sexta-feira, agosto 03, 2007

Esse é o Brasil


Às vezes parece que o Brasil não existe, como se fosse um país imaginário onde o que alguém pensasse de mais absurdo acontecesse.

Imagina só se tivéssemos um terrível acidente de avião há menos de um ano, envolvendo um jato Legacy e um Boeing da GOL causando um estrago de 154 vidas e tudo ficasse por isso mesmo. Se for possível – por mais absurdo que pareça – imagine que o transponder do Legacy havia sido desligado pelos pilotos. Imagina que eles, cidadãos norte-americanos, deixassem o país e voltassem aos EUA como vítimas.

Agora, imagina se desde então começasse aquilo que se convencionou chamar de “crise aérea” e “caos nos aeroportos”... Se os Controladores de Tráfego Aéreo se amotinassem revelando suas precárias condições de trabalho... Se as companhias aéreas começassem a vender cada vez mais passagens, causando overbooking e recordes de faturamento.

No meio de tantos absurdos, não seria demais imaginar também um ministro dizendo que o caos nos aeroportos é sinal de prosperidade. Nem tampouco uma ministra sugerindo a quem esperasse nas longas filas: “relaxa e goza”.

Não desista: imagine se chegando em sua casa no começo da noite de uma terça-feira do mês de Julho, você escuta da TV aquele chamado que te dá medo, dizendo que algo horrível aconteceu. Então, eles te informam a tragédia no Aeroporto de Congonhas (SP), onde nenhum bombeiro pode entrar no avião que arde em chamas contra um prédio onde pessoas trabalhavam e o risco de mais mortos é grande.

Imagine que após esta trágica notícia, o canal volte à sua programação normal com as novelas e nenhuma outra rede de TV aberta cubra a tragédia – o Pan certamente daria mais audiência. Imagine que você não tenha TV à cabo.

Então, depois de toda aquela angústia você demoraria um pouco até entender o que se passou: um Airbus A320 da TAM havia se chocado contra o prédio da própria empresa aérea, TAM Express, do outro lado da curta pista de pouso de Congonhas, matando 199 pessoas no maior acidente aéreo da história do país.

Haveria muita coisa para se imaginar, mas seria difícil entender: a condecoração de funcionários da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) logo após a tragédia, as comemorações obscenas de um assessor especial do presidente, a demora de 3 dias para um pronunciamento do Presidente Lula à nação, o próprio aeroporto e a falta do grooving, a completa falta de responsabilidade da TAM (que pouco se fala), a culpa no piloto morto e a procura por bodes expiatórios, o sensacionalismo criado e a falta de qualquer respeito ao valor da vida humana.

Mas não imagine mais, esse país existe. Esse lugar onde tudo de mais absurdo pode acontecer - e acontece - existe.

Esse é o Brasil.

Thiago Mattos.

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Proxima vez que isso acontece, vamos a rua !
Acção !!!
Por mim, já comecei a minha contribuição a minha maneira:

http://www.stencilrevolution.com/photopost/showgallery.php?cat=500&ppuser=128129

Thiaggo tambem já comecço, com esse blog e os seus bons artigos.
Força !

8:37 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

talvez não tenha ficado claro:

Mais do que um ato de revolta e indignação, esse post é minha homenagem pessoal às vítimas e às famílias das vítimas do vôo 3054 da TAM.

Expresso minhas sinceras condolências.

Pra que fique ainda mais claro, o sanguedbarata nao gosta de sangue, nem de injustiça e está oficialmente de luto.

Ainda quer saber que país é este?

2:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala ae senhor,
Concordo em grande parte. Não vou nem entrar no mérito da gravidade da situação. O que mais me irrita é a aparente falta de comprometimento do governo (e não só com isso) e o velho hábito brasileiro de empurrar a culpa pros outros.

Só é fato que um acidente não teve a ver nem com amotinamento de controladores nem com o acidente do Legacy, aparentemente. O problema de Congonhas é antigo. Eu me lembro que quando houve aquele outro acidente com o boeing da tam disseram que a pista não era segura. Agora, é lógico que é mais fácil deixar Congonhas funcionando (já que Cumbica está hiper saturado). E mais barato também. Enfim, esse tipo de desastre pode acontecer em qualquer lugar (vide a ponte que caiu em Minnesota) mas repetir um erro é inaceitável.

Sem mais

4:31 PM  
Blogger O menino que engoliu o Sol said...

Com certeza vai sobrar para o piloto morto, é facil culpar quem não pode se defender.
Na história os jogadores sempre mudam mas o jogo é o mesmo
Alexandre Madeira

8:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Irmãozinho blogueiro, não é às vezes parece que o Brasil não existe. O Brasil não existe. É um país inventado por Portugal. Um gigante eternamente adormecido sonhando com igualdade social e democracia, honestidade, e mergulhado nas lendas de Gilberto Freire, Plinio Salgado, Roberto Marinho, Assis Chateaubriand e outros bem cotados. É os Estados Unidos com um tremendo defeito: Não tem saída para o Oceano Pacífico. É um paízinho dominado por um povinho com complexo de inferioridade, que odeia falar português,mas baixa o pau nos gringos, ganancioso (maior estádio do mundo,o maior time do mundo, mulheres mais lindas do mundo, povo analfabeto e desdentado mais lindo do mundo, favelas mais lindas do mundo, falta de saneamento básico mais lindo do mundo, criança esquelética, sorridente, feia e morta, estendendo a mão, mais linda do mundo,Pan-Americano mais lindo do mundo, presidente sindicalista mais lindo do mundo,empresários inescrupulosos mais lindos do mundo, acidente de avião mais lindo do mundo). Me empresta uma grana que eu quero morar na Suiça. Abraços

12:56 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Genial, Pedro.
(Aliás, qual dos Pedros?)
Infelizmente é isso aí mesmo.
Assino embaixo.

1:53 PM  

Postar um comentário

<< Home