sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Parabéns, Darwin!

Comemoramos nesta semana o bicentenário do homem responsável por (tentar) mudar a maneira dos homens entenderem sua jornada na Terra, e também de entenderem o planeta em si. Mas apesar da idade, Charles Darwin está mais contemporâneo do que nunca.

O autor de A Origem das Espécies, um dos livros mais polêmicos já escritos, ainda sofre grande rejeição por conta de sua teoria da seleção natural, principalmente no que diz respeito à evolução dos seres humanos.

Alguns grupos religiosos defendem a criação do mundo por Deus e o começo da vida na Terra com Adão e Eva. Para tanto, baseam-se apenas nos relatos da Bíblia e negam o ancentral comum do qual todos viemos. Mesmo em pleno século XXI, execram Darwin como já execraram Galileu.

Não é difícil entender. Pesquisa feita na Inglaterra divulgada na semana passada, país de origem de Darwin, mostrou que metade das pessoas não acreditam na teoria da evolução ou tem dúvidas sobre ela. Isso sem mencionar as guerras travadas em escolas norte-americanas para o ensino criacionista em detrimento do evolucionista.

Por todo o mundo, assistimos o homem ainda comportando-se como um animal irracional, destruindo por prazer, crendo numa fé onde matar e morrer fazem parte de uma experiência divina, impondo e subjulgando outros em nome de ideias.

"Como nos salvar num mundo sem religião?" é o que alguns parecem se perguntar. Ainda que outros digam: "Um mundo com religião nunca esteve tão salvo assim".


Thiago Mattos.

Marcadores:

5 Comments:

Blogger Zeb said...

Tudo bem ! Mas acho que a o mais importante, nao é de saber se essa teoria é a boa ou não para salvar a especie das ameaças que muitas delas nos criamos !

Na minha opinião o que deveria ser ensinado é o verdadeiro lugar do Homen na natureza. O Homen esqueceu que é um animal !Temos que parar de nos achar superior a qualquer outra especie animal ou vegetal (e mesmo mineral) e entender que fazemos parte de um conjunto.

Temos que repensar a nossa presença na natureza !

Espero ter sido um minimo claro nessa ideia dificil de transcrever por escrito

ps: desculpe o meu portugues aproximativo !

10:42 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Seb, o português tá tranquilo e o que você tá falando tem tudo a ver; evolução não é necessariamente sinônimo de melhora, de um subjulgar o outro.

O que tem acontecido atualmente na Europa, com essa volta (de quem nunca foi) dos grupos nazi-fascistas deixa claro que uma má interpretação de certas teorias dão no que dão.

Não existe evolucionismo social! Qualquer darwinismo aplicado nesse sentido está tão errado quanto o ensino criacionista que desconsidera fatos importantes da nossa história e passa por cima de tudo em nome de uma ideia.

O mesmo vale para a relação do homem com as outras espécies.

11:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom o texto, como sempre Thiago. A real é que estamos vivendo um momento em que não sabemos ao certo o que vai acontecer, e acuados que estamos, tentamos explicar o inexplicável, né? A criação se deu do nada? O ser humano é diferente? Viemos de outro planeta? Sei lá... Prefiro acreditar que realmente estamos integrados a natureza mesmo, e que fazemos parte disso tudo, não somos melhores, nem piores, apenas os mais perdidos de todos os seres vivos, pois insistimos em acreditar que tudo pode ser explicado. Mesmo o que nunca será.

11:24 AM  
Blogger Carlos de Castro said...

Não entendo até hoje porque insistem em chamar um processo mais do que comprovado de teoria. A evolução natural está a vista de todos. Darwin já foi inclusive superado por seus predecessores. E não esqueçamos que ele não estava só em sua pesquisa, seu pai, seu avô, Lamarck, todos tentaram mudar a visão bíblica da formação da vida.

Temos que nos preocupar é com a teoria da involução, propagada por criacionistas, cientologistas, fascistas,teístas todos esses istas em geral que distorcem o progresso científico e baseiam-se em lendas para entender o mundo natural.

11:58 PM  
Blogger Sangue de Barata said...

Valeu, Cabelo!

Bem, não sei se o que tentamos explicar é realmente inexplicável. A explicação do DNA comprovou muito coisa do que já desconfiávamos e derrubou teses absurdas como a da superioridade racial, mostrando que não há "raçaS" humanaS, somos todos da mesma raça, a raça humana.

Então, é importantíssimo o papel da ciência para esclarecer e nos prevenir de idiotas que falam besteiras. E assim entender o mundo como ele é.

A integração com a natureza, com os animais, tudo isso é muito legal, mas se ainda não conseguimos respeitar e conviver com nós mesmos, humanos, como poderemos interagir como as outras espécies?

O ser humano tem que se aceitar primeiro, suas diferenças e depois ficará mais fácil cuidar dos outros animais, da natureza e do planeta.

9:43 AM  

Postar um comentário

<< Home