sábado, dezembro 30, 2006

Feliz tudo de novo!

Por mais que se tentasse impedir, e antes que pudéssemos perceber, o ano de 2006 já era. Foi embora levando sonhos, ilusões e, para muitos até, esperança. Ficará conhecido, entre outras coisas, como o ano que enforcou Saddam Hussein, reelegeu Lula e fechou com chave de ouro, com uma súbita onda de violência na cidade do Rio de Janeiro.

2006 já era, mas deixa perguntas. Será que a execução de Saddam Hussein – espetáculo sádico de um mundo que deseja acabar com a violência e fazer justiça dando exemplos hipócritas e sanguinários – desviará a atenção das mortes diárias no Iraque, ou apenas as aumentará? Quanto tempo ainda levará antes que os senhores da guerra decidam deixar o país à própria sorte dos iraquianos? Com quantas guerras se faz uma paz?

Depois de tantos escândalos políticos, do povo desenganado com seus governantes, de mais do mesmo, será que a reeleição de Lula mudará algo substancial no destino do país ou sua maneira curiosa de governar – que vem misturando coalizão e colisão – não aprenderá com os erros do passado? O que vem pela frente: mais sujeira ou uma melhora nas consciências? Com quantos escândalos se faz um político?

A cidade do Rio de Janeiro, a menos de uma semana para terminar o ano, sofreu com inúmeros ataques de violência onde ônibus foram queimados e pessoas foram mortas. Mas, a vida na cidade continuou normalmente, como se nada tivesse acontecido. Por mais que a violência chocasse, no fundo, para quem era apenas expectador, pouco se espantou. Tudo seguiu como se a violência fizesse parte do nosso cotidiano – e o pior é que realmente faz. Com quantas mortes se tomam providências?

Fica mais uma pergunta: se foram as tais milícias – como tanto se tem dito – que expulsaram traficantes dos morros cariocas, e se elas são formadas por policiais, agentes penitenciários, bombeiros, ou seja, agentes do Estado que deveriam combater a isso tudo como agentes do Estado e não encapuzados, por que o Estado, que os emprega e portanto tem poderes para fazer o mesmo de uma maneira legítima, não o faz? O que, se não vontade política, ainda falta para isso acontecer?

Mesmo que tenham ficado perguntas sem respostas e muitas por responder, 2007 já está aí e não adianta mais fingir que não é com a gente. Que este ano – que de novo não tem nada – traga a todos nós um pouquinho mais de respostas para que aos poucos as melhoras possam vir. Enquanto isso, deixa eu cantar: Get upa! Get on up!

Thiago Mattos.

Marcadores: , ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Thiago... nao sei se o que mais precisamos sao respostas... Mas sei que esta na hora de alguma coisa acontecer... eh como vc disse... talvez menos hipocrisia ja seja um bom comeco...
otimo 2007 pra vc!!! bjs***

11:06 PM  
Blogger Seu Cuca said...

feliz 2007, parceiro.

os encapuzados fazem seu "trabalho" por fora porque recebem a mais pra isso, claro. o estado paga mal pelo mesmo serviço.
lula babou. assisti recentemente o documentário "uma avenida chamada brasil", que mostra o brasil em 89, e me toquei que o país deu um salto quando comparamos os períodos anterior e posterior ao plano real.
sempre votei no lula, e ja me parece provavel que nao se possa fazer este tipo de comparacao antes e depois de seus mandatos. e considerando o resto do quadro politico de nossa republiquinha, em 2007 ja comeco a contagem regressiva para a proxima eleicao. faltam so 4 anos!

Bem, pra não dizer que está tudo uma m*rda, pelo menos ainda temos o James Brown para nos consolar!

Oh-oh...

2:23 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Notícia de última hora: chega a 3 mil o número de soldados norte-americanos mortos no Iraque desde 2003, quando a guerra começou. E quanto ao número de iraquianos alguém? Alguém se lembra de quantos morreram na 2a. Guerra Mundial?

O que vou dizer, todo mundo já sabe: a única saída para o fim imediato das mortes do Iraque é a saída das tropas norte-americanas, mais que desgastadas, que muito já abusaram daquele país, torturaram e, principalmente, muito mataram.

1:18 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu sinceramente espero que a gente caminhe por dias melhores, e lamento td isso que tem acontecido, violência, corrupção, guerra, enfim é triste viver num planeta onde tem tudo pra dar certo e so nao dar pq tb tem tantas mentes doentes que arrazam com a PAZ.

6:19 PM  
Blogger Wallace said...

Saddam foi o primeiro enforcamento filmado da história! A despeito de ter sido mais um ditador que ficou na história pelo mal que fez, acabaram fazendo com ele o que não conseguiram fazer com o Osama Bin Laden. Ou seja, foi a bola da vez. Nem mais, nem menos.

1:23 PM  

Postar um comentário

<< Home