sábado, maio 06, 2006

Legalize já

Sempre na primeira semana de maio, cerca de 200 cidades do mundo inteiro se organizam anualmente para promover a Global Marijuana March. Esse ano, o comitê da cidade do Rio de Janeiro resolveu inovar. Após concluir que apenas a reivindicação pela legalização da maconha em si não basta para encerrar a violência ligada ao tráfico de drogas, a Marcha pela Legalização das Drogas resolveu discutir também a legalização de outras drogas ilícitas como a cocaína, a heroína e o crack.

A manifestação que marchou pelo centro da cidade reuniu dezenas de corajosas pessoas – estudantes, profissionais liberais, militantes, ativistas e transeuntes entusiastas – chamando a atenção das pessoas que saíam do trabalho. Diferentemente do que se pensa, os organizadores – Movimento Nacional Pela Legalização das Drogas e a ONG Psicotropicus – não fizeram nenhuma apologia às drogas e tampouco houve o consumo de qualquer droga ilícita durante a passeata.

“Na nossa opinião, hoje a proibição das drogas é muito pior do que os efeitos nocivos das drogas em si”, declarou Renato Cinco, um dos organizadores da Marcha. Para ele, a política de proibição das drogas está falida e a violência (tanto a gerada pela disputa de pontos de vendas entre os traficantes, quanto a que envolve a repressão policial) é inerente à questão tal qual ela funciona. “Nós não estamos fazendo um movimento para estimular ninguém a usar drogas, mas para discutir com a sociedade uma outra abordagem do problema, uma abordagem que não traga a violência como conseqüência”, disse Cinco.

O tema levanta prós e contras e precisa ser entendido através de uma discussão ampla que supere os preconceitos. Segundo os organizadores da Marcha, a legalização das drogas acompanharia uma série de medidas paralelas, como a implementação de uma política de redução de danos dando assistência aos usuários dependentes. Precisaríamos de uma forte propaganda de esclarecimento e uma anti-propaganda ao consumo, tudo isso seria feito com o dinheiro que hoje é usado no combate às drogas e arrecadado com os impostos que elas proporcionariam.

A cidade do Rio de Janeiro, entretanto, apresenta uma realidade singular, diferente de qualquer outra cidade do mundo pela maneira como o tráfico de drogas opera. Com uma visão mais marxista podemos até perceber a luta de classes que sobe os morros e anda pelos becos das favelas cariocas seja na perseguição ao traficante, seja na criminalização do usuário. Assim, o discurso ideológico que vem se difundindo é o mesmo que justifica o uso da violência pelo Estado contra as populações mais pobres, que vivem nos morros.

A guerra cotidiana do tráfico no Rio de Janeiro criminalizou a pobreza e, desta forma, as favelas cariocas são tratadas como se fossem territórios inimigos. A polícia corrompida não mais protege; ela invade, ocupa e mata. O traficante, vítima do sistema que usa a droga como pano de fundo, é apenas um parafuso descartável de toda a engrenagem que movimenta grandes somas de dinheiro e poder. O usuário, jogado no mesmo caso de gatos, é achacado pelos mesmos policiais e culpado pelo seu prazer.

De qualquer forma, a discussão puxada pela Marcha não se encerra aqui. Precisamos trocar experiências, nos informar acerca dos interesses existentes por trás da política anti-drogas, entender o que e a quem o tráfico de drogas está sustentando e, antes de tudo, estarmos dispostos a reconsiderar nossa opinião. O tema é rico e a discussão é urgentemente válida.

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

27 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o Planet Hemp já dizia... "legalize já, legalize já uma erva natural não pode te prejudicar..." realmente vivemos num paradoxo referente a esta matéria, pois como legalizar essa e outras drogas num Estado brasileiro? é meio incoerente isso pois se legalizar pode diminuir a violência ou aumentar em progressões geométricas, será que os cidadãos estão prontos para sentir o cheirinho da erva dentro dos coletivos ou em qualquer outro lugar? devemos passar por uma reciclagem educacional sobre os prós e contras dessa e de outras drogas... pois o pior cego é aquele q não quer ver. Hoje eu sou contra aliberação mas num tempo vindouro posso ser a favor depende somente da sociedade...

7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Segundo um relatório divulgado pelas Nações Unidas em 2001, foi estimado em aproximadamente, 180 milhões de pessoas, ou 4% da população mundial com mais de 15 anos, o número de consumidores de drogas em todo o mundo. A maconha e o haxixe são as drogas mais consumidas com 144 milhões de usuários, seguidas pelas anfetaminas e estimulantes como o ectasy, com 29 milhões. As drogas sintéticas superaram as tradicionais como a cocaína e a heroína com respectivamente 14 milhões e 13,5 milhões de usuários. O núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao uso de Drogas (NEPAD) constatou em março de 2001 que o Rio de Janeiro possuia naquela época, 400 mil dependentes de cocaína carentes de atendimento especializado. Infelizmente pode-se notar que todos esses dados são incompletos pois não incluíram os dependentes e usuários sistemáticos de alcool, calmantes, analgésicos, antidepressivos, anabolizantes, nicotina. Só no Brasil existem 35 milhões de alcoolátras. Nos Estados Unidos pouco mais de 15 milhões. Creio que a implementação de uma politica para redução de danos em caso de legalização no brasil é totalmente utópica pois o povo em sua grande maioria é servido pelo SUS.

11:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

É...

também sou absolutamente contra a legalização. E o MV Bill (que artisticamente desconheço) também; afirma em entrevista concedida recentemente à revista Época que a legalização "é papo de maconheiro".

O comentário de cima que fala do SUS me pareceu muito apropriado e vou além: a "anti-propaganda" só é usada para o cigarro porque é um caso em que se teve de tomar o caminho inverso - ele "já estava" liberado e caminha-se cada vez mais para uma proibição (propaganda só depois das dez, sem identificação com o sucesso, não pode patrocinar determinados eventos, etc).

Em um país com altos índices de desemprego e pobreza espera-se o quê? Vamos deixar mais alguns milhares de pais de família e adolescentes rebeldes ainda mais ferrados? Vamos bater palmas pra maluco dançar, dar corda pras pessoas se enforcarem, onerar mais uma Saúde falida por razões RECREATIVAS?

Quanto à "luta de classes", o tráfico está ganhando cada vez mais poder e influência. Na Via Show (eu fui uma vez) ouvi

"O Rio todo agora é Beira-Mar
Guerreiro de verdade
Não abandona a missão"

sendo cantado em uníssono! Se dermos força a esse lado do enfrentamento, é o que veremos cada vez mais, é o que vai entrar pelas nossas janelas e invadir nossos ouvidos!

(quando ouço esses funks me dá uma puta saudade dos malditos baianos, pagodeiros ou dos sertanejos enchendo o saco o dia todo)

A polícia tem que ser reformada. O Estado tem que criar centros de recuperação oficiais, de onde o viciado saia recuperado. E o tráfico tem que ser e-l-i-m-i-n-a-d-o.

Fim. No drugs.

12:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

legalize ja maconha! quanto a outras drogas nao tenho conhecimento para falar alguma coisa... mas a proibicao nao se sustenta mais, alem das guerras que causa. entao mais do que moralista, e preciso ser realista

11:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Morri cedo porque usei drogas demais (Janis Joplin, Kurt Cobain, John Belushi, Raul Seixas,Elis Regina,Ian Curtis, Shannon Hoon,Jim Morrison,Sid Vicious,Keith Moon, John Bonham,Tim Maia, Jerry Garcia,Mark Sandman, Charlie "Bird Parker", Layne Stanley,Hillel Slovak,Mama Cass, Jack Kerouak,River Phoenix,Brian Epstein,Phillip Lynott,James Honeyman Scott,James Marshall Hendrix.

10:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

A Souza Cruz Já registrou a marca de cigarro Marley em caso de legalização da maconha. Precisa falar mais?

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

1º LUGAR - É uma tremenda de UMA DEMAGOGIA E UMA MENTIRA DIZER QUE A LEGALIZAÇÃO DE TAIS DROGAS IRÁ ATENUAR A VIOLÊNCIA, PELA QUAL SEUS FORNECEDORES, DISTRIBUIDORES E CONSUMIDORES (TAMBÉM FINANCIADORES) SÃO RESPONSÁVEIS!!!! Ao contrário, irá aumentar, a começar pela VIOLÊNCIA À SAÚDE HUMANA!!! A legalização do cigarro, por exemplo, faz c/ que tal droga seja, de acordo c/ a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde), a maior causa da destruição da vida humana no planeta!!! Por analogia, a legalização trará c/ certeza o aumento incontrolável do consumo, a partir da adolescência, até porque tais drogas, inclusive a maconha (há muitos anos não mais "pura") têm aditivos químicos p/ estimular a DEPENDÊNCIA. ESTÁ MAIS DO QUE PROVADO QUE TODAS AS DROGAS QUE OS XINXEIROS E BURGUESES DO NARCOTRÁFICO QUEREM LEGALIZAR CAUSAM SÉRIOS PREJUÍZOS FÍSICOS (olhos vermelhos, falta de apetite, pulmonares, cardíacos e até em alguns casos sexuais) E PSÍQUICOS (diminuição da atenção, dos reflexos, "alegrias fantasiosas" seguidas de forte depressão levando a consumir mais, dependência, inconsciência, raiva, angústia, etc) CADA VEZ MAIORES ESTIMULADOS POR ADITIVOS QUÍMICOS ESTIMULANTES P/ A DEPENDÊNCIA, LEVANDO EM VÁRIOS CASOS À MORTE (overdose, assassinatos, acidentes de carro, etc). E O QUE DIZER DO AUMENTO CERTO DO NÚMERO DE ACIDENTES DE CARRO E DE CRIMES COMETIDOS POR VICIADOS, CONSEQUENTES DE UMA POSSÍVEL LEGALIZAÇÃO?!!!! Portanto, não é um problema só dos usuários e sim de toda a sociedade (INCLUSIVE DOS PASSIVOS)!!! Em caso de legalização não serão pessoas de bem que venderão drogas. Ao contrário, OS MESMOS CRIMINOSOS E ASSASSINOS QUE TERÃO PALETÓ E GRAVATA DA LEGALIZAÇÃO É QUE FORNECERÃO DROGAS!!! LUGAR DE CRIMINOSO É NA CADEIA E NÃO C/ PALETÓ E GRAVATA DA LEGALIZAÇÃO!!!

2º LUGAR - A manifestação trata de maneira demagógica a questão social e política, como se a não legalização fosse um preconceito quanto às camadas mais pobres das favelas. Vale lembrar que OS LÍDERES DO NARCOTRÁFICO DAS FAVELAS E, PRINCIPALMENTE, SEUS FORNECEDORES (BANQUEIROS, EMPRESÁRIOS ESTRANGEIROS, POLÍTICOS, SOLADADOS E POLICIAIS CORRUPTOS ENVOLVIDOS) FORMAM UMA BURGUESIA MILIONÁRIA (E QUE FICARÁ TRILHIONÁRIA C/ UMA LEGALIZAÇÃO) CRIMINOSA QUE OPRIME A MAIORIA DA SOCIEDADE, INCLUSIVE A POPULAÇÃO DAS FAVELAS!!!! Inclusive foi muito bem mostrado na televisão em filmes como "Cidade de Deus" e documentários como "Falcão" que crianças são convencidas a largar os estudos p/ trabalhar p/ o narcotráfico. ESSA BURGUESIA DEVERIA ESTAR PRESA, EXTINTA E C/ SEUS BENS DESAPROPRIADOS P/ A EDUCAÇÃO, A SAÚDE E A RECUPERAÇÃO DE VICIADOS AO INVÉS DE SER LEGALIZADA!!!

3º LUGAR - Um número cada vez maior de artistas e músicos (inclusive em muitos casos ex-usuários e ex-apologistas de drogas) estão FAZENDO PROPAGANDA CONSCIENTE E SENSATA CONTRA AS DROGAS, tais como Ozzy Osbourne (que "comia" drogas no passado...rs), Kelly Osbourne, Janes Adiction, Metálica, Sepultura, MV Bill E MUITOS OUTROS!!!

4º LUGAR - A manifestação tenta nos convencer de forma demagógica, derrotista e niilista de que não é possível um combate às drogas. S/ dúvida, O COMBATE ÀS DROGAS É DIFÍCIL, PORÉM MAIS DO QUE NECESSÁRIO E PERFEITAMENTE POSSÍVEL, DESDE QUE HAJA CONSCIENTIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E PRESSÃO DE TODA A SOCIEDADE. Sigamos o exemplo da Itália, onde vários chefões do narcotráfico nas mais diversas esferas do poder (dirigentes, políticos, empresários, banqueiros, etc) foram presos e uma forte campanha de conscientização nas escolas e nas famílias e pela mídia têm sido feita. PRESSIONEMOS O GOVERNO, A POLÍCIA, A JUSTIÇA E O CONGRESSO POR MAIS EDUCAÇÃO, SAÚDE, CONSCIENTIZAÇÃO, EMPREGO, MORADIA E POR UMA POLÍCIA E UM MINISTÉRIO PÚBLICO REALMENTE AUTÔNOMOS E MAIS INVESTIGATIVOS, PELA PRISÃO DOS LADRÕES DE COLARINHO BRANCO, CONTRA A CORRUPÇÃO, ETC, INDO ÀS RUAS E PARANDO O PAÍS. ISTO É MUTO ÚTIL E EFICAZ DO QUE FAZER MANIFESTAÇÕES A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO, QUE AUMENTARÁ MUITO MAIS NOSSOS PROBLEMAS!!!!!!!

10:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

JÁ REPARARAM COMO AS "DROGAS" INCOMODAM MAIS QUEM NAO AS CONSOME DO QUEM NAO AS CONSOME?

QUEM ESCREVEU O TEXTO ACIMA COM CERTEZA É POLICIAL, A POLÍCIA TEM MUITO INTERESSE EM MANTER A PROIBIÇAO, ASSIM COMO O CHAMADO TRÁFICO, DOIS LADOS DA MESMA MOEDA.

LEGALIZAÇAO SIGNIFICA RACIONALIDADE, JUSTIÇA, SENSATEZ, MERCADORIA EM FALTA NESSA REPUBLIQUETA DE BANANAS QUE É O BRASIL, COM ESSE POVINHO PORCO E MAL-EDUCADO.

ESTOU NA AMERICA DO NORTE E ACHO QUE SÓ QUANDO LEGALIZAREM POR AQUI - O QUE NAO VAI DEMORAR MUITO - É QUE VAO LEGALIZAR AÍ...

NA VERDADE MUITO POUCA GENTE ENTENDE DESTE ASSUNTO, O QUE VEMOS É PRECONCEITO, BURRICE E MORALISMO NO DISCURSO ANTIDROGAS.

