terça-feira, dezembro 05, 2006

Tudo é passageiro

Quem pega ônibus no município do Rio de Janeiro tomou um susto nesta segunda-feira com o aumento de dez centavos no preço das passagens, mas pelo o que percebi – ao contrário do que aconteceu em São Paulo há uma semana atrás – pouca gente reclamou ou fez algum protesto, o que é bem normal para os passivos cariocas.

Há pouquíssimo tempo também, os preços das passagens do metrô do Rio aumentaram e a reação da população bestializada foi a mesma: nenhuma. Taí um bom motivo para o seqüestro de um ônibus, ahn?

O incremento das despesas no bolso dos trabalhadores e estudantes aumenta ainda mais, e essa máfia, que são as empresas de ônibus com suas concessões mal avaliadas, onera de forma obscena a parte mais fraca da nossa ridícula pirâmide social, que mal tem forças para lutar, dispersada pelas telenovelas e afins.

De qualquer forma, as coisas continuam como vão, aqui ou na Venezuela – onde o presidente Hugo Chávez venceu de forma esmagadora as eleições daquele país. A impressão que fica, ainda que as eleições venezuelanas interesse a pouca gente, é a de que salta aos olhos o descontentamento dos venezuelanos com a política neoliberal de antes, e que apesar de todos os defeitos do cara-que-peita-os-EUA, ele ainda é o cara que peita os EUA, ainda que isso seja feito com uma retórica falha, com direito a fusquinha vermelho e tudo.

De um lado, o ex-jogador de beisebol que sonhava em jogar na terra do diabo; de outro, o inimigo declarado de um regime cheio de inimigos. Seja como for, ficou claro que a população venezuelana ainda o quer no poder apesar dos pesares. No final das contas, para quê mudar – pensam alguns – se tudo é passageiro, menos motorista e cobrador?

Thiago Mattos.

Marcadores: ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi, Thiago,lí seu texto, achei legal

9:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala senhor Jorge,
Bom, concordo com a passividade mas não acho que seja característica carioca. O povo brasileiro é, por Natureza, passivo; infelizmente. Não sei se o aumento das tarifas de ônibus seriam motivo para protesto. O problema maior é o cartel das empresas no Rio. Não dá pra tentar consertar o problema no final... Que se combata o cartel!

Agora, só não dá pra defender o populismo do Chavez, ou o do Evo Morales. Ou o do Lula!

Abraço,
Bruno

9:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

E Aí?Resolvi opinar dessa vez.Cara em 1982 quando o velho Brizola foi eleito governador, aconteceu um aumento de passagens de ônibus. O Rio parou. Buzuns foram depredados no centro da cidade, a PM desceu o chicote, o pau comeu. Conclusão: Brizola e Darci Ribeiro, seu vice, encamparam as empresas de ônibus e baixaram o preço das passagens na marra. A festa durou pouco e a máfia dos transportes ganhou a causa, considerada "inconstitucional". O resto da história é o seguinte: Surgiram as Vans(Kombis) piratas, a empresa estatal CTC (Companhia de Transportes Coletivos) que andava de mal a pior com seus ônibus canibalizados foi extinta,o trecho cinelândia estação morro azul(atual Flamengo) do metrô foi inaugurado, na época o custo da passagem não era tão alto.O que voce tem que entender é que com a chegada do verão e essa maravilhosa descoberta do horário de verão os governos sacanas aumentam a conta de luz e do transporte coletivo, isso já rola a uma cassetada de tempo e ninguém nunca se manifestou. Abração irmãozinho.

3:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caraca!!!
Thiago estou adorando essa discussão aqui..
Então qual será a solução???
Parece q manifestar não adianta, a máfia e o governo só nos F!!!
Que fazer Thiago??? Morro de dúvida!
Ps>: sem ser FATALISTA, heim, tenho mt fé nos homens e esperança, mas queria enxerga melhor uma saída mais possível... O povo está realmente "desanimado" e eu até os entendo...
Bjs, Anne
Adoro seu blog...!rs Sempe gostei do q escreve...

2:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Entendeu o q estou dizendo? Não estou sento fatalista, mas percebendo q estamos num momento nacional de total passividade, e opressão. Opressão q é cotidiana e até as elites passam por ela...
Que mundo é esse???

2:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Melhor coisa a se fazer contra o almento desmesssurado das passagens de onibus é todo cidadao arrumar uma bicicleta,e com isso passar a usá-las como meio de transporte,baixando assim o nível de poluentes ,pois carros deixarao de ser utilizados.A saude publica terá uma população mais saudavel,baixando o numero de pessoas a procura de um hospital por problemas cardiacos causados por uma vida sedentária.Viva China!

Carlão

1:33 AM  

Postar um comentário

<< Home