segunda-feira, agosto 14, 2006

Ainda não foi dessa vez

Depois de tanta torcida pela morte do homem, a série de fotos publicadas nesta segunda-feira no site do jornal cubano Granma, para as comemorações dos 80 anos do Comandante en Jefe, mostrando um ainda doente porém vivo Fidel Castro, desanimou os entusiastas de sua morte, que o deram como morto tão logo seu irmão Raúl assumiu o poder.

O silêncio sobre suas condições de saúde, depois de ter sido internado, fez com que jornalistas de toda parte ficassem ouriçados atrás de análises dos cientistas políticos sobre a nova conjuntura mundial pós-Fidel, a fuga em massa da ilha, os preços da bolsa, blá blá blá.

Pelo menos por enquanto a especulação não deu em nada, só deu para perceber o quanto o mundo quer ver o velhinho morto, o quanto querem que a “pureza” da isolada ilha tropical se renda à modernidade e ao consumismo. Mas essa não foi a primeira vez que o mundo se animou com um possível adeus do cara-que-simplesmente-fez-a-revolução-cubana.

Quando há dois anos atrás todos os jornais do mundo publicaram uma foto de Fidel tropeçando diante das câmeras de um evento internacional, manchetes de jornais como “Fidel cai” chegavam a irritar, tamanha era a sugestão e o desejo por uma queda não apenas literal. As piadas tipo “nunca vi ninguém fugir nadando de Miami” voltavam a provocar gargalhadas e pouquíssimos recordam do que foi a suada Revolução Cubana e de que um outro carinha chamado Che Guevara também estava lá.

Mais um vez fica a falsa euforia de um gol anulado, aquela carinha triste de tanta gente, aquele “ah, que peninha”, mais uma vez não foi dessa vez.

Thiago Mattos.

Marcadores: ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Para variar, não concordo com o q vc diz, mas tá blz. Gostei das aspas em pureza...reflete bem o sentido da mesma..
E viva a Ilha da Fantasia!!
Abs

5:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não, ele não vai morrer tão cedo. Toda uma história.
Mundo , tirem o olho do velhinho!

(gostei , pra variar...)
Taís

10:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

E viva Fidel!!!
Longa vida ao comandante!
Apesar de tudo, ainda sou mais ele...

11:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que ele fez história, fez...

Mas não acho que a resistência de Cuba seja apenas(!!!!????) Fidel.

4:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

tem muita gente q diz q ninguém foge nandando de volta a cuba mas também tem muuuita mas muuuita gente mesmo querendo ir conhecer o que é q cuba tem. ademais, é preciso reconhecer q uma ditadura é uma ditadura e o paredón já matou muita gente que ousou discordar do sistema, e isso, cá entre nós, nao é bom. Ser morto por não concordar não valer o preço de um governo onde o povo ainda que oprimido tenha o 'necessário', aliás, o que é necessário hoje em dia? A gente não quer só comida...

11:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Óh Santa Ingenuidade Batman!!!Voces não acham nem um pouquinho estranho os EUA terem um "terrível inimigo" numa ilhota a duzentos quilometros de Miami com somente 50 mil soldados, armamento convencional, abandonado à própria sorte por um embargo econômico com mais de 40 anos, com um líder beirando a senilidade só ter sido ameaçado pelo império do norte uma só vez, no episódio da Baía dos Porcos? Que acordos secretos existirão entre o governo cubano e o norte-americano? É certo que o Superman sempre precisará de um Lex Luthor e as escaramuças entre EUA e Cuba não foram muito além da revolução Sandinista e do episódio Elían Gonzales. A morte de Fidel não é interessante para os EUA. O que será que Cuba teria a oferecer além de um emergente mercado econômico? cana de açucar e tabaco? Os tempos desse "glorioso comunismo" que persegue escritores, artistas plásticos, homossexuais e hipocritamente protege a prostituição turistica e o mercado negro de produtos americanos já está no fim. Os ideais da revolução cubana de 1959 foram esquecidos no populismo e na repressão desmedida, não se tira um ditador para se tornar um.

5:32 AM  

Postar um comentário

<< Home