segunda-feira, junho 11, 2007

Isso é o que dá tomar vodka com o Putin...


As imagens fortes falam por si só. De qualquer forma, ofereço aqui uma singela legenda do que se passa durante o vídeo - pause na Rádio Sangue Bom para reproduzi-lo:

(Após a locutora anunciar sua chegada, Sarkozy - visivelmente bêbado - inicia seu discurso): Senhoras e senhores... Desculpem meu atraso... (close de câmera)
Que se deu (pigarro) por causa do tempo da reunião que tive agora com o Sr. Putin... (Nessa hora ele mexe a cabeça e parece que vai cair)
O que vocês preferem? Que eu responda as perguntas? Então... Há perguntas?
(No que a locutora volta ao seu comentário).

Agora, imagine no que daria uma reunião dessas entre Putin e Lula... Imagina zó!

Thiago Mattos.

PS: Para quem quiser conferir uma versão do vídeo com legenda espanhol entre aqui.

Marcadores: ,

4 Comments:

Blogger Carlos de Castro said...

Muito bom. E olha que o Sarkozy ainda diz que é atleta...Tá parecendo o Bóris Yeltsin.

9:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

O mais engraçado é que a imprensa francesa - controlada por Sarkozy - teve que abafar e vetou os vídeos do you tube. Um apresentador belga, que sugeriu que o presidente cambaleante tivesse bebido mais q àgua, teve até que se desculpar, é mole?

Mas se Sarkozy é esse atleta todo que só bebe água, das duas uma: ou ele não 'guenta c'uma "marvada" ou essa água tava batizada. Eu fico com a 1a.

=P

4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também ri muito quando vi o vídeo, baixada milhões de vez, do Sarkozy no G8 extraída das notícias belgas cujo apresentador pediu desculpa ao ver a importância que tomo o caso. Mas tenho de dizer, que não estou totalmente de acordo com você.

É muito fácil extrair do seu contexto qualquer mensagem e de lhe dar a interpretação que quiser. Exemplos não faltem.
Os que estavam na palestra, também forem surpresos por os gestos compulsivos, ticos e stress do recente presidente da França. Mas esses mesmos não pensarão que ele estava-se comportando assim por causa de uma bebedeira com o Poutine.

E concordo com a analise dos jornalistas que virão tudo. Primeiro, a palestra do Sarkozy não era prevista naquele local. Ele chegou com atraso, pressa e um pouco perdido.
Quem viu o segundo vídeo onde ele fala mais pode achar que fala sem jeito.
Verdade. Mas não são os vapores etílicos que causem isso.
Quem conhece o Sarkozy sabe que ele sempre fala de se próprio e se não for bem preparado por seu time de comunicação não domina os assuntos. Dai vêem as aproximações ditas e a maneira de falar: um pouco sem estilo.

Acho que naquele dia, ele era si próprio. Nada menos e muito mais.
E esse efeito era ampliado por o fato que era seu primeiro G8. Imagina aquele cara tão orgulhoso de si, tão vaidoso ainda flutuando naquela nuvem cor-de-rosa pos eleições, estar presente na capela santa dos “mais poderosos desse mundo”.
Não acho que estava bêbado mais que estava natural e super contente, tal como um adolescente que acabou de comprar a sua primeira mobileta.
E como só falava dele, da sua agenda, do seu calmo, e da sua franqueza, se era bêbado era por as suas próprias palavras.

Agora o verdadeiro debate. Porque a mídia francesa não falou da polemica? Mesmo se era bobagem devia ter feito. Isso deve ser pior da historia, devido ao relacionamento estreito do Sarkozy com a empresa leader da mídia TF1 e outros jornais de papel.

5:23 PM  
Blogger M said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:28 PM  

Postar um comentário

<< Home