segunda-feira, dezembro 18, 2006

A personalidade do ano


Segundo a edição desta semana da revista TIME, fui eleito a Personalidade do Ano. Está lá escrito para quem quiser ler no editorial: “Por tomarem as rédeas dos meios globais, por fundarem e forjarem a nova democracia digital, por trabalharem de graça e superarem os profissionais no jogo deles, a Personalidade do Ano da TIME é você”.

Eu? Sim, evidentemente não apenas eu quem vos escreve – Thiago Mattos – mas muitas facetas que compõe esta pessoa chamada de “você” pela revista, da qual fazem parte blogueiros motivados apenas pela paixão e desejo de colaborar socialmente; contribuintes do YouTube, que mostram do que é feito o mundo com os mais diversos tipos de vídeos, que podem ter usos múltiplos na democratização da informação; usuários de redes como MySpace, que podem divulgar suas canções; leitores interativos da Wikipedia, enciclopédia virtual e livre, onde todos podem editar; nos podcasts e em muitos outros exemplos trazidos juntos com o que os consultores do Vale do Silício chamam de Web 2.0, a revolução da Internet.

Na minha modesta e agora importante opinião – endossada pela TIME – é por aqui que podemos de forma mais ativa e pungente atuar socialmente, seja na denúncia aos escandalosos aumentos de salários que os nossos parlamentares se auto-concedem ou nos eventos menores, mas não menos importantes, como a pouco-vergonhosa inauguração de uma linha do metrô que não funciona, como a estação Cantagalo em Copacabana.

Aqui, neste imenso latifúndio chamado Internet, com nosso humilde trabalho de formiguinha – voluntário e impagável – nós, usuários-contribuintes, mostramos que fazemos parte do mundo como ele está, queremos ter nossa voz ecoada por termos algo a dizer e fazemos por onde torná-la ouvida. Essa explosão de produtividade e inovação, como destaca a revista, está apenas começando e é uma oportunidade única para fazermos – de cidadão a cidadão – um novo modo de compreensão e interação social.

Por isso tudo, parabéns a mim que escrevo e a você que lê, comenta e interfere nisso tudo, mostrando que, mesmo que ainda não percebamos a dimensão disso tudo, algo está mudando no jeito de nos comunicarmos. É ou não é, malandro?

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hum,

parece que a Internet está se tornando uma revolução. Por fim, a democracia !

Mas eu li um artigo ha pouco que mostra que é uma idealisação um pouco fora da realidade.

Todas as opinões estão presentes na Internet, claro! Mas quem vai na Internet a usa muito pouco para procurar opiniões diferentes das suas.

É um pouco como se as paginas formaram circulos fechados com poucas interseções. A gente vai procurando os argumentos com quais nos concordemos.

Não concorda? Aposto que vai procurar outros argumentos ;-)

Uma outras coisa é o poder dos "donos" da Internet. Estou pensando em Google. Google pode saber tudo da nossa vida, pode escolher as informações que a gente acessa (como na China). Será que os resultados que aparecem numa pagina de pesquisa são os melhores?

Bom, não quero dizer que a Internet não traz nada como progresso. Traz mesmo. Mas pode ser também uma ferramenta perigosa.

Ref do artigo (em francês) :http://www.esprit.presse.fr/review/article.php?code=13254

Robin

3:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

PARABÉNS PARA NÓS!
COM CERTEZA.

BEIJOS, TAÍS

4:04 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Robin disse tudo:
apesar da brincadeira com a coisa da personalidade do ano, temos que fazer uma leitura crítica do que se passa nas entrelinhas, por isso mesmo que chamei a Internet de latifúndio, porque, em primeiro lugar, somente uma pequena (ainda que crescente porcentagem) tem acesso à rede, e depois porque aquilo o que buscam na rede, na maioria das vezes é o mesmo que buscam fora dela: lixo.

Se, por um lado, há uma revolução interativa e constante no que é produzido pela Web diariamente, da qual as grandes corporações não exercem mais um controle exclusivo, por outro lado - ainda que agências como Reuters dê voz à blogs e que a Microsoft tente diariamente se defender do Linux - as grandes corporações ainda estão por trás de muito do que é protagonizado do outro lado da tela, engolindo logo tudo que lhes possam ameaçar. O google é um caso que certamente merece ser estudado logo. Agora, cabe a nós encamparmos os espaços que podemos tomar e fazermos o melhor uso possível deles.

4:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

eh verdade parabéns p nós ^^ eu no momento comentando,estou contribuindo para q um bloguero fike feliz + em troka disto ele me passow essas informações,nunk tinha pensado nisso,100 + oq falar, parabéns + 1 vez ¬¬

5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Internet???? será essa a 5º dimensão? aquela logo alí depois do tempo ô.o
Bem, porque a internet abre um leque infinito de opções para o(s) vencedor(es) do premio da Time, ela é verdadeiramente uma dimensão, o usuário entra nela, ele faz de tudo nessa tal internet, desde invadir sistemas de outros usuários, até conversar com seu primo que foi pros EUA, e que não deixou de ser usuário.

