Google Chrome chegou!
Seguindo os conselhos do meu amigo Carlos de Castro, fui conferir, baixei e já estou usando a mais nova investida da Google que ainda vai dar muito o que falar: o navegador Google Chrome.
Lançado em versão Beta em 43 idiomas, o Chrome reúne minimalismo e sofisticação num só lugar.
Disponível inicialmente para Windows Vista e XP, O Chrome veio com tudo para brigar de igual para igual contra o Internet Explorer 8 da Microsoft e até mesmo contra o tão aclamado Firefox 3 da Mozilla.
Disponível inicialmente para Windows Vista e XP, O Chrome veio com tudo para brigar de igual para igual contra o Internet Explorer 8 da Microsoft e até mesmo contra o tão aclamado Firefox 3 da Mozilla.
Entre as novidades, o aplicativo permite visualizar em janelas reduzidas os sites mais visitados e acessá-los com apenas um clique e oferece opções de endereços eletrônicos assim que palavras começam a ser digitadas (já que combina o buscador do Google com a própria barra de endereços).
Também possibilita o acesso a vários recursos ao mesmo tempo e, segundo a empresa, é mais estável, seguro e rápido. Agora é só conferir e ver se é tudo isso mesmo. De qualquer forma, a primeira impressão agradou. Naturalmente, só restam as preocupações em relação às intenções duvidosas da Google em vigiar a todos os seus usuários.
Também possibilita o acesso a vários recursos ao mesmo tempo e, segundo a empresa, é mais estável, seguro e rápido. Agora é só conferir e ver se é tudo isso mesmo. De qualquer forma, a primeira impressão agradou. Naturalmente, só restam as preocupações em relação às intenções duvidosas da Google em vigiar a todos os seus usuários.
Mas o que será que o pessoal da Google ainda falta inventar? Microsoft e Mozilla que se cuidem. E, quiça, nós também!
Thiago Mattos.
Marcadores: internet
7 Comments:
Uma informação de última hora me preocupou depois de ter escrito o texto.
Quem pode explicar melhor que estória é essa de que quando você instala o programa e aceita os termos, tudo o que é digitado no browser torna-se propriedade do Google, inclusive logins e senhas?
=0
??? isso nao sei
mas tudo que sei é que Google=BigBrother
tudo o que voce faz na internet esta garvado mesmo se é uma pratica ilegal, sabemos que todos os provideres e site de busca gravem as suas pesquisas e até os links.
Dai eles sabem de onde em onde voce naviga.
Isso até faz lucro pois as informações sao vendidas a grandes empresas que querem melhorar o funcionamento de seus sites.
Isso via ser ainda mais facil com o Chrome. E a Google ´que vive de publicidade online vai poder ser ainda mais perfermante... ainda mais lucrativa !
Agora, em relação ao Chrome... o grande problema é que o rival Mozilla é financiada até 85% pela Google, porque o software tem a bara de busca da google.
Mas por outro lado, esse soft é uma compilação das melhores ideias da firma americana que com certeza vai favorecer a criatividade das outras... os usuarios do Internet Explorer podem agradecer !
Bem, já que ninguém me tirou essa dúvida inicial quanto aos termos de propriedade envolvendo o Google Chrome, tirei-me eu mesmo =P
Originalmente havia o artigo 11.1, que basicamente dizia o seguinte:
"1.1 You retain copyright and any other rights that you already hold in Content that you submit, post or display on or through the Services. By submitting, posting or displaying the content, you give Google a perpetual, irrevocable, worldwide, royalty-free and non-exclusive licence to reproduce, adapt, modify, translate, publish, publicly perform, publicly display and distribute any Content that you submit, post or display on or through the Services. This licence is for the sole purpose of enabling Google to display, distribute and promote the Services and may be revoked for certain Services as defined in the Additional Terms of those Services."
E o 11.4 (mais absurdo ainda):
"You confirm and warrant to Google that you have all the rights, power and authority necessary to grant the above licence."
O que é um absurdo completo! Imagine todas as suas informações virando propriedade da Google, e o que é pior: com o seu consentimento.
Mas parece que a Google voltou atrás e retirou o 11.4 e modificou o 11.1, que ficou apenas:
"You retain copyright and any other rights that you already hold in Content that you submit, post or display on or through the Services."
Mas nada impede que eles mudem de novo e ninguém perceba, certo?
Com o Google todo cuidado é pouco.
Pra quem quiser saber mais:
http://www.thesequitur.com/content/view/2744/43/
http://blogs.guardian.co.uk/technology/2008/09/04/google_chrome_and_now_the_comic_eula.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7597699.stm
Bom, o Google já lê seus e-mails, conhece seus amigos e vê suas fotos, não é verdade? :-)
Entre as coisas que ainda estão por vir de lá estão busca por contexto em fotos (mostrar anúncios de acordo com o que aparecer no álbum do seu Orkut, por exemplo), um satélite PRÓPRIO com capacidade para visualizar objetos na SUPERFÍCIE TERRESTRE de até 43cm (o governo americano limitou a potência de operação a 50cm, apesar disso) e a filmagem arbitrária dos nossos quintais!
E deixar pra lá e se divertir com o fato de que Júlio Verne, Orwell e companhia previram tudo direitinho :-)
E tem gente que ainda acha o máximo Big Brother e nao vê a hora de poder se exibir, mal sabem que já estamos sendo observados, quiça mais até q isso...
Enfim, deixa pra lá, muita viagem.
O pessoal da TeckRadar fez um comparativo entre o Chrome, o Firefox e o IE. Se alguém se interessar vale a pena dar uma lida.
Postar um comentário
<< Home