quinta-feira, novembro 20, 2008

Consciência brasileira

Há cinco anos comemoramos o Dia da Consciência Negra no Brasil. Contudo, o feriado que lembra a morte de Zumbi dos Palmares em 1695 e tenta levantar a auto-estima de um povo que tem sido paulatinamente desprezado, ainda é pouco levado a sério no país.

Muitos questionam a importância da data. Das 27 capitais, apenas São Paulo, Rio, Manaus, Cuiabá e Maceió instituíram feriado. No nordeste, onde a maioria da população é negra, apenas seis cidades fazem recesso. Na Bahia, estado onde há notadamente a maior população negra do país, o feriado só é reconhecido em um município: Itaparica. Em Salvador (78% de negros), os baianos trabalham.

A relação entre a pouca atenção dispensada à data e a falta de força e organização do movimento negro parece clara. Como parte integrante desta sociedade desorganizada por excelência como um todo, um movimento negro que imprima maior firmeza e seriedade na busca pelo reconhecimento de suas causas enfrentará uma óbvia rejeição.

Mas essa falta de organização brasileira – o que mais encanta e espanta no país – não pode servir de desculpa para o fracasso na busca pelas demandas do movimento. Ao contrário, exige soluções criativas e inteligentes. Como envolver um povo que nada parece levar a sério, como integrar e unir um povo essencialmente descompromissado?

Responder a essas questões parece ser o melhor caminho para entendermos o cerne da questão. Já que tudo acaba em festa ou pizza, talvez sejam esses os melhores caminhos para abrir os olhos de quem parece querer continuar cego – e feliz.

No final, cada um se entende com a sua consciência - ou com a falta dela.

Thiago Mattos.

Imagem: http://rasuralivre.blogspot.com/

Marcadores:

5 Comments:

Blogger Bruno said...

Bom, primeiro sou contra o feriado. Primeiro porque sou contra esse tipo de evento num dia do ano, como dia do índio, da mulher e da consciência negra. Quer dizer que nos outros 364 dias do ano devemos desconsiderar esses grupos?

Mas principalmente sou contra o feriado porque no Brasil 98% das pessoas só usam os feriados pra não trabalhar e ir pra praia. As pessoas às vezes nem sabem por que um feriado é feriado. Gostaria de ver uma pesquisa sobre quantas pessoas sabem o por quê de 15 de novembro ser feriado, ou 21 de abril ou qualquer uma dessas datas.

Uma outra coisa que tem me preocupado ultimamente é essa separação clara que têm se tentado fazer ultimamente. Por que se um branco tem um filho com uma negra (ou vice-e-versa) o filho é negro ou branco? É uma mistura e pronto! E eu acho que entender e aceitar isso é a melhor maneira de vencer o preconceito. Não voltar a uma divisão binária que separe as pessoas em dois grupos distintos. Afinal de contas, somos todos iguais...

10:36 AM  
Blogger Sangue de Barata said...

Hoje é feriado em 330 cidades do país e certamente, assim como ocorre em outras ocasiões, poucos sabem por qual motivo. Muitos se espantam quando descobrem o motivo com comentários absurdos.

Um feriado nos serve para lembrar uma data importante no passado e não deixar as novas gerações esquecê-la. Na Europa, as pessoas param no mesmo dia em que a Guerra acabou. Eles certamente têm um motivo para comemorar. Nos EUA, o feriado mais importante é o dia de ação de graças, quando se celebra a colheita dos primeiros colonos que passaram frio e fome e sobreviram. Tais datas os lembram a importância de certas coisas.

Está certo que tantos feriados no Brasil, muitos sem sentido, acabam por esvaziar a importância deles e tudo acaba em praia, pizza, cerveja e festa.

Mas se começarmos a ser contra certos feriados tudo o que conseguiremos seria esquecermos mais do que já fazemos. Talvez a solução no Brasil seja realmente essa: fazer festa de tudo mas sempre lembrando por quê.

Dizer que os outros dias são dos brancos é reproduzir o discurso do esvaziamento, é como dizer "vamos deixar isso tudo pra lá, nada tem importância". Com tantos episódios de índios sendo oprimidos em suas aldeias e fora delas, com tanta violência contra a mulher, com tanto racismo e preconceito contra o negro, mais que nunca precisamos ter ao menos um dia para lembrarmos da importância de cada um deles e celebrarmos as suas presenças que nos enriquece mais do que possamos imaginar.

Viva a diversidade!

12:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tá certo Thiago, mais um post brilhante brother, sem desmerecer o feriado, que para mim é importantíssimo, acho que a parte mais foda do post foram os últimos parágrafos, onde você deixa bem claro quem é o povo brasileiro, povo machucado e sorridente. Parece que vivemos aquela síndrome do sequestrado, manja? Que acaba por agradecê-lo e perdoá-lo por não o ter matado. Vamo que vamo Thiago, o que a gente não deve é baixar a cabeça.

Grande abraço!

8:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

feriados podem ate ter sua sibologia e importancia... mas qdo existem é porque tem algo errado ainda... mas... processos... processos são processos... nada melhor discutirmos... abraço thiago! valeu pelos bons posts

4:22 PM  
Blogger Zeb said...

O melhor seria reunir todos esses feriados em um só ! Pode ser um bom começo para não marcar diferencias... ???
O dia da consciência de todos e todas com obrigação de ir à rua participar de marchinhas, rodas de discussões publicas, reunião de abraçamentos para trocar nossos fluidos energéticos...

Também seria bom ter o dia dos animais, porque o homem pensa que já não é um, que ele esta acima de todos os outros e feito para aproveitar deles ! Grande erro !

9:48 AM  

Postar um comentário

<< Home