quinta-feira, abril 26, 2007

70 anos de Guernica

No dia 26 de Abril de 1937, a cidade espanhola de Guernica era cruelmente bombardeada pela Legião Condor da Luftwaffe, a força aérea nazista. Na época, morando em Paris, o pintor espanhol Pablo Picasso ficaria tão arrasado com a notícia que decidira revidar com arte a violência, retratando em preto e branco o sofrimento daquele povo.

Interessante notar que tamanha dor ao longo dos séculos inspira inúmeras obras-primas. Seria possível a um artista criar uma obra-prima sem sofrimento? Ou é preciso sempre doer para que haja uma bela criação?

Picasso teria dito na época, em referência ao papel engajado de sua arte: "La pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo."

Mas um único episódio resume tudo. "Foi o senhor quem fez isso?", havia perguntado um embaixador alemão a Picasso em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial, diante de uma foto do quadro de Guernica. Ao que Picasso impecavelmente responde: "Não, foram vocês".

A guerra e dor marcaram, mas no fim venceu a arte.

Thiago Mattos.

Marcadores: , , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá!
Sim eu adoro de Blues. Acho que não há nada melhor que um blues, um vinho e ótima companhia. Concorda comigo? Vou colocar seu link em meu blog! Adorei o seu espaço, muito interessante e bem articulado.

Bjs

12:03 PM  
Blogger Zaira Brilhante said...

E no fim vencemos nos, que ainda hj podemos observar admirados a sensibilidade de um Picasso...
E respondendo a pergunta, do se eh possivel criar uma obra prima sem sofrimento, eu acho nem prima, nem irma, nem tia... rsrs (tricadilho estupido!)... Mas a questao eh, pra mim, trabalhos que exigem tanta sensibilidade caminham lado a lado com a dor, que eh quem nos deixa mais perceptivos e por consequencia mais criativos... =P delirei de novo? rsrs bjs!!!

11:28 AM  
Blogger Hugo Mendes Guimarães said...

"Nem toda hora é obra nem toda obra é prima algumas são mães outras irmãs algumas clima. "(Leminski)
abracao

11:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

A cidade de Guernica chama-se na realidade Gernika e é uma cidadezinha do interior do Pais Basco que na época da guerra viu concentrar-se muitos militantes anti-franquistas pro-republicanos; de facto o povo basco sempre destacou-se na luta pela liberdade e os direitos e o ataque da força aérea alemã, na época aliada ao regime de Franco, teve mesmo o objetivo de calar aquelas vozes... sem conseguir, desde que o Picasso quis pintar os acontecimentos daqueles dias para que nunca fossem esquecidos e ficassem nas nossas memórias pela eternidade. A obra do Picasso encontra-se atualmente no Museu Nacional Reina Sofia em Madri.

1:25 PM  

Postar um comentário

<< Home