quarta-feira, junho 27, 2007

Eu, você e o mundo

“Temos que pegar o mundo pelos chifres e resolver nossos próprios problemas”, declarou Bob Dylan em entrevista à última edição da revista Rolling Stone (recente salvação do mercado editorial brasileiro para quem gosta de música-política-cultura).

E é isso mesmo! Não podemos mais esperar que Sibás, Cafeteiras, Rorizes e Renans, ou seja lá quem for, resolvam os nossos problemas. Corrupção? Aquecimento global? O mundo em guerra? Façamos algo a respeito. Está mais do que na hora de botarmos a mão na massa, de tomarmos as rédeas de nosso próprio destino, de atuarmos ativamente em nossa realidade para melhorá-la.

E o que seria botar a mão na massa, meu caro Watson? Como poderíamos influenciar em nosso mundo, já que nos sentimos tão zonzos e pequenos, tão impotentes e sozinhos? Se percebemos que nosso povo mal pode se preocupar com tais questões, pois toda sua energia está voltada para a busca pela sobrevivência, para o pão de cada dia ganhado às custas da morte diária de um leão. O que fazer para mudar?

Bem, não terei a arrogância de querer responder sozinho a essa pergunta que é coletiva, pois do contrário não teria sentido. Peço a cada um de vocês, meus poucos porém fiéis leitores, que me ajudem a pensar, que respondam comigo.

De minha parte, deixo aqui uma sugestão: o singelo fato de estarmos sedentos pelo aprendizado, sua própria busca já nos aponta caminhos. Precisamos porém associar teoria à prática, dar vida aos nossos pensamentos. Estamos aqui a ler e debater, trocando informações e muitas vezes discordando, mas sobretudo aprendendo (eu que o diga). Penso, meus caros amigos, que é isso o início do que fará a diferença: nosso aprendizado e a nossa união. Agora, me digam o que pensam vocês.

Thiago Mattos.

Marcadores: ,

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vai ser muito longo dizer o que penso! Tanta coisa na minha cabeça. Mas o que posso afirmar é que pode contar com mim para um grupo de jovens pensadores.
Com uma visão geral, diria que um poder de mudar isso tudo, de revolucionar, esta nas mãos dos jovens, dos estudantes associados aos que são jovens e não podem estudar.

Em França tivemos Maio de 68... (cf. uma boa reportagem do espírito que lanço essa época em Europa na revista carioca Piauí do mês passado)

2:18 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

A quem interessar possa...

Só pra lembrar: pus um link nos nomes dos senadores citados com os respectivos telefones de gabinete.

2:47 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Zeb: se vai ser dmuito longo é melhor começar logo =) Diga-nos o que pensas, ó gajo! Queremos ouvir todas as contribuições, então mete bronca!

2:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

gostei da trilha sonora do blog! Boa seleção! Hayseed Dixie e Ocean Color Scene são duca!

9:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

sejamos sinceros, nós, os verde-amarelos, estamos mal acostumados, precisamos aprender a fazer com que as coisas mudem. Logo, temos q partir do básico, e depois quem sabe, um revolução em uma fila de supermercado o.O

7:33 PM  

Postar um comentário

<< Home