quarta-feira, julho 29, 2009

Colaboração no Portal Imprensa: Chicago Tribune aposta em interatividade para fugir da crise

Esta é uma matéria inspirada numa reportagem publicada no site Journalism.co.uk escrita e traduzida por mim, com a edição da Thais Naldoni. Segue o texto:

da Redação do Portal IMPRENSA

Com o lançamento oficial de uma nova rede de blogs, batizada de ChicagoNow, além da contratação de blogueiros inovadores, o grupo Chicago Tribune Media pretende usar a inovação para fugir das conseqüências da crise financeira que atinge os veículos de comunicação dos Estados Unidos.

Desde o lançamento de sua versão beta (de testes) em maio, o ChicagoNow contém mais de 60 blogs que falam sobre assuntos de interesse dos moradores de Chicago. "Pensamos nisso como uma praça online para a Chicago de agora - a cidade que deu um presidente ao mundo e pode sediar uma Olimpíada", informa a página da rede.

Tracy S. Schmidt, diretora-executiva do ChicagoNow, disse ao Journalism.co.uk que a ideia é atingir rapidamente um novo público online e local. "Não vamos atingir esse público com o ChicagoTribune.com, então criamos um site que vai falar para uma variedade de leitores", disse.

O site é formado por uma rede de colaboradores, contratados pela empresa por terem destaque em seus blogs pessoais, além de celebridades locais que receberam um treinamento para blogar. Leitores do Chicago Tribune também tiveram sua chance e muitos dos que se ofereceram para fazer parte da rede foram aceitos.

Outros 20 blogs serão adicionados no próximo mês (quando acontecerá o lançamento oficial do ChicagoNow) e há planos para mais. O grupo está fazendo experiências para promover os blogs por outros veículos como rádio e TV.

Segundo Schmidt, o alvo é duplo: atingir novos leitores online e prover mais conteúdo para os já existentes. Além disso, há um objetivo comercial: cada blogueiro tem seu próprio editor e é pago pelo conteúdo publicado.

"O ChicagoNow será um sucesso? Ele já é. Para Julho, estamos esperando receber um milhão de visitas no mês. Isso em menos de dois meses após lançar a versão beta e antes de termos feito qualquer marketing formal. Temos muito trabalho a fazer nos próximos meses, mas não podíamos ter tido um começo melhor", conclui Schmidt.

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