domingo, maio 25, 2008

"Maio já está no final..."

O mês de Maio já vai acabando com uma sensação de que logo logo o ano também já será outro. É impressionante: quanto mais velhos ficamos, mais rápido o tempo parece passar. De qualquer forma, não vim até aqui pra isso.

Essa semana, duas notícias especialmente me chamaram a atenção.

Uma delas é um artigo do New York Times, que discute a nova situação econômica do Brasil, mostrando como agora os brasileiros da classe média podem ter acesso a bens de consumo, diferentemente de alguns anos atrás.

O artigo elogia claramente a política econômica do governo Lula - "administração competente" são as palavras exatas - comparando a atual conjuntura a um momento anterior, onde tudo era mais difícil no país.

“Antigamente quando os EUA espirravam, o Brasil pegava pneumonia, mas este não é mais o caso”, declara Marcelo Carvalho, diretor executivo do Morgan Stanley, numa interessante alusão a um passado nem tão distante assim.

Só ficou faltando falar das consequências deste novo modo de consumo, como os insuportáveis engarrafamentos diários nas grandes cidades, decorrentes do novo poder de compra da classe média brasileira. Mas isto é um apenas um detalhe, não é?

Bem, para acessar uma versão em português do artigo, clique aqui. A versão integral em inglês, aqui.

***

A outra notícia vem da TV.

É que Os Simpsons já estão na 19ª. temporada (um recorde!) e continuam cada vez mais ácidos e pungentes, com um invejável vigor. Os episódios da nova temporada trazem cenas que ainda darão muito o que falar, como os seios da Pamela Anderson balançando no ar.

A família que vez por outra é censurada (e não apenas na Venezuela) por conta de seu comportamento politicamente incorreto, continua mostrando estar a frente de seu tempo. Até hoje, poucos entendem que a série não é um desenho animado para crianças.

Enquanto a maioria das emissoras a exibem no horário nobre, a Globo insiste em exibir a série em sua programação matutina destinada às crianças, no saco de gatos que é a TV Globinho.

De qualquer forma, acompanhar esta família é estar em dia com o mundo contemporâneo e, de modo crítico, entender as loucuras pelas quais passamos. Por isso e muito mais, Os Simpsons – uma ironia sofisticada e debochada da clássica família americana – devem ser assistidos e deliciados.

Uma boa semana para todos!

Thiago Mattos.

Marcadores: , , , ,

5 Comments:

Blogger Seu Cuca said...

"Só ficou faltando falar das consequências deste novo modo de consumo, como os insuportáveis engarrafamentos diários nas grandes cidades, decorrentes do novo poder de compra da classe média brasileira. Mas isto é um apenas um detalhe, não é?"

E aquela história de não botar a culpa no pobre coitado que agora tinha dinheiro para comprar um carro?

Acho que as mudanças (pra melhor) que estamos experimentando, independente do pai (que não sei quem é), vão mudar um pouco as opiniões mais tradicionais da intelectualidade brasileira.

Não é sacanagem. Vai começar a ficar mais difícil falar mal do capitalismo daqui pra frente sem correr o risco de atirar no próprio pé.

É a vida :-)

8:48 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Hehehe, isso que é uma observação digna de um leitor fiel, sempre atento. Boa!

Na verdade, quis trazer de novo esse assunto pra roda. É ou não é (também) culpa de quem consome? E como equacionar essa sinuca se deixar de comprar - parece claro - que não é e nem será a solução.

Diz aí.

=P

9:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que a coisa mais tosca de tudo isso e que as pessoas pouco comentam ou não comentam, é o fato de essa mesma classe média agora com um poder de consumo mais alto - muito pouco ainda, haja visto que o dinheiro não existe de fato em suas mãos, são quase sempre financiamentos bancados pelo governo -, tem tendido a comportar-se de forma totalmente inconsequente e em muitos casos com soberba e falta de educação. É só olhar o que esses suvs tem feito no trânsito, os cães nas ruas e as novas peruas nos supermercados... Enfim, dinheiro nunca comprará educação ou bom gosto.

10:56 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Pois é, fico me perguntando se as pessoas não comentam porque nem chegam a ler, porque não têm mesmo opinião sobre nada, porque não se interessam, enfim, a tentativa é de criar um espaço de troca, de debate saudável, mas do jeito que tá é bem difícil.

4:10 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Talvez o jeito seja eu falar da novela =P

4:10 PM  

Postar um comentário

<< Home