1:11 AM  
Blogger Wallace said...

Acredito piamente que a humanidade vai encontrar soluções quando os problemas se tornarem impossíveis de serem convividos. Não sei se todos sabem, mas antes de inventarem as canalizações de esgoto as pessoas que moravam em cidades viviam até os 30/40 anos (!)
Quanto a mim, estou pensando em voltar para a roça, este ano ainda acho que não tenho paciência de esperar as coisas mudarem (risos)

5:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meus queridos, deixa eu respirar primeiro...
Bem, a parte do texto que eu mais gostei resume bem o q eu penso "um sistema q usa a droga como pano de fundo", e é isso msm, pq se nao fosse a droga, seria a arma, ou remédios, ou o q fosse. O medo social q a droga causa é fruto de uma intensa propaganda burra mas eficaz. Estamos dando às costas a um problema q existe, quer vc queira ou nao e simplesmente deixar td como está nao ajuda mto.
Legalizar é regulamentar, não é liberar geral. Esse tipo de argumento tenta desmoralizar qq discussão - aliás, todos os argumentos contra a legalização fazem isso. Outro cara aí disse q é coisa de "xinxeiro", tenha paciência, como é q vc vai conversar com um cara desse, q não sabe ouvir? Que fala de violência como se ela fosse uma entidade fora da agressidade presente nas suas palavras...
Pois é, enquanto houver seres humanos tão tapados também acho q não estamos prontos pra nenhuma discussão sobre o assunto.
À propósito, Thiago, belo texto!

9:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ihhhh Thiago.. agora com fotinhas... muito bom!!!
Beijos!

10:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

O álcool e o tabaco são consumidos irresponsavelmente, talvez as drogas mas perigosas, uma porrada de consumidores e ninguém tem nenhuma problema se tiver um vizinho, amigo ou parente que fuma ou que bebe. A legalização não tem nada a ver com permitir todo mundo ficar doidão, q idéia!
O maior problema do tráfico é que ele faz um 'servuço sujo' que o Estado tolera mas não quer se responsabilizar pelas consequências. O que resta então?
Hiprocrisia dos moralistas e descaso do estado.
Minha pergunta é: e se o álcool viesse a ser proibido e o tabaco também? Os mesmos moralistas iam deixar de beber e fumar por causa disso? Ou melhor, já q falam sobre a "saúde humana", por que tanta gente fuma e bebe se sabe q faz mal? Por q toma café, já q café tb é uma droga? Por q come açucar?
Alguém se habilita a responder?

11:23 AM  
Blogger Seu Cuca said...

Eu me habilito.

Sim, se o cigarro e o álcool fossem proibidos eu seria obrigado a parar de beber.
Sociedade é isto: depositar um pouco de sua liberdade em um "saco comum" para aproveitar o que lhe resta (você não pode andar pelado, mas também não corre o risco de ser comido por uma onça no Centro do Rio).
A lei é a lei.

Abraço.

12:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em nossos dias as drogas ilegais são o principal bode expiatório da crise moral e ética que devasta o mundo. De acordo com os reacionarios, seriam a única razão da instabilidade, violência e desagregação social. Na verdade as drogas e o seu combate, são elementos importantes do poder coercivo do Estado, do enriquecimento fácil em todas as camadas sociais e é o aparente motivo para a intervenção de superpotências econômicas em Estados soberanos (Colômbia, Afeganistão). A droga mais terrivel é lícita e está irremediavelmente associada a sensualidade (loura gelada), e violência. O alcool atua no sistema límbico, a região do cérebro ligada as emoções profundas e é frequentemente responsável pelos casos de violência e homicidios registrados em hospitais e delegacias. É aceito culturalmente e está escondido em inócuas latinhas de aluminio ou garrafas com lindos logotipos. O pior de tudo é que o alcoolatra só se dá conta do estrago quando o seu casamento acabou, arrumou briga com meio mundo, está endividado e mergulhado em uma psicose tóxica. A ilegalidade das drogas têm suas bases no estigma social e racial imposto as culturas consideradas "primitivas e inferiores" como a indigena e a africana. Essas culturas sempre usaram drogas em ritos iniciáticos. O tabaco, cultivado pelos ameríndios caiu no gosto do homem branco e teve ampla aceitação no mercado europeu. Era usado como escambo(troca) de escravos africanos. No Brasil no período da colonização ocupava o segundo lugar nas exportações depois da cachaça. Apesar de todas as campanhas antifumo as folhas de fumo figuram no emblema nacional brasileiro(irônico nâo?.)A maconha foi difundida nas Américas pelos sudaneses e bantos de Angola. Foi chamada "Fumo de Negro", "Erva Maldita" e "Diamba". A apatia fisica causada pela droga diminuia a produtividade dos escravos e por isso tornou-se impopular entre os colonizadores. O THC Delta 9 (TETRAHIDROCANABINOL) é o seu principio ativo e é responsável por psicose tóxica podendo desencadear inclusive o disturbio bipolar e surtos esquizofrênicos. Sou alcoolatra mas estou limpo desde 1996. Tambem fui usuário de maconha, e infelizmente portador de disturbio bipolar decorrente do uso ocasional de maconha e alcool, tambem sob controle. Acho que a legalização alcançará com muito mais facilidade pessoas compulsivas. O Jogo é ilegal, mas os bingos são legais e milhares de pessoas estão indo à falência devido a compulsão. Abraços

1:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em nossos dias as drogas ilegais são o principal bode expiatório da crise moral e ética que devasta o mundo. De acordo com os reacionarios, seriam a única razão da instabilidade, violência e desagregação social. Na verdade as drogas e o seu combate, são elementos importantes do poder coercivo do Estado, do enriquecimento fácil em todas as camadas sociais e é o aparente motivo para a intervenção de superpotências econômicas em Estados soberanos (Colômbia, Afeganistão). A droga mais terrivel é lícita e está irremediavelmente associada a sensualidade (loura gelada), e violência. O alcool atua no sistema límbico, a região do cérebro ligada as emoções profundas e é frequentemente responsável pelos casos de violência e homicidios registrados em hospitais e delegacias. É aceito culturalmente e está escondido em inócuas latinhas de aluminio ou garrafas com lindos logotipos. O pior de tudo é que o alcoolatra só se dá conta do estrago quando o seu casamento acabou, arrumou briga com meio mundo, está endividado e mergulhado em uma psicose tóxica. A ilegalidade das drogas têm suas bases no estigma social e racial imposto as culturas consideradas "primitivas e inferiores" como a indigena e a africana. Essas culturas sempre usaram drogas em ritos iniciáticos. O tabaco, cultivado pelos ameríndios caiu no gosto do homem branco e teve ampla aceitação no mercado europeu. Era usado como escambo(troca) de escravos africanos. No Brasil no período da colonização ocupava o segundo lugar nas exportações depois da cachaça. Apesar de todas as campanhas antifumo as folhas de fumo figuram no emblema nacional brasileiro(irônico nâo?.)A maconha foi difundida nas Américas pelos sudaneses e bantos de Angola. Foi chamada "Fumo de Negro", "Erva Maldita" e "Diamba". A apatia fisica causada pela droga diminuia a produtividade dos escravos e por isso tornou-se impopular entre os colonizadores. O THC Delta 9 (TETRAHIDROCANABINOL) é o seu principio ativo e é responsável por psicose tóxica podendo desencadear inclusive o disturbio bipolar e surtos esquizofrênicos. Sou alcoolatra mas estou limpo desde 1996. Tambem fui usuário de maconha, e infelizmente portador de disturbio bipolar decorrente do uso ocasional de maconha e alcool, tambem sob controle. Acho que a legalização alcançará com muito mais facilidade pessoas compulsivas. O Jogo é ilegal, mas os bingos são legais e milhares de pessoas estão indo à falência devido a compulsão. Abraços

1:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em nossos dias as drogas ilegais são o principal bode expiatório da crise moral e ética que devasta o mundo. De acordo com os reacionarios, seriam a única razão da instabilidade, violência e desagregação social. Na verdade as drogas e o seu combate, são elementos importantes do poder coercivo do Estado, do enriquecimento fácil em todas as camadas sociais e é o aparente motivo para a intervenção de superpotências econômicas em Estados soberanos (Colômbia, Afeganistão). A droga mais terrivel é lícita e está irremediavelmente associada a sensualidade (loura gelada), e violência. O alcool atua no sistema límbico, a região do cérebro ligada as emoções profundas e é frequentemente responsável pelos casos de violência e homicidios registrados em hospitais e delegacias. É aceito culturalmente e está escondido em inócuas latinhas de aluminio ou garrafas com lindos logotipos. O pior de tudo é que o alcoolatra só se dá conta do estrago quando o seu casamento acabou, arrumou briga com meio mundo, está endividado e mergulhado em uma psicose tóxica. A ilegalidade das drogas têm suas bases no estigma social e racial imposto as culturas consideradas "primitivas e inferiores" como a indigena e a africana. Essas culturas sempre usaram drogas em ritos iniciáticos. O tabaco, cultivado pelos ameríndios caiu no gosto do homem branco e teve ampla aceitação no mercado europeu. Era usado como escambo(troca) de escravos africanos. No Brasil no período da colonização ocupava o segundo lugar nas exportações depois da cachaça. Apesar de todas as campanhas antifumo as folhas de fumo figuram no emblema nacional brasileiro(irônico nâo?.)A maconha foi difundida nas Américas pelos sudaneses e bantos de Angola. Foi chamada "Fumo de Negro", "Erva Maldita" e "Diamba". A apatia fisica causada pela droga diminuia a produtividade dos escravos e por isso tornou-se impopular entre os colonizadores. O THC Delta 9 (TETRAHIDROCANABINOL) é o seu principio ativo e é responsável por psicose tóxica podendo desencadear inclusive o disturbio bipolar e surtos esquizofrênicos. Sou alcoolatra mas estou limpo desde 1996. Tambem fui usuário de maconha, e infelizmente portador de disturbio bipolar, desenvolvido pelo uso ocasional de maconha e alcool. Passei por duas clinicas psiquiatricas... Acho que a legalização alcançará com muito mais facilidade pessoas compulsivas como eu. O Jogo é ilegal, mas os bingos são legais e milhares de pessoas estão indo à falência devido a compulsão. Gostaria de deixar claro que sou ateu e agradeço a minha volta a dias melhores, ao meu médico e a minha boa vontade com o tratamento, que não é fácil.Tambem não acredito que todos são compulsivos e cairão nessa armadilha, mas todo o cuidado é pouco pois não existe um diagnóstico precoce. Abraços

1:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

A grande verdade é que aqueles que querem a legalização de tais drogas são seus usuários e, principalmente, aqueles que já ganham muito dinheiro c/ o narcotráfico e que s/ dúvida ganharão muito mais c/ a legalização e que estão financiando verdadeiramente essa propaganda demagógica e mentirosa a favor da legalização. Vale lembrar que enquanto o cigarro (droga legalizada) é a maior causa de destruição da vida humana no planeta segundo a O.M.S., a Souza Cruz e várias multinacionais fabricantes do cigarro arrecadam bilhões por ano. Além disso, os chefões dos tráficos nos morros e, principalmente, seus fornecedores no asfalto (banqueiros, empresários, políticos, etc), ou seja, toda a burguesia narcotraficante é milionária (enquanto milhões de pessoas no Brasil e no mundo morrem e/ou ficam doentes c/ o consumo da droga) e ficará trilhionária c/ a legalização.
Tais usuários e defensores da legalização, não tendo argumentação alguma, apelam p/ chavões taxando quem é contra a legalização de "reacionário" ou "policiais", como se eles fossem "progressistas" ou "revolucionários". No entanto se esquecem ou fingem esquecer que o comércio de tais drogas são uma das graves consequências da exploração do sistema capitalista, alienando, envenenando, corrompendo e matando a juventude. Vale lembrar que existem várias crianças de rua e estudantes que abandonam os estudos e até suas famílias p/ serem "educados" nas drogas, consumindo-as inclusive, e "empregados" em seu comércio. Estes hipócritas e falsos "revolucionários" que dizem defender a saúde pública se contradizem totalmente defendendo a legalização de drogas que só trazem malefícios à saúde humana e que aumentarão muito mais o elevado número de doentes e de mortos pelo aumento inevitável do consumo c/ a legalização.
Vale lembrar também a opressão do Japão sobre a China na Guerra do Ópio.
O CAMINHO "REVOLUCIONÁRIO" P/ A JUVENTUDE TRANSFORMAR A SOCIEDADE P/ TORNÁ-LA VERDADEIRAMENTE + JUSTA É POR MEIO DA EDUCAÇÃO (POLÍTICA, CIDADÃ ATIVISTA, PROFISSIONAL, FAMILIAR, RELIGIOSA, ETC) E NÃO POR MEIO DA ALIENAÇÃO, DA OPRESSÃO, DA EXPLORAÇÃO, DA CORRUPÇÃO, DAS DOENÇAS E DAS MORTES TRAZIDAS PELO COMÉRCIO E PELO USO DE TAIS DROGAS!!!!

4:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Qual o fundamento filosófico para a proibição da maconha? É droga e faz mal à saúde. Beleza. Agora, o que não faz mal à saúde?
Gordura, chocolate, carne vermelha? Chocolate e café dão onda!!!!! Quando um chocólatra quer parar de comer ele recebe o mesmo tratamento médico de um viciado em heroína. Pq umas drogas podem e outras não?

Álcool e cigarro eu nem comento. Eu posso ir ao supermercado ao lado de casa, comprar uma garrafa de Natasha e tomá-la inteira na frente de qualquer policial, na frente da minha avó e de um padre!E vou ficar transtornado!
Mas não posso fumar maconha em lugar nenhum.
Em termos de danos para a sociedade quem é mais perigoso? Um maluco que tomou três copos de pinga ou um maluco que queimou um baseado? Quem já fumou sabe que tudo que vc não fica quando está chapado é violento.

É uma hipocrisia sem tamanho álcool ser liberado, cigarro ser liberado (o cigarro é uma parada tão merda que mata até que não fuma!) e maconha não.

E pq será que isso ocorre?
Já vimos que a questão do fazer mal ou oferecer perigo à sociedade são falácias!

Vc pode vender armas, bebida e cigarro, mas maconha, não!
Qual desses faz mais mal à sociedade?

Desconfio que isso tenha alguma coisa a ver com o fato da maconha não ser produzida nos EUA.
O Brasil adotou a postura americana (inédito!) de combate às drogas e não a Européia, de tolerância.

Se a maconha fosse legalizada o dinheiro iria todo para países subdesenvolvidos. Duvido que se a melhor maconha do mundo fosse plantada nos EUA ela não seria liberada....

