segunda-feira, abril 03, 2006

Não dizem nada mas falam de tudo

Lendo os jornais, a gente repara nas curiosas notícias que são repercutidas à exaustão e na divulgação improvável de alguns fatos ocorridos. Muitos são os exemplos. Podemos pensar nos 'passinhos infelizes' com os quais a deputada do PT comemorou a absolvição do seu colega e que já ocupam os noticiários há mais de uma semana.

Alguns fatos, mesmo que não tão importantes, ganham muito mais relevância em detrimento de outros. Se por um lado o ministro da Fazenda cai, por outro o Brasil vai para o espaço (trocadilho pertinente), ainda que de maneira imbecil, já que não desenvolve a sua própria tecnologia espacial e paga para pôr um astronauta em órbita e depende de outros países. O fato não é discutido mas pouco importa, todos fazem festa.


Há poucas semanas, um general do exército deu uma carteirada num aeroporto em S. Paulo e mandou voltar um avião da pista que estava prestes a decolar e, pra completar a estotinha-que-só-acontece-no-Brasil, a companhia aérea fez descer dois passageiros para que o ilustre general embarcasse com a sua senhora. Notícia que se tornou vazia já que, além de não acontecer nada com o milico, o Comando Militar do Leste, encabeçado pelo mesmo general, se reuniu para comemorar na semana passada os tantos anos do Golpe Militar de 64, exaltando o Golpe e pouco se falou nisso.


Os escândalos que governo e 'oposição' compartilham são claramente tratados de maneira diferenciada na sua importância e estamos em geral muito mais esclarecidos sobre o caixa 2 do PT, mas alguém vai mesmo saber como é que foi o episódio do Azeredo ou o desvio de recursos da Nossa Caixa no governo Alckmin em SP?


De qualquer forma, as notícias e reportagens mostram uma coisa: o que importa mesmo é falar. Dos meninos do tráfico (que servem muito mais a um apelo de audiência do que uma discussão sobre a questão) à nova dieta milagrosa, pouco se dá a devida importância e cuidado ao tema ao ser abordado. Todo o bombardeio de críticas políticas e o esgotamento e desgaste de fatos corriqueiros, posto que são tratados de modo vazio, revelam que não há mais o que falar: não dizem nada mas falam de tudo.

Thiago Mattos

Marcadores: ,

2 Comments:

Blogger Seu Cuca said...

Ha!

Guardei isto como um monumento à imbecilidade da imprensa nacional: http://clientes.unig2001.com.br/~bill/capa.jpg .

Ora pregos, qual a função informativa da manchete que ressalta o fato das "mensaletes" serem jovens?

Até?

1:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

O objetivo da imprensa do país sempre foi vender jornal.

bjos

4:06 PM  

Postar um comentário

<< Home