Bem, ela poderia ser considerada um ser vivo, mas nunca dorme, está sempre em alto fluxo de renovações instantâneas... e pensar que neste momento em que lhes escrevo tem milhões de usuários espalhados pelo mundo fazendo o mesmo que você: "navegando na internet", é, este é o clichê mais atual do mundo.. PARABÉNS THIAGO, você é meu ídolo ;)

5:26 PM  
Blogger Helio Andrade said...

bom.. com o poder outorgado por umas das "marretas" do mundo chamada TIME.. endosso completamente o argumento do Thiago.. estamos no limiar de nos tornarmos importantes por ser "mais um" por ser "algo que se mexe" dentro da net. e fazemos pressão por isso, podiamos levar este conceito para o mundo de carne e osso também...

Helio Andrade
www.lacartaentrelinhas.blogspot.com

5:45 PM  
Blogger Wallace said...

Bem, os profissionais da área já criaram siglas como SOA (arquitetura orientada a serviços), sites de UBC (conteúdo baseado em usuários) etc. Na verdade o foco da sociedade agora está voltado para os usuários (pessoas comuns) pois a tecnologia facilita a expressão individual (falei bonito, hein?).
Quer dizer, hoje eu posso ser tão famoso o influente quanto Denzel Washington sem ser rico ou bonito como ele (!).
Eu vejo isso como uma nova forma de marketing; quem sabe amanhã o foco serão os animais de estimação?

9:53 PM  
Blogger Wallace said...

Bem, os profissionais da área já criaram siglas como SOA (arquitetura orientada a serviços), sites de UBC (conteúdo baseado em usuários) etc. Na verdade o foco da sociedade agora está voltado para os usuários (pessoas comuns) pois a tecnologia facilita a expressão individual (falei bonito, hein?).
Quer dizer, hoje eu posso ser tão famoso o influente quanto Denzel Washington sem ser rico ou bonito como ele (!).
Eu vejo isso como uma nova forma de marketing; quem sabe amanhã o foco serão os animais de estimação?

9:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, uma das coisas mais importantes da democracia da internet voce não falou. Os softwares livres, criados por pessoas que na maioria das vezes lucram muito pouco com isso. Gente aficionada em informática que disponibiliza o próprio trabalho para bilhões de usuários.Quanto ao lixo da internet, ele está na cabeça do consumidor, eu não culpo a rede, é aquilo que voce falou, ele procura o lixo fora também. Abração

1:51 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

O bom do blog é exatamente isso: você lê uma coisa e na mesma hora você corrige o cara q escreveu - imaginava isso há uns 10 anos atrás? impossível... Aqui não, vc lê, discorda, comenta, critica e lembra pontos de vistas que foram esquecidos:
é +ou- como se a gente tivésse num bar, mas sem a cerveja =)

Carlos disse que esqueci dos softwares livres, na verdade passei batido no texto mas comentei sobre isso acima, é contra eles que as grandes corporações estão lutando - o Linux ainda deixa Bill Gates com calafrios, esses usuários que desenvolveram softwares livres são uma parte importante disso tudo; Wallace disse que esse foco no cidadão comum é apenas uma tendência que pode mudar. Gostei de tudo que ele falou, mas pra dizer a verdade eu não penso que amanhã o foco seja outro, acho que o ser humano talvez continue no centro da atenção, o que resta é sair de trás de uma tela atuando mais no que acontece de concreto socialmente fora dela. Se é que vcs me entendem...

9:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não temos noção do quanto somos importantes.Todo aquele que luta pelos seus ideais, tem em si uma enorme importância para o crescimento da sociedade, só que na maioria das vezes, não tem noção do quanto é importante o que está sendo produzido.A internet amplia enormemente essa capacidade de abrangência e é interessante, de repente, que alguém chame a atenção para isso: " É VOCÊ ", quem faz a história.Por tudo isso temos que tomar cuidado tb com o que dizemos,pois estamos influênciando pessoas que não tem censo crítico e essas pessoas influênciando outras e assim por diante.Parabéns aos "Blogueiros" e em especial ao brother Thiago, que tá fazendo bonito!
Isso é o que conta.

10:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

haha here comes erica!!!!
can't read any of these but i guess i'm doing correct! just come to say hi! love ya

2:30 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Já dizia "Me Deixa", d'O Rappa:

"Hoje eu desafio o mundo
Sem sair da minha casa"

Abração.

7:00 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

mas afinal de contas... pouco se falou da exclusão digital e tb das pessoas q têm um pc com acesso à internet mas não sabem como usar, ou só usam pra ver email e foto de mulher pelada. A falta de informaçõ fora da web afeta os usuários tb dentro dela.

10:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mas então, de fato, é uma boa forma de democratizar a informação, tanto do ponto de vista de quem escreve como de quem lê.
Essa contribuição voluntária, é o que mais me chama a atenção. As razões são as mais diversas, indo desde o prestigio social individual ao sentimento de coletividade (que não posso negar me lembra de certa forma o espírito socialista - o que me deixa feliz).
Mas enfim, parabéns pra você para todos nós que cá estamos. E com toda certeza, não precisamos nem da Time para sabermos disso!
Abração

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nao sou de ler e nem de comentar em blogs,mas depois desta da time e da divulgaçao da capa desta revista através de um blog,percebe-se cada vai mais a importancia da internet como meio de comunicação,mas nao podemos deixar de ler as entrelinhas,como sempre,nunca deixar de ler.Agora as informaçoes nao serao dadas apenas pelos antigos meios de comunicaçao e sim tambem por pessoas(digo gente) e nao empresas que apenas visam seu lucro.Parabens Thiago,bom ser amigo e tocar na mesma banda que voce.
Carlao Boladao

12:54 PM  

Postar um comentário

<< Home