Como já diria Chris Rock: Only white (cigarros, armas e bebida) can profit from pain!!!!!

4:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

homem fumaça: foi sagaz!
à propósito... quem tem seda?

11:35 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Ops...

O governo holandês está "revendo" a política para drogas em seu país, uma vez que já se verificou que ela não propicia turismo "de boa qualidade".

(Informação colhida via NET, programa Manhattan Connection, às 23:45 de domingo)

Aparentemente na terra da tolerância, ao menos em parte, a legalização demonstra (como já demonstrava há um bom tempo) problemas.

Abraço.

Ps. NÃO, eu NÃO estava vendo o Diogo Mainardi num domingo à noite, de propósito! Foi SEM QUERER!

12:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

hahuahua...
diogo mainardi, ninguém merece, o q q é aquilo, hein?
Gente, vamos fazer igual ao Chico Buarque fez no seu CD novo e apoiar a legalização, é o melhor pra td.
Beijos.

9:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente é impossível levar a sério, SÓ RESTANDO RIR, o comentário do "sagaz homem fumaça" (é desnecessário perguntar se ele é usuário...rs), que quer comparar gordura, carne vermelha, chocolate e outros elementos nutricionais gostosos cujo APENAS EXCESSO DO CONSUMO faz mal à saúde humana E QUE NÃO VÃO AO CÉREBRO, c/ cocaína, heroína, maconha, LSD e outros tóxicos QUE INDEPENDENTE DA QUANTIDADE CONSUMIDA AFETAM NEGATIVAMENTE vários órgãos (pulmões, coração, olhos, etc) E O ESTADO MENTAL (diminuição da atenção, da memória e dos reflexos, alucinações, depressão, dependência, etc). Em relação à comparação c/ o álcool e o cigarro, drogas legalizadas, um erro não justifica o outro de legalizar drogas ainda piores, CAUSANDO ASSIM MUITO MAIS PROBLEMAS. Quero parabenizar o "Seu Cuca" por lembrar bem dos problemas de países que tem sérios problemas c/ tais drogas legalizadas.
P/ encerrar de vez esta FALSA POLÊMICA e desmistificar as MENTIRAS de que tais drogas ilegais fazem bem à saude humana, EXRAÍ DE UM SUBSITE DO TERRA DE MEDICINA (por acaso o "sagaz homem fumaça" entende mais de saúde que algum médico?!...rs), COPIEI E COLEI ABAIXO O PRINCÍPIO ATIVO E OS EFEITOS DE CADA UMA DAS DROGAS ILEGAIS, CUJOS USUÁRIOS E CUJA BURGUESIA NARCOTRAFICANTE MILIONÁRIA (QUE FICARÁ TRILHIONÁRIA C/ A LEGALIZAÇÃO) QUEREM DAR UMA PERMISSÃO "LEGAL" DO COMÉRCIO À TODA A SOCIEDADE. LEIAM TODO O ESCRITO ABAIXO C/ ATENÇÃO E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

COCAÍNA

Princípio ativo - A cocaína é uma droga sintetizada em laboratório e sua matéria prima é a folha de um arbusto denominado Erytroxylon coca. A fórmula química da cocaína é 2-beta-carbometoxi-3betabenzoxitropano e essa substância age na comunicação entre os neurônios prolongando a ação de uma outra substância chamada dopamina.
A cocaína pode ser consumida de várias formas mas o modo mais comum é "aspirando" a droga, que normalmente se apresenta sob forma de um pó. Consumidores mais inconseqüentes chegam a injetar a droga diretamente na corrente sangüínea, o que eleva consideravelmente o risco de uma parada cardíaca irreversível, a chamada "overdose fatal".

Efeitos - Os efeitos da cocaína no corpo do ser humano depende das características da droga que está sendo consumida já que, como em seu processo de refino são misturados diversos produtos como cimento, pó de vidro e talco, a droga perde em pureza ficando mais ou menos poderosa.

Euforia, excitação, sensação de onipotência, falta de apetite, insônia e aumento ilusório de energia são as primeiras sensações que o consumidor de cocaína tem. Esse efeito inicial dura cerca de meia hora e logo a seguir vem uma forte depressão que leva o usuário a consumir nova dose da droga para renovar as sensações. Meia hora depois da segunda dose, a depressão volta e o usuário busca uma terceira dose, que, com certeza, vai ser seguida por uma nova depressão e assim o consumidor entra em um perigoso ciclo que o transforma em um dependente químico da droga.

O consumo de cocaína traz sérios danos ao organismo do usuário. Os problemas começam nas vias de entrada da droga, como a necrose (morte dos tecidos) da mucosa nasal ou das veias, dependendo da forma como é consumida. A quinina, uma substância que pode estar misturada à cocaína, pode levar à cegueira irreversível. Infecção sangüínea, pulmonar e coronária também estão na lista de conseqüências do uso contínuo da cocaína.

CRACK

Princípio ativo - O crack é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio. Esta droga se apresenta na forma de pequenas pedras e pode ser até cinco vezes mais potente do que a cocaína. O efeito do crack dura, em média, dez minutos.
Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra. É necessário o auxílio de algum objeto como um cachimbo para consumir a droga, muitos desses feitos artesanalmente com o auxílio de latas, pequenas garrafas plásticas e canudos ou canetas. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.

Efeitos - Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto espaço de tempo, sendo seguida por uma grande e profunda depressão. Por causa da rapidez do efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir uma nova euforia e sair do estado depressivo.
O crack também provoca hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, perda de apetite e conseqüente perda de peso e desnutrição. Com o tempo e uso constante da droga, aparecem um cansaço intenso, uma forte depressão e desinteresse sexual.

Os usuários de crack apresentam um comportamento violento, são facilmente irritáveis. Tremores, paranóia e desconfiança também são causados pela droga. Normalmente, os usuários têm os lábios, a língua e a garganta queimados por causa da forma de consumo da substância. Apresentam também problemas no sistema respiratório como congestão nasal, tosse, expectoração de muco preto e sérios danos nos pulmões.

O uso mais contínuo da droga pode causar ataque cardíaco e derrame cerebral graças a um considerável aumento da pressão arterial. Contrações no peito seguidas de convulsões e coma também são causadas pelo consumo excessivo da droga.

ECSTASY

Princípio ativo - O princípio ativo do ecstasy é o mesmo do LSD, a Metilenodioxidometaanfetamina (MDMA). Sua forma de consumo é por via oral, através da ingestão de um comprimido. Os usuários normalmente consomem o ecstasy com bebidas alcoólicas, o que intensifica ainda mais o efeito e agrava os riscos.
Efeitos - Os principais efeitos do ecstasy são uma euforia e um bem-estar intensos, que chegam a durar 10 horas. A droga age no cérebro aumentando a concentração de duas substâncias: a dopamina, que alivia as dores, e a serotonina, que está ligada a sensações amorosas. Por isso, a pessoa sob efeito de ecstasy fica muito sociável, com uma vontade incontrolável de conversar e até de ter contato físico com as pessoas. O ecstasy provoca também alucinações.

Os malefícios causados pela droga ao corpo do usuário são ressecamento da boca, perda de apetite, náuseas, coceiras, reações musculares como cãimbras, contrações oculares, espasmo do maxilar, fadiga, depressão, dor de cabeça, visão turva, manchas roxas na pele, movimentos descontrolados de vários membros do corpo como os braços e as pernas, crises bulímicas e insônia.

