segunda-feira, maio 12, 2008

Ciclones. Tornados. Terremotos.

CicloneMais de uma semana após o ciclone Nargis devastar Myanmar, pouco mudou em relação a postura da junta militar que governa o país: continuam dificultando a entrada de ajuda humanitária e até confiscando suprimentos destinados às vítimas.

Contagem não-oficial estima que o número de mortos possa chegar aos 100 mil. Apesar da situação emergencial, e dos apelos constantes de organismos internacionais, os governantes de Myanmar parecem não ter pressa.

TornadoDezenas de tornados devastaram parte da região central (meio-oeste) dos EUA neste fim de semana. Missouri e Oklahoma foram os estados mais atingidos. Além da destruição de cidades, os tornados podem ter matado mais de 20 pessoas.

TerremotoUm terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que atingiu a região central da China nesta Segunda (12) pode ter matado cerca de 10 mil pessoas e ferido outras 10 mil - os números não param de subir. O epicentro foi a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan.

A situação é dramática: um hospital e cinco escolas desabaram - numa delas, 900 estudantes foram soterrados. Para se ter idéia da magnitude do terremoto, o tremor chegou a ser sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, que fica a cerca de 3.300 km de distância. Resta saber como as autoridades chinesas reagiram diante da tragédia.

Thiago Mattos.

Marcadores:

2 Comments:

Blogger Carlos de Castro said...

It's the end of the world as we know it and i feel fine

9:40 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Pois é, tá perfeita a música do REM. E olha que nem falei sobre os incêndios, os vulcões entrando em erupção e as outras formas da Terra mostrar que alguma coisa está fora da ordem.

10:32 AM  

Postar um comentário

<< Home