"Queime Depois De Ler"
Se você gostou de "Fargo" (1996) e "Onde os Fracos Não Têm Vez" (No Country For Old Men, 2007), certamente vai adorar o novo filme dos irmãos Ethan e Joel Coen.
Estrelado por John Malkovich, George Clooney, Frances McDormand (Fargo) e Brad Pitt, "Queime Depois De Ler" (Burn After Reading, 2008) explora com um humor ímpar as possibilidades do acaso.

Além de nonsense, chantagem, ironia e sarcasmo, dá para perceber ali um sinal dos tempos. Dos encontros fugazes e furtivos pela internet, da busca pelo corpo perfeito e moldável, da arrogância norte-americana e da tênue linha que há em nós separando a loucura da lucidez. Por todas as referências, "Queime Depois De Ler" fica no mesmo patamar que "Rebobine, Por Favor" (Be Kind, Rewind, 2008).
As atuações são outro ponto forte da trama. Brad Pitt surpreende no papel de um instrutor de academia bocó que só pensa em malhar o dia inteiro; Richard Jenkins (Six Feet Under) rouba a cena, apesar de seu pouquíssimo tempo na tela.
Óbvia sátira aos filmes de espionagem, "Queime Depois De Ler" merece ser assistido. De preferência por download. Ah, e queimado num DVD.
Thiago Mattos.
Marcadores: cinema