segunda-feira, abril 16, 2007

Como se chamará a próxima operação?


Apesar dos nomes engraçados (quiçá também por isso), as operações que a Polícia Federal (PF) vem realizando merecem atenção. A última delas, chamada sabe-se lá porque de Hurricane em inglês e não de Furacão em português, prendeu peixes graúdos da contravenção e tocou num ponto que há muito se fala e pouco se comenta: como se vencem os títulos das Escolas de Samba e a ligação destas com o mecenato do Jogo do Bicho.

Como foi dito, “há fortes indícios” de que o resultado do carnaval carioca tenha sido comprado em negociação entre o patrono da Beija-Flor e o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa). Muita surpresa?

A recente operação da PF que descobriu paredes falsas cheias de dinheiro e nos relembrou o poder do Jogo do Bicho, comprometeu figuras como magistrados, empresários, policiais civis e federais, advogados e até mesmo um membro do Ministério Público Federal (MPF), revelando os tentáculos de uma organização que interfere nos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Mas fica uma pergunta no ar, queridos leitores: os resultados anteriores de outros carnavais também teriam sido comprados ou isso é uma novidade deste ano?

Jogo do Bicho e Carnaval (e mesmo até alguns clubes de futebol) sempre andaram lado a lado. Não sabemos quanto tempo ficarão presas pessoas tão influentes e com tanto poder. De qualquer forma, os questionamentos estão lançados, envolvendo um jogo tão habitual e aparentemente ingênuo da nossa realidade e uma tradição ritualística do mês de fevereiro que determina todo o nosso ano.

Pelo visto, o Carnaval não é mais o mesmo. Ou talvez nunca tenha sido como nós pensávamos. Mas os nomes das operações da PF continuam se superando.

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger Zaira Brilhante said...

Isso da assunto... E esta super atual!!! Mas achei que com o acontecido de hj nos eua fosse ler alguma analise sobre o tema...

Sera um proximo post???
:)
bjs
troquei de blog, agora eh esse...

8:44 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Tema de um próximo post... tudo indica que sim.

Mas o que mais podemos dizer sobre esse tema daqui antes de seguirmos po próximo?

4:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eis-me aqui novamente!

Bom, acho que o mais importante dessa (e de outras) operação foi exatamente prender gente importante, influente em todos os poderes, como você disse. Até porque, os contraventores acharão outro ganha pão com o dinheiro e influência que eles têm. Inclusive, apesar de serem os antigos bicheiros, eles acharam algo que dá mais dinheiro (aparentemente). As máquinas caça níqueis. Tanto que as supostas decisões compradas diziam respeito a liberação de máquinas.

Agora só flata esperar que a justiça siga o trabalho feito pela PF e acabar com a impunidade dos poderosos. Bom, pelo menos, como já dizia um samba da mocidade, sonhar, não custa nada...

Abraço

5:09 PM  

Postar um comentário

<< Home