quinta-feira, junho 05, 2008

Quanto custará o futuro museu de árvores?



Nem é preciso ouvir Big Yellow Taxi
da Joni Mitchell para entender o que vem acontecendo com o meio ambiente. Realmente não falta muito para pegarem as árvores e botarem num museu de árvores e ainda nos cobrarem para vê-las.

O Dia Mundial do Meio Ambiente - criado para lembrarmos da necessidade da preservação do planeta - nos lembra também que podemos estar na marcha à ré do caminho necessário à sustentabilidade. Precisamos abrir os olhos.

Aqui no Brasil, a opção do governo para a construção de mais usinas nucleares, ignorando outras opções alternativas (como a energia eólica, por exemplo), é um sinal de que pouco está sendo discutido com a sociedade, que por sua vez também deve estar atenta aos seus hábitos diários.

Já temos problemas demais com queimadas, desmatamento e poluição (pra ficar só nesses), e agora voltamos com esta idéia de energia nuclear.

Muitos dizem que nosso programa nuclear já mostrou do que é capaz. Sermos ousados e criativos não faria mal pra ninguém. Insistirmos num erro, sim.

Thiago Mattos.

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Seu Cuca said...

Cara,

vou esperar ansiosamente um artigo sobre a escolha democrata!

E outro sobre isto aqui.

Abraço!

12:09 AM  
Blogger Bruno said...

Bom,
A energia nuclear não representa um perigo imediato se as coisas forem bem feitas. O problema maior é a longo prazo, em saber qual será o destino definitivo do lixo radioativo produzido. O único acidente sério que me lembro foi o de Chernobyl que estava completamente sem manutencão e sem condicões de ainda estar funcionando...

Quanto a outros tipos de energia sou completamente a favor de se buscar novas fontes alternativas viáveis. Mas atualmente não há muitas dessas que sejam eficientes. A eólica que você cita, por exemplo, é extremamente ineficiente e depende de condicões climáticas. Estão sujeitas ao mesmo tipo de risco de um apagão como ocorreu há poucos anos por falta de chuva...

12:54 PM  
Blogger Unknown said...

"museu de árvores" já existe!! os parques naturais e as instituições que colecionam exemplares vivos de vegetais e animais são consideradas museus, segundo a UNESCO... Tem gente que paga (e muito caro) pra ver essas coleções...

7:23 PM  

Postar um comentário

<< Home