadas por ele tendem a abrir espaço, até em mentes notavelmente brilhantes, para o radicalismo. Não devíamos é ter sido ingênuos, em primeiro lugar.

2. A parte mais problemática da crise política atual não advém de "roubo", até onde me lembro: tem dinheiro sendo lavado, empresa pagando deputado, financiando parente de fulano, OK, mas não roubo (o que não quer dizer que não tenha havido algum). Sem essa de dizer que "a culpa é da roubalheira". Quem rouba no sentido "aureliano" é prefeito pé-de-chinelo.

3. Se a bandidagem reage, que a polícia dê o troco. Há alguém que disse "os homens são mais gentis em sociedades bárbaras, porque sabem que não podem ser indelicados sem se arriscar a uma machadada na cabeça".

4. E não é que a Regina Duarte estava certa? =D

5. Hey Thiago, você não tá na Globo: sua "audiência" não se interessa apenas pelo Orkut, somos (acho) no mínimo aspirantes a universitários!!!! Ainda que haja algum de meia pataca.

Até.

4:35 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Ah, e já ia esquecendo!!! O corpo do podre Valdemar ainda nem esfriou na sepultura, ainda não é "saudoso" =)

4:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Thiago!
pois é... assuntos mais politicos confeso que nao sei o que rola, mas tenho um desinteresse, por achar de cara que nao consigo acompanhar. Daí me excluo.
O Palhaço morreu!

Beijos!!! Taís

6:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, meu primeiro comentário no seu blog. Não participei antes pois estava ocupado vendo as novelas pela TV, ou olhando o orkut como vc disse.

Mto pertinente suas observações, apesar de não concordar com elas (novidade né?)

Primeiro lugar, sou a favor da vida. Acho q a ação dos policiais foi péssima, mas eu no lugar deles tb teria matado aquele fdp. Às vezes a razão é perdida né..e qto mais o tempo passa, menos paciente eu fico.

Segundo lugar, o povo não está rindo da palhaçada no Congresso. Vc sabe q eu sempre fui o primeiro a atacar o povo por achar inerente ao mesmo o poder de revolução e mudanças. Mas nesse caso ele não tem culpa. O q fazer com a pizzaria? Pintar a cara? Fala sério..quem pintava a cara era o Carequinha...

Terceiro Lugar, não vi seus outros comentários. Como disse, eu estava entretido vendo malhação e o orkut. Vou dar uma olhada depois..

Abs.

9:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu iria começar com hahaha mas tah foda msm!pow nego dizendo q se estivesse lá iria robar dinheiro tbm...eh foda td mundo se axa esperto + no fundo saum uns completos idiotas...para td ação uma reação...eh eu pensava q era assim,mas agora tenho certeza q naum eh.

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eh o povo brasileiro, enganados por si msms. Dizem q roubariam qd estao sendo roubados. Rir eh a soluçao pra mts. Esperar as eleiçoes pra tentar mudar o pais? De q adianta qd todos os politicos sao corruptos. Isso de eleiçao nao tah dando soluçao. Mas tb o q dara? Rir? Talvez, prefiro esperar as proximas e ver se arrumamos a bagunça.Pq "somos brasileiros e nao desistimos nunca"

5:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sendo um dos 200 e tantos milhões de palhaços que sobraram para continuar entretendo a corja de Brasília eu concordo com a maioria das suas observações. Só não estou com peninha do pobrezinho do bandidinho que já foi tarde. O desgraçado, que o diabo o carregue, deveria ter morrido antes de assassinar dois inocentes, um homem de 51 e um anos morto na frente da mulher e um jovem policial de 23 anos e ferir mais seis pessoas inclusive um sem teto. A policia dessa vez não agiu precipitadamente. O sujeito estava armado com duas pistolas!!!!! Não dá para capturar vivo um cara com essa disposição.

4:02 AM  
Blogger Hugo Mendes Guimarães said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:57 AM  
Blogger Hugo Mendes Guimarães said...

...rs
"Em roma , faça como os romanos!"

"é mais facil viver sem questionamento,chegar nas portas da morte e descobrir que nao se viveu."

"Por mais que voce se importe, algumas pessoas simplesmente nao se importam.."

Caro thiago .o assunto POLITICA,ao meu ver,perdeu o interesse,as pessoas simplesmente preferem nao ver,nao acompanhar,nao discutir,por que simplesmente amanha eles quebram o verbo e a lei, e invalidam o depoimento de um caseiro no meio do proprio ato de depor...

o q sobra de força pra lutar contra isso é esmagado a cada situacao dessas que assistimos calados.

Malhacao e BBB ditam moda,comportamento e estilo atual.

quem quer saber de existencialismo frances ou dos ideias de algum partido de esquerdista?

Mais facil usar bone da DIESEL e cordao de prata.

abraco

10:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caros comentadores,
só quero pontur duas questões aqui:

1. A maneira despreparada e insana como age a Polícia carioca é reprovável e o tiroteio no meio de uma área urbana da grandeza na Av. N. S. de Copacabana é desprezível. Vidas foram postas em risco e isso não está certo. Fica para a reflexão: a morte do bandido a qualquer preço, como no caso dessa perseguição, não vale as outras vidas atingidas; o sistema carcerário precisa entrar no debate público e nós, o povo, precisamos nos esclarecer e discutir o assunto, pois só assim entrará em pauta.

2. O desinteresse político por boa parte da população deveria aumentar com esses escândalos e não nos dopar ainda mais, isso é ainda mais revoltante, pois é com o desinteresse da população que muitos políticos aprontam e se valem dos benefícios do poder. Vamos acordar!

11:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mto bom seu texto! e concordo com vc.. a populaçao eh alienada... só quer saber de fofocas, novels e orkut msm.. ngm se preocuipa com a atual situacao do país...
continue escrevendo, mto bons seus textos
bjos!

1:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Voltando da inatividade...

Bom, depois de um tempo ausente por motivos diversos eis-me aqui novamente. A maioria da população sempre se sentiu excluída do poder e sempre teve um quê de deixar rolar. Isso não tem solução a curto prazo, eu acho.

Concordo um pouco com o outro Thiago aí, no momento acho que a única resposta à pizzaria pode ser dada se nenhum desses réus confessos, a dona da dança do mensalão, os articuladores do governo que lutam tão ferozmente pra negar que houve mensalão e que ninguém sabia de nada não forem eleitos esses ano...

Quanto a polícia acho que não dá pra cobrar muito de quem não é preparado. Qual o preparo que se exige pra que alguém vire PM no Brasil?

É isso.

Abraço

11:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

o teu Flog está explêndido, parabéns thiago!!! matérias super atuais, com um texto simples porém muito instrutivo...

8:40 PM  

Postar um comentário

<< Home