A principal causa de óbitos dos consumidores da droga é o aumento da temperatura corpórea que ele provoca no usuário. A droga causa um descontrole da pressão sangüínea, que pode provocar febres de até 42 graus. A febre leva a uma intensa desidratação que pode causar a morte do usuário do ecstasy. Associado a bebidas alcoólicas, o ecstasy pode provocar um choque cardiorrespiratório.

HEROÍNA

Princípio ativo - A heroína é uma variação da morfina, que por sua vez é uma variação do ópio, obtido de uma planta denominada Papoula. A designação química da heroína é diacetilmorfina.
A heroína se apresenta no estado sólido. Para ser consumida, ela é aquecida normalmente com o auxílio de uma colher onde a droga se transforma em líqüido e fica pronta para ser injetada. O consumo da heroína pode ser diretamente pela veia, forma mais comum no ocidente, ou inalada, como é, normalmente, consumida no oriente.

Efeitos - A heroína é uma das mais prejudiciais drogas de que se tem notícia. Além de ser extremamente nociva ao corpo, a heroína causa rapidamente dependência química e psíquica. Ela age como um poderoso depressivo do sistema nervoso central.

Logo após injetar a droga, o usuário fica em um estado sonolento, fora da realidade. Esse estado é conhecido como "cabeceio" ou "cabecear". As pupilas ficam muito contraídas e as primeiras sensações são de euforia e conforto. Em seguida, o usuário entra em depressão profunda, o que o leva a buscar novas e maiores doses para conseguir repetir o efeito.

Fisicamente, o usuário de heroína pode apresentar diversas complicações como surdez, cegueira, delírios, inflamação das válvulas cardíacas, coma e até a morte. No caso de ser consumida por meios injetáveis, pode causar necrose (morte dos tecidos) das veias. Isto dificulta o viciado a encontrar uma veia que ainda esteja em condições adequadas para poder injetar uma nova dose.

O corpo fica desregulado deixando de produzir algumas substâncias vitais como a endorfina ou passando a produzir outras substâncias em demasia, como a noradrenalina que, em excesso, acelera os batimentos cardíacos e a respiração. O corpo perde também a capacidade de controlar sua temperatura causando calafrios constantes. O estômago e o intestino ficam completamente descontrolados causando constantes vômitos, diarréias e fortes dores abdominais.

LSD

Princípio ativo - O nome LSD, ou LSD-25, é uma abreviatura de dietilamina do ácido lisérgico. O princípio ativo da droga é o MDMA, ou Metilenodioxometanfetamina, e apenas algumas frações de grama são necessárias para acarretar efeitos no ser humano; 0.05mg podem causar até 12 horas de alucinações.
O LSD é consumido normalmente por via oral. O droga se apresenta em cartelas subdivididas em "pontos", que é, efetivamente, onde está o princípio ativo. Para se obter os efeitos da droga, esse "ponto" é ingerido pelo consumidor, ou simplesmente deixado embaixo da língua. Além de poder ser ingerido, o LSD pode ser também fumado, apesar dessa forma de consumo ser pouco comum.

Principais efeitos - O LSD é um alucinógeno e, portanto, produz distorções no funcionamento do cérebro. Os efeitos variam de acordo com o organismo que está ingerindo a droga e de acordo com a ambiente em que ela está sendo consumida. O usuário pode sentir euforia e excitação ou pânico e ilusões assustadoras.

A droga dá uma sensação de que tudo ao redor do usuário está sendo distorcido. As formas, cheiros, cores e situações, para a pessoa que está sob o efeito da droga, se alteram, criando ilusões e delírios, como paredes que escorrem, cores que podem ser ouvidas e mania de grandeza ou perseguição. Além disso, uma pessoa sob o efeito do LSD perde o juízo da realidade e com isso a capacidade de avaliar corretamente um situação qualquer, por mais simples que possa ser.

Por perder a noção da realidade, o usuário de LSD pode se julgar capaz de fazer coisas impossíveis como andar sobre as águas, produzir fogo ou mesmo voar. O LSD também causa um fenômeno chamado de "flashback": o usuário, semanas ou meses sem consumir a droga, começa a sentir os efeitos da droga, como se tivesse acabado de consumí-la. Os flashbacks podem acontecer a qualquer momento.

No corpo, os efeitos do LSD são relativamente leves, aceleração de batimentos cardíacos, pupilas dilatadas e aumento do suor. Casos mais graves como convulsões podem ocorrer apesar de serem muito raros. O maior perigo do consumo de LSD não é, mesmo em doses mais fortes, de intoxicação física, mas suas conseqüências psíquicas.

MACONHA

Princípio ativo - A maconha é uma erva de nome científico Cannabis sativa que, dependendo das condições de cultivo, pode sintetizar uma porcentagem maior ou menor de uma substância denominada THC, ou tetrahidrocanabinol, que é a principal responsável pelos efeitos da droga no organismo humano.
A forma de consumo varia desde a inalação de sua fumaça por meio de cigarro ou incensos. Pode ser também ingerida sob forma de chá ou comprimido. Os usuários fumam em cigarros feitos artesanalmente pelos próprios consumidores ou com a ajuda de objetos como cachimbos.

Principais efeitos - Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, à concentração de THC na erva consumida e à reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 por minuto para 120 - 140 batidas por minuto).

Com o uso contínuo, alguns órgãos como o pulmão passam a ser afetados mais seriamente pela maconha. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão, presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.

O consumo de maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino que é responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos são os mais variados, sendo que a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são um bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.

Em um longo prazo, o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.

9:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não concordo q todas as drogas devam ser legalizadas, mas a propria legalização e um assunto polemino, eu pessoalmente acredito na descriminilazicação. Quando era mais novo, frequentava todas essa passeatas e escrevi um testo sobre o tema, tem algun tempo, mas como esse assunto continua atual vou postar aqui.


A visão das drogas na sociedade moderna é uma soma de múltiplos fatores históricos, manipulação governamental sobre os danos causados e uma visão que não há ganho em seu uso. Como rasões para descriminalização, podemos citar muitos, mas é importante ressaltar que, nem todas as drogas dever ser descriminalizadas, o uso de determinadas drogas sinteticas, com aditivos ou manipuladas, são tão destruidores para saúde e que não seria viável, manter uma rede hospitalar para tratamendo dos dependentes químicos.
Como ponto de vista histórico, há relatos do uso de cânhamo (maconha vulgar) na antiga Sumeria, nos paises Africanos, pelos povos indígenas, há relatos históricos do uso de cânhamo a mais de quatro mil anos atrás e também é importante ressaltar que há passagens do uso dessa substancia na Biblia; como o uso da coca para ser mascada pelos povos andinos, ou o uso ritualístico do cogumelo pelos indios da America Central. Mas em determinado momento histórico, muito mais atual, devido ao poder publico, por volta de cem anos atrás, o uso de drogas foi considerado um meio dos menos privilegiados e desta maneira começou a haver um certo preconceito.Com o grande “marketing” americano durante os anos trinta e quarenta e relatos históricos do uso da erva do diabo, que foram levados pelos navegadores por volta de mil e oitocentos e a necessidade do Parlamento Ingles em controlar suas colonias, que faziam uso dessa substância, ouve um pré disposição para tudo chegar ao ponto que chegou hoje, somado a a provadas manipulações do governo americano sobre os males, pqrque era de interesse controlar os mexicanos que também faziam o uso. Mas países esclarecidos perante essa postura,como a Holanda, há pouco tempo a Russia e também regiões da Inglaterra, está havendo uma descriminalização e em países como a Holanda até a legalização, mas é necessario ressaltar, que haja um controle do Estado sobre o consumo dos usuarios, para que não sejam confundidos com traficantes, porque leis de proteção ao usuario são importantes, caso exista a descriminalização.
O poder comercial dessa droga como o cânhamo ou o cogumelo são grandes, há mercado e também, a planta do cânhamo tem uma fibra de grande poder textil, no mercado paralelo, a média do peso de uma grama é por volta de dois reais, com cálculos comercias, o governo poderia produzir a menos de quarenta centavos, dessa maneira, para não haver uma estimulação ao consumo, o preço se manteria o mesmo e essa grande diferença poderia ser de impostos, aumentando muito a arrecadação.
Mas não adianta apenas mudar as leis, falar sobre descriminalizar se não houver uma reeducação do povo, porque a droga, ou o usuario é tratado como marginal, como um ser inferior, algo que mereça ter vergonha, é necessario antes de falar sobre mudança de leis, um projeto de conscientização do povo, com uma politica forte de repreensão contra o trafico de drogas, que aumenta a violencia nas cidades e uma entrada do poder governamental na produção das substâncias. O usuário não pode mais ser tratado como um traficante, usar drogas não é crime ou não deveria ser, a prática dessa atividade (consumir) somente tem a ver com o usuario, esse caso lembra muito a visão do povo sobre skatistas durante os anos oitenta, que era um esporte, foi considerado pela sociedade retrograda radical como meliante. O esclarecimento é necessario, a educação é essencial e a descriminalização inevitável, o caso sobre a legalização tem a ver com politica.

9:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro André (do comentário anterior a este meu),

Em primeiro lugar, se uma parte de alguns povos antigos (BOTA ANTIGOS NISSO...RS) usavam algumas de tais drogas que os manifestantes querem legalizar é porque a Medicina, que sequer havia enquanto ciência, não era adiantada o suficiente p/ esclarecer a sociedade da época. O fato de que eles usaram tais substâncias não significa que não sofressem as graves consequências, hoje sabidas pela Medicina. Há muitos anos tais drogas em qualquer parte do mundo, inclusive na Holanda, têm um poder destrutivo MUITO MAIOR e ESTIMULANTES QUÍMICOS À DEPENDÊNCIA (como exemplo, a maconha, que já deixou de ser "pura" há séculos - tanto é que 75% DOS USUÁRIOS DE TAIS DROGAS NO MUNDO SÃO VICIADOS), quer sejam produzidas pelo governo (que governo? No Brasil? Fala sério!) ou pelas multinacionais bilionárias ou pelos riquíssimos traficantes, CAUSANDO ASSIM MUITO MAIS MALEFÍCIOS À SOCIEDADE. Mesmo que infelizmente não haja ainda a justiça social e política (tão almejada por nós) entre os povos e as nações do mundo, querer desmerecer a Medicina enquanto ciência, cujas inúmeras contribuições deu em conhecimento e em prática à humanidade, considerando tal ciência como uma manipuladora dos governos não é nem um pouco justo de sua parte.
Você fala da Holanda, como se esta fosse uma nação "justa" ou "esclarecida", esquecendo-se que uma das nações africanas ex-colônia dela, onde havia escravidão em tal colonização, é consequentemente UMA DAS NAÇÕES MAIS POBRES DO MUNDO!!! Você fala da Inglaterra enquanto nação "esclarecida" esquecendo-se de sua monarquia (quer coisa + atrasada, André?) e de seu primeiro ministro que apoiaram os Estados Unidos na invasão ao Iraque. E o que dizer dos VIOLENTÍSSIMOS HOOLIGANS ingleses e holandeses, CUJA GRANDE MAIORIA SÃO USUÁRIOS DE DROGAS (LEGALIZADAS E NÃO LEGALIZADAS)?!!!! Portanto, tais nações citadas por vc não são nada esclarecidas quanto à questão das drogas nem quanto a outras questões e têm INÚMEROS PROBLEMAS TRAZIDOS PELO TRÁFICO DE TAIS DROGAS EM SEUS TERRITÓRIOS!!!
Outra coisa, André: querer comparar a prática específica do skate (ESPORTE SIM É SAÚDE!!) c/ usuários de drogas é uma comparação tão infeliz quanto a feita pelo "sagaz homem fumaça", comparando chocolate c/ heroína!!!...rs! Fala sério, André!
Em relação à questão de uma possível arrecadação tributária das drogas, cuja destinação fosse o tratamento de viciados, esta é uma tese mais do que derrubada, uma vez QUE OS GOVERNOS GASTAM DINHEIRO (PÚBLICO) C/ TRATAMENTO DE VICIADOS (TANTO EM CIGARRO COMO EM DROGAS ILEGAIS) MAIS DO DOBRO DO QUE ARRECADAM NESTES TRIBUTOS, MESMO HAVENDO UMA TRIBUTAÇÃO ALTA (EM TORNO DE 50%).
Sobre sua afirmação de que consumir drogas é só uma questão pessoal do usuário, vc parece esquecer-se do FUMANTE PASSIVO (CUJO NÚMERO TAMBÉM AUMENTARÁ ASSIM COMO O DE ATIVOS C/ A LEGALIZAÇÃO) E DAS GRAVES CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DE UMA POSSÍVEL LEGALIZAÇÃO, COMO A EXPLOSÃO DO CONSUMO E DO AUMENTO DO NÚMERO DE DOENTES E MORTOS PELO CONSUMO, DO AUMENTO DO NÚMERO DE ACIDENTES DE CARRO POR USUÁRIOS DE DROGAS, DE ROUBOS E DE CRIMES DE VICIADOS E DE ADOLESCENTES E DE CRIANÇAS QUE POSSAM A SER FUTUROS USUÁRIOS EM CASO DE PROPAGANDA NA TELEVISÃO.
Concordo c/ vc que um usuário c/ quantidade não considerada como característica de tráfico, se não cometer um roubo ou um assassinato ou um atropelamento, não deve ser tratado como um traficante. P/ seu governo, já existe há um bom tempo uma jurisprudência (decisão repetitiva em questões similares) dos tribunais brasileiros tratando-o o usuário NESTA SITUAÇÃO como um doente (não sendo punido) e não um criminoso, ainda mais se tal usuário colaborar na investigação do traficante fornecedor seu. Porém, fazendo uma analogia, aquele que compra um carro, sabendo que esse foi roubado num homicídio, ainda que não tenha dele participado, merece ser tratado como 100% inocente?!!! Sendo assim, aí vai UMA REFLEXÃO A TODOS OS USUÁRIOS DE TAIS DROGAS ILEGAIS E PESADAS: NÃO SÃO OS QUE SÃO CONTRA A LEGALIZAÇÃO E SIM VOCÊS QUE FINANCIAM (AINDA QUE INDIRETAMENTE E QUE INFELIZMENTE NÃO TENDO CONSCIÊNCIA DISSO)JUNTOS C/ OS TRAFICANTES (MAIORES FINANCIADORES) A VIOLÊNCIA E OS CRIMES DO NARCOTRÁFICO!!!
André, concordo c/ vc que uma IMENSA CAMPANHA DE REEDUCAÇÃO DO POVO DEVE SER FEITA EM VÁRIOS ASPECTOS (NAS FAMÍLIAS, NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NA MÍDIA, PROFISSIONAL, CIDADÃ ATIVISTA, FRATERNA, SOLIDÁRIA, RELIGIOSA E INCLUSIVE CONTRA A LEGALIZAÇÃO DE TAIS DROGAS NOCIVAS), POIS ESTE É O VERDADEIRO CAMINHO P/ LIBERTAÇÃO DA OPRESSÃO E DA FALTA DE REAL DEMOCRACIA CONSEQUENTES DO PERVERSO SISTEMA CAPITALISTA, QUE ENTRE OUTRAS MAZELAS ESPALHA TAIS DROGAS PELO MUNDO. TAIS DROGAS NOCIVAS NÃO LIBERTAM POVO ALGUM DE OPRESSÃO ALGUMA, POIS AO CONTRÁRIO O ALIENAM (C/ ALEGRIAS FANTASIOSAS E NÃO REAIS, DEPRESSÃO POSTERIOR, DIMINUIÇÃO DOS REFLEXOS, DA MEMÓRIA E DA ATENÇÃO), O ENVENENAM (NO PULMÃO, NO CORAÇÃO, NO CÉREBRO E NO ESPÍRITO), O EXPLORAM (MARGINALIZANDO JOVENS E CRIANÇAS E ENRIQUECENDO UMA BURGUESIA CRIMINOSA E CADA VEZ MAIS MILIONÁRIA) E O ENGANAM (VENDENDO MENTIRAS)!!! Sendo assim, A EDUCAÇÃO É IMPORTANTE, MAS A REPRESSÃO DENTRO DE UM SENSO DE JUSTIÇA, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS, TAMBÉM É NECESSÁRIA!!! Na Itália tal campanha de conscientização contra estas drogas vem sendo feita em diversos âmbitos e VÁRIOS chefões do narcotráfico (políticos, empresários, banqueiros, etc) estão sendo presos, mostrando ao mundo que É NECESSÁRIO E PERFEITAMENTE POSSÍVEL O COMBATE AO NARCOTRÁFICO NO BRASIL E NO MUNDO, SE HOUVER PARTICIPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CADA VEZ MAIOR DA SOCIEDADE!!!!

2:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

a maior parte do dinheiro do tráfico não vem dos "viciados", já que se acabam cedo, mas sim dos q fazem o chamado "uso recreativo". John Mills já defendia a liberdade de cada um fazer o q quisésse com seu próprio corpo, desde q não ameaçasse os outros. Porém, mais do q defender a não legalização das drogas parece q tem gente aí nos comentários tão radical q fala demais e ouve pouco. No final, os homens não percebem q brigam pela msm coisa idiota.

10:19 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Seja qual for o entendimento sobre o tema, a discussão em si buscando um ponto comum já é válida. Temos é que saber ouvir os 2 lados e digerir bastante ambos argumentos, ainda temos muito pela frente.

10:28 AM  
Blogger Rafa Rangel said...

Vira e mexe, seja lendo um jornal ou numa roda de amigos, quando o assunto é a violência ligada ao tráfico de drogas, logo aparece a opção da legalização das drogas, como ponto cabal para diminuição da violência. – Legalizando as drogas, o poder de venda seria tirada das mãos do tráfico e passaria para mãos de empresas, e ainda o Estado ganharia com os impostos. Dizem os que vêem pelo lado econômico. – Com a liberação das drogas, o uso vai diminuir o fascínio dos jovens e o uso vai ser menos atrativo. Dizem os que vêem pelo lado social-psicológico do assunto.Bem, após ler mais sobre o assunto, fixei ainda mais minha opinião, e como demonstrei previamente no tema, solução com liberação é UTOPIA. É didático que eu me refira a alguns preceitos da Lei Maior que rege a nossa sociedade nesse país.Entre outros princípios Constitucionais, um princípio que rege o Sistema Tributário Nacional, o principio da seletividade do Imposto sobre Produtos Industrializados, como rege o art.153,§3°,II, que o IPI será obrigatoriamente seletivo, o que isso significa, que o imposto cobrado sobre cerveja, cachaça, cigarro, maquiagem e outro tem que ser mais pesados do que o impostos cobrados sobre produtos essenciais como arroz, farinha, feijão e outros, e a normalidade do processo é para assegurar uma sociedade com menos vícios, o governo cobra impostos com alíquotas chamadas proibitivas, para desestimular o uso, um exemplo clássico é o do cigarro que chega a pagar alíquotas de mais de 300% sobre o custo,de modo a inibir o uso. Voltando ao tema, fico imaginando, qual seria a alíquota para comercialização da maconha? E da cocaína que o uso exagerado pode levar a pessoa a morte uma única utilização? Se é pra proteger a sociedade de substâncias viciantes, a alíquota estaria então com algum número na casa dos quatro dígitos. Isso sem falar de outras drogas...Agora sim, a aplicação prática. Uma possível liberação, os entorpecentes seriam produzidos em fabricas legalizadas, com pontos de vendas autorizados (em shoppings, bares, farmácias e restaurantes...) o Estado arrecadaria bastante, os ricos utilizariam drogas sem maiores problemas, pois poderiam sustentar o vício de pagar por uma carreira de cocaína talvez R$80,00, R$90,00 (não se esqueçam dos impostos), andariam com suas notas fiscais e receitas médicas autorizando o transporte e o uso. Seria lindo, o fim da “duras policiais” o uso liberado, tudo lindo, se não fosse o provável aumento vertiginoso do consumo, e pelo fato de que a classe média e a classe baixa continuariam a ser os maiores compradores de drogas dos traficantes. O uso de entorpecentes tributável, tornaria o uso impraticável para 90% dos usuários, e quem iria fornecer para esse nicho consumidor carente, os traficantes de drogas é lógico; mas agora com outro enfoque, nada de policia subindo o morro com Caveirão, nem tiroteio a qualquer hora do dia. A responsabilidade agora seria da Receita Federal e não mais das polícias, afinal que seria o crime por vendas drogas? Somente o da sonegação, sendo competência da Receita dos entes, fiscalizar o comercio e fechar os estabelecimentos irregulares. Imagina, se nem a polícia com armamento militar consegue fechar esses estabelecimentos, imagino uma operação da Receita para fazê-lo. Seria até cômico, se não fosse trágico.Em relação ao lado sócio-psicológico da questão, eu me pergunto, existem mais jovens usuários de bebidas alcoólicas ou de cocaína? de cigarro ou de maconha? Acho que não há discordância que há muito mais usuários de drogas lícitas do que ilícitas. O fato de ser ilícito, inibe e constrange a maioria das pessoas e é pensando na maioria que sempre são feitas os regulamentos para a sociedade, a legalização é um retrocesso a política vital do Estado de promover uma sociedade mais justa e sadia e o combate as drogas é uma guerra sem fim, como se fosse entre o bem e o mal (sendo simplista), mas o posicionamento das pessoas nessa guerra deve ser sempre, pela vitória de um bem maior e não de uma omissão maior.A legalização diminuirá constrangimentos, aumentará o consumo e atará as mãos do Estado, não vejo beleza em ser vanguarda rumo a uma direção para um caminho que leve a destruição da sociedade, sociedade que se posicionou de forma inteligente para inibição da propaganda do uso do cigarro, que sabe um dia para a mesma visão em relação a bebida alcoólica, não pode retroceder liberando o uso de entorpecentes ilegais, a liberação seria uma vitória para os traficantes e talvez para alguns usuários e comerciantes mas seria de fato uma derrota, sem precedentes para toda sociedade.

8:19 PM  

Postar um comentário

<< Home