"Oh Captain, my Captain"
Ontem, o presidente Lula lançou em Brasília o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), reconhecendo o Brasil como um dos piores países na área e propondo elevá-lo à condição de um melhores. Longo caminho, ahn?
Não é preciso muito esforço para constatarmos que somos mal-educados (em ambos os sentidos) e precisamos urgentemente de instrução de qualidade. A melhoria da educação brasileira é condição sine qua non para que nossos cidadãos tenham uma vida melhor e melhores salários, saibam ponderar suas escolhas, sejam esclarecidos quanto ao que se passa no mundo para poder modificá-lo e disponham do mínimo de senso crítico.
Uma educação melhor também precisa de mais que bons números na estatística. Envolve qualificação e pagamento apropriado aos profissionais da área; financiamento dos estudantes carentes com livros, transporte e alimentação; uma decente infra-estrutura escolar com laboratórios, quadras e o que mais possa envolver os alunos; exige muita determinação e vontade política na transparência com os gastos do Plano.
Do jeito que ia nossa educação, qualquer proposta de melhora chegaria muito bem-vinda, concordam intelectuais e analfabetos. Agora, é ver para crer.
Thiago Mattos.
4 Comments:
Essa imagem eh de sociedade dos poetas mortos??? nossa um dos meus filmes favoritos ever...
adorei o player...
e vamos acreditar! so resta a educacao... so resta ela...
pois é... daquele cena que os estudantes se rebelam a favor do professor... nao basta somente educar, tem q cultivar senso cri'tico.
qto ao player, o plano é de atualizar a playlist toda semana.
daqui a pouco virao novas surpresas =)
Saiu anonimo mas fui eu =P
Para muitas pessoas,trabalho hoje em dia não é mais questão de êxito em algo que se goste/deseje fazer, talvez não seja assim a muito tempo, desde aqueles "tempos modernos" de introdução ao capitalismo pra ser mais exato. O êxito procurado é financeiro. E olhando deste ponto de quem come melhor, a diferença entre o "bem sucedido" e o "mau sucedido", generalizadamente, é a sorte de nascer onde nasceu e ter a instrução que teve.. e talvez não ser descendente de escravos :s. Afinal são aqueles repetitivos tempos modernos.
Ponto muito bem lembrado no texto.
Postar um comentário
<< Home