quarta-feira, novembro 29, 2006

Fala sério, mané!


Confesso que me surpreendi com as pessoas que leram ontem o Sangue e seus comentários; Estava precisando desse retorno, dessas críticas e sugestões. Deu vontade de falar mais.

Andrezinho avisou ao vivo e, pelo que parece, o novo presidente do Equador pode mesmo trazer ao Brasil a mesma dor de cabeça que trouxe Evo Morales há um tempinho atrás, dizendo que revisará os contratos das empresas petrolíferas estrangeiras que operam no Equador.

Na mesma pauta, outra cara leitora e colega de ofício, Zaira Brilhante, tinha comentado ontem que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) cancelou a 8ª. Rodada de Licitações de áreas de exploração e produção de petróleo. Isso aconteceu depois que a Justiça Federal de Brasília concedeu uma liminar que suspendeu o leilão de ontem pela metade, o que nos remeteu a campanha getulista “O petróleo é nosso”.

Mas hoje quero falar de outra coisa. Quero falar de pizza.
A pizza da qual vos falo foi servida também ontem, no Conselho de Ética do Senado, que absolveu coletivamente os três senadores acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, dentre eles o senador Nei Suassuna (PMDB-PB). Apesar da recomendação de Jefferson Péres (PDT-AM) para a perda do mandato de Suassuna, o senador que estava em julgamento recebeu apenas uma advertência verbal. Que coisa feia!

No final, ainda reclamou com a imprensa e disse que voltará a ser um “cidadão comum” e cuidar de seus “shoppings e empresas”, já que não foi reeleito. Nobre senador, desde quando um cidadão comum tem shoppings e empresas? Bem, eu não tenho. Não bastasse isso declarou que está “enojado com a política”. Bem, se ele está enojado, imagina eu.


A oposição, essa sim, também tem dado nojo. Nessa mesma sessão onde Suassuna foi absolvido, mostrou como é boa para acender o fogo no período pré-eleitoral e apagá-lo depois das eleições. Falar mal da oposição, contudo, não é o mesmo que falar bem do governo. Há muito tempo não está dando pra falar bem de ninguém, nem de mim e nem de você. Mas quero falar bem de um senador brasileiro do Amazonas, o qual teve ontem uma postura excelente: o senador Jefferson Péres, que recomendou a cassação de Suassuna e depois declarou que irá abandonar a política, desalentado.

Bem, parece que todos os chamados bons políticos estão debandando. O que é uma pena. Mas imagina só, você prepara um parecer, se empenha naquilo para tentar trazer mais moral para a vida política do país, com a condenação de um senador safado e todo seu trabalho é desmoralizado e no final é como se nada tivesse acontecido, com as gargalhadas entre os parlamentares e tudo mais. Como diria o saudoso Bussunda: Fala sério!


Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Td isso que vc falou eh revoltante, mas sabe o que revolta tb... hj saiu uma pesquisa do ibope que disse que 8% dos gastos do brasileiro sao com cultura e 0,2% dos investimentos do governo vao pra essa area... sera que eles nao deviam olhar pro que eh prioridade na vida do brasileiro quando pensam o orcamento!!! por isso respeito os estados que adotam orcamentos participativo... mas sao raros... fazer o que..
ps: entra na re-vista.info pessoa!!! e no meu bloguito (nao eh tao politizado assim, mas ta la... rsrs)
bjssss***

9:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, honestamente, não conheço a trajetória de Jefferson Péres pra afirmar que ele é um bom político. Aliás, defina o que é um bom político! Faço o que posso para tentar não cair numa generalização, mas em política, quem não é suspeito? Acho que temos sorte de existirem alguns caras como o André e vc que além de se interessarem por política, conseguem se manifestar de maneira crítica e reflexiva com relação a esses temas e manter a discussão aberta, mas eu confesso que fiquei até meio chateado quando vc disse que eu deveria comentar suas palavras, até porque faz tempo que política me irrita, tanto que fui para Educação, pois me sentia como o meu xará. Abraço

9:20 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Jeff: ressaltei uma postura pontual do senador, que achei que merece ser destacada diante da mediocridade generalizada do Planalto Central, mas, como foi dito, o que é ser um bom político? O Picciani, por exemplo, tem uma ótima trajetória política do ponto de vista do enriquecimento ilícito - lava dinheiro como poucos. "Evoluiu patrimonialmente" 278% entre as eleições de 1998 e 2002, coisa que não é pra qualquer político, né?

Zaira: a cultura brasileira nao é consumida pq é cara e ponto final. bota um show de graca na praia e v qta gente aparece. Lanca um espetaculo a baixo custo no Municipal e v qta alma aparece. Qto a re-vista.info, to sempre entrando lá pessoa =P

9:31 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Hah,

à oposição só está restando entrar em embates eleitorais como o Conde, dizendo que rouba - mas rouba menos! Se gritar pega ladrão, parceiro... não fica um!

O lance da suspensão do leilão me pareceu tapetão: a Petrobrás queria comprar várias áreas de Santos sozinha, mas uma limitação imposta pela ANP a impedia de fazê-lo; não pode haver "monopólio" em um dado setor.

Não me acho capaz de julgar a justiça na suspensão, mas a ação pública que levou ao impedimento foi movida por uma deputada. Tá com jeito de que tinha algum motivo pra lutar pelo "nosso" petróleo e resolveu unir o útil ao agradável, não?

Abraço.

9:35 PM  

Postar um comentário

